NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Exposição sobre imigração açoriana em Rio Grande



Está patente ao público, até 29 de abril, na Galeria dos Municípios da Assembleia Legislativa do Estado de Rio Grande do Sul, uma exposição sobre a história da imigração açoriana em Rio Grande.

Na cerimónia de abertura, que decorreu ontem, o conselheiro da Embaixada de Portugal no Brasil, Paulo Santos, destacou a presença lusitana em terras brasileiras. O presidente da Casa de Portugal, Antônio da Graça, destacou as semelhanças entre os dois países. Já o presidente do Instituto Cultural Português, António Soares, resgatou o sentimento dos primeiros portugueses que se fixaram no Brasil e agradeceu ao deputado José Sperotto (PTB) pela iniciativa de criar a Semana da Comunidade Luso-Brasileira no Rio Grande do Sul.

A mostra inclui louças, painéis informativos, trajes típicos e até uma amostra de rocha de uma das ilhas dos Açores. Além disso, estão expostos estandartes e pinturas sobre o arquipélago dos Açores e a religiosidade da comunidade, todos da autoria de Anna Morrison. São parceiros da iniciativa o Centro Português de Rio Grande e a Sala Açoriana da prefeitura de Taquari.

Imigração açoriana

O arquipélago dos Açores é composto por nove ilhas de formação vulcânica, povoadas principalmente por portugueses no século XV: São Miguel, Santa Maria, Terceira, Pico, Faial, São Jorge, Graciosa, Corvo e Flores. A vinda de casais açorianos para o Brasil foi estimulada na metade do século XVIII. Os primeiros grupos de imigrantes beneficiados por contratos e cartas régias desembarcaram em Santa Catarina em 1747 e no Rio Grande do Sul em 1750.

Fundada em 1737 como posto avançado da colonização portuguesa no Estado do mesmo nome, a cidade de Rio Grande do Sul foi conquistada por forças espanholas em 1763 e definitivamente recuperada pelas forças lusas na madrugado do dia 1 de Abril de 1776 - o Dia da Reconquista, oficialmente assinalado por autoridades civis e militares.

Leia mais no JusBrasil












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!