NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Portugal assinala regresso à democracia, em 25 de Abril de 1974


O aniversário do 25 de Abril  é assinalado hoje com uma cerimónia no Palácio de Belém, sede da Presidência da República, que junta os quatro presidentes eleitos após a Revolução dos Cravos, em 25 de Abril de 1974, que restabeleceu a democracvia no país:Ramalho Eanes, Jorge Sampaio, Mário Soares e Cavaco Silva.
A cerimónia em Belém terá início às 12:00 (hora de Lisboa), com as intervenções dos três ex-chefes de Estado Jorge Sampaio, Mário Soares e Ramalho Eanes e um discurso do actual Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

Depois, Cavaco Silva agraciará sete personalidades, entre as quais o antigo presidente da Assembleia da República, Barbosa de Melo, e condecorará o Banco Alimentar Contra a Fome como membro honorário da Ordem da Liberdade.

A assistir à cerimónia estarão o primeiro-ministro, José Sócrates, o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, o líder do CDS-PP, Paulo Portas, e o líder da bancada parlamentar democrata-cristã, Pedro Mota Soares.

Entre os convidados estará ainda uma delegação do PS, constituída, entre outros, pelo líder parlamentar, Francisco Assis, e pelos deputados Ana Catarina Mendes, Sérgio Sousa Pinto e Maria de Belém Roseira.Pelo Bloco de Esquerda estarão presentes o líder da bancada parlamentar, José Manuel Pureza, e os deputados Luís Fazenda e Pedro Soares, enquanto a delegação do PCP será composta pelo líder parlamentar, Bernardino Soares, e pelo deputado Miguel Tiago. A delegação do Partido Ecologista Verdes irá integrar, entre outros, os deputados José Luís Ferreira e Heloísa Apolónia.

Durante a tarde, os jardins do Palácio de Belém estarão abertos ao público, que poderá visitar várias exposições, além de assistir a espectáculos musicais.

Ainda durante a tarde, irá realizar-se o habitual desfile na Avenida da Liberdade, que contará com a presença de vários representantes do PS, Bloco de Esquerda, PCP e Verdes.

Os jardins do Palácio de São Bento, residência oficial do primeiro-ministro, estarão abertos ao público entre as 15:00 e a 18:00, tal como a Assembleia da República, entre as 14:30 e as 18:00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!