NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

segunda-feira, 4 de abril de 2011

LÚCIA HELENA PEREIRA RELEMBRA O TIO "RUY ANTUNES PEREIRA".

"ESTAREI SONHANDO? ESTE VALE EXISTE? O VERDE, SERÁ UMA COR OU UM SENTIMENTO"? - RUY ANTUNES PEREIRA



RUY ANTUNES PEREIRA

-22-06-1902 + 23-04-1995
Imagem do acervo fotográfico de Lúcia Helena.

JUSTAMENTE NO MÊS DO FALECIMENTO DO MEU DILETO TIO, COM QUEM ME CORRESPONDI DURANTE DUAS DÉCADAS E MEIA, TRAGO DE VOLTA, PARA ESTE VALE VERDE QUE É O MEU BLOG, ALGUMAS DE SUAS EXPRESSÕES POÉTICAS MAIS BELAS, CONTIDAS NESSE LIVRO QUE É, A EXEMPLO DO OITEIRO: MEMÓRIAS DE UMA SINHÁ-MOÇA (1958) -, ESCRITO POR SUA MÃE - MADALENA ANTUNES, UM DOS MAIS BELOS LIVROS DE AUTOR NORTE-RIO-GRADENSE. ELE FOI LANÇADO EM GRANDE ESTILO, NA PARTE SUPERIOR DO AMÉRICA FUTEBOL CLUBE (ONDE FUNCIONAVA NICK BUFFET), COM QUASE OITOCENTAS PRESENÇAS E A VENDA DE MAIS DE TREZENTOS EXEMPLARES.

RUY ANTUNES PEREIRA FOI UM HOMEM DE INTELIGÊNCIA INVULGAR, MAS, POR GRANDE MODÉSTIA, CONSIDERAVA-SE SEMI ANALFABETO. ENTRETANTO, DA SUA SENSIBILIDADE E GRANDE TALENTO EPISTOLAR, DEIXOU-NOS O OURO - VERDE DO SEU CANAVIAL DE EMOÇÕES, EM PÁGINAS QUE SUA FILHA URUCA (DENISE PEREIRA GASPAR) E EU, ORGANIZAMOS, RESUMIMOS E A CONSTRUTORA A.GASPAR ARCOU COM AS DESPESAS DESSA EDIÇÃO DE NOVEMBRO DE 1995 -"MUCURIPE: O MUNDO ENCANTADO DE RUY ANTUNES PEREIRA", PELO RN ECONÔMICO.

A CAPA, PINTADA PELA ARTISTA PLÁSTICA GORETH CALDAS - COM MUITA FIDELIDADE - ESBANJA BELEZA COM O VERDE DO CANAVIAL ILUMINANDO-NOS OS OLHOS, COM O ENGENHO DE FOGO ACESO, COM A PALMEIRA, A GRADE FERRO FUNDIDO, NUM PEQUENO JARDIM ONDE A PALMEIRA QUE ELE PLANTOU CRESCEU, E, AO SEU PEDIDO, RECEBEU SUAS CINZAS.

TIO RUY ERA CASADO COM UMA PESSOA LINDA, UMA VERDADEIRA DAMA: ODETE RIBEIRO PEREIRA, QUE LHE DEU DOIS FILHOS COM BOA SAÚDE: DENISE E RUISINHO (O CASAL TEVE MAIS TRÊS FILHOS QUE FALECERAM AINDA PEQUENINOS: OLAVO RUY, ADELMO E MARIA).

ERAM IRMÃOS DE RUY ANTUNES PEREIRA: ABEL ANTUNES PEREIRA (MEU PAI), VICENTE INÁCIO PEREIRA, MARIA ANTONIETA PEREIRA VARELA E JOANA D´ARC PEREIRA DO COUTO. EU SEMPRE SOUBE QUE MEU TIO ERA UM ESCRITOR, PELA BELEZA DE SUAS CARTAS PARA MIM, PELAS CARTAS PARA NILO PEREIRA, PARA MEU PAI, MEUS TIOS. UM DIA PERGUNTEI-LHE SE NÃO GOSTARIA DE JUNTAR ESSAS CARTAS E PUBLICAR NUM LIVRO. ELE SORRIU E DISSE: "E QUEM LHE DISSE QUE POSSO ME JUNTAR COM ESSE BANDO DE ESCRITORES SE NÃO TENHO TAL TALENTO"?.. ELE ERA ASSIM MESMO E O PRÓPRIO NILO (EM UMA DAS CARTAS PARA ELE, À QUAL, ABRE O LIVRO, À GUISA DE PREFÁCIO), TAMBÉM LHE INCENTIVAVA MAS ELE SEMPRE SAÍA PELA TANGENTE.

ALGUMAS DE SUAS MÁXIMAS EXPRESSÕES LITERÁRIAS E EMOCIONAIS CONTIDAS NO LIVRO, EM CARTAS PARA SUA MÃE, PARA DENISE, ARNALDO, RUISINHO, LÚCIA HELENA, NILO, ETC:

"...A "BARONESA" É A MULHER QUE MAIS FUNDO PENETRA O POLUÍDO POÇO DO MEU CORAÇÃO" (AO SE REFERIR À ESPOSA).

"TUDO PASSA! TUDO SE DESCOLORA, FENECE. SÓ O SABER É PERENE" !

"É HUMANO TODO PAI ALMEJAR A CRIAÇÃO MAIOR QUE O CRIADOR"!

"AQUI O VÁCUO! O ESFORÇO QUE MEDEIA A VIBRAÇÃO DE DUAS NOTAS MUSICAIS, DE SONORIDADES DIFERENTES, EMBORA MELODIOSAS".

"E QUE GOSTOSURAS AQUELAS MINHAS MADRUGADAS AFORA, CIGARRO NO BICO, CABEÇA CHEIA DE SONHOS, CORAÇÃO BRANDO DE TERNURA"!

"TUDO AO VELHO COMOVE, PRINCIPALMENTE, SE BROTADO COMO ROSAS, DOS CANTEIROS DO JARDIM DO SEU CORAÇÃO"!

"PARA QUEM ANDA BEIRANDO OS 60 ANOS, UMA PAUSA PARA MEDITAÇÃO. QUANDO MUITO, UM AMENO CAMINHAR SOBRE PÉTALAS DE ROSAS".

"A ESPERANÇA É UMA PLANTA TENRA, QUE NÃO MORRE FACILMENTE. SE LHE TIRAM UM BROTO, LOGO OUTROS BOTÕES APARECEM".

"ALUZ DE UMA ESTRELA NÃO VOLTA MAS É NA ESCURIDÃO QUE É BELO ACREDITAR NA LUZ"!

"HÁ SENTIMENTOS NO CORAÇÃO DOS HOMENS, QUE, DE TÃO EXPRESSIVOS, SÃO COMO ÂNCORAS QUE SEGURAM, NOS PORTOS DE CHEGADA, OS GRANDES NAVIOS"!

"ESTOU LHE ESCREVENDO DO MUCURIPE, DE ONDE PARTI PARA UMA CAMINHADA QUE JÁ ESTOU PERTO DE VENCER"!

"EIS- ME NUM MANANCIAL DE FELICIDADE QUE NUNCA SUPUS USUFRUIR, NESTE POUCO DE VIDA QUE ME RESTA"...

"...E, AO LADO, JÁ A PALMEIRINHA, EM CUJAS RAÍZES DEVERÃO SER POSTAS AS MINHAS CINZAS".

"TODOS OS DIAS O MEU PENSAMENTO É DEDICADO A VOCÊ. QUE SEJA VOCÊ, COMO ESSE SOLO INTOCÁVEL QUE SE LEVANTA TODOS OS DIAS, SEGUINDO A SUA META, À PROCURA DO ÁPICE..."

"...E COM LÂMPADAS ACESAS E ESPERANÇAS APAGADAS, ANOITECE. E, COM LÂMPADAS APAGADAS E ESPERANÇAS ACESAS, AMANHECE."

"VOCÊ CONTINUARÁ PEQUENINO SEMPRE, NO BERÇO DE ROSAS DO MEU CORAÇÃO".

"A MORTE DE UM SONHO NÃO SIGNIFICA A DE UM CORPO...O CORAÇÃO DE UM PAI É COMO UM VERDE CAMPINA ONDE AS URTIGAS CEDEM LUGAR AOS LÍRIOS E ÀS ROSAS; ÀS VINDITAS AO AMOR. A VINGANÇA, AO PERDÃO."

"PARA ALGUNS, AINDA HÁ NOITES CHEIAS DE LÂMPADAS, DE ESPERANÇAS ACESAS"...

"AQUI, NO MEU MUN DO ENCANTADO - MUCURIPE - PLANTEI AS MINHAS RAÍZES EMOCIONAIS".

"TUDO VERDE, VIVO E BRILHANDO SOB AS ÁGUAS VERDES DE JULHO, QUANDO A PAISAGEM SE REANIMA E FESTEJA A LITURGIA SENTIMENTAL DE UM TEMPO FELIZ E ABUNDANTE".

"ALI, HÁ AINDA SINAIS DE VIDA, EMBORA NA PROMISCUIDADE. HOJE, APENAS A LEMBRANÇA DA NOSSA DECANTADA MOCIDADE, UM SONHO RETIDO NAS ASAS DA SAUDADE".

FIZ QUESTÃO DE CONSIGNAR ESSES PENSAMENTOS, NESTA PÁGINA DO VALE VERDE, POR UMA RAZÃO MUITO SIMPLES: CONTAR A OUTRAS GERAÇÕES, SOBRE A LUMINOSIDADE QUE SE OBTÉM DAS PALAVRAS DOS NOSSOS ANCESTRAIS, MOSTRANDO QUE A TERRA BRASILEIRA NOS DÁ O MELHOR DA LITERATURA E DA POESIA, QUE SÃO COMO UM SOPRO DE VIDA AO ESPÍRITO.

NESTA PÁGINA, REITERO, AO DR. PEDRO SIMÕES NETO E MEUS CONFRADES DA ACLA - ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DE CEARÁ-MIRIM -, A PROPOSIÇÃO DO NOME DE RUY ANTUNES PEREIRA COMO PATRONO DA NOSSA ACADEMIA.

E AGRADEÇO A DEUS POR MINHA AMIZADE COM O MEU DILETO TIO, RELEBRANDO SEU CARINHO, O OLHAR AZUL COMO DO MEU PAI, SEUS GESTOS DE MUITA AFEIÇÃO, JUNTO COM TIA ODETE.

ELES ME AMAVAM E AGRADEÇO AO MEU VALE CEARAMIRINENSE PELAS ESMERALDAS LITERÁRIAS QUE DEU AO BRASIL!

LÚCIA HELENA PEREIRA

FONTE: VALE VERDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!