NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

segunda-feira, 25 de abril de 2011

A Editora Portuguesa "Babel" dá primeiros passos no Brasil e Pessoa se multiplica


Quando o Padre António Vieira publicou os dois volumes de Sermões, entre 1679 e 1682, achou por bem compor um guia de leitura e fez, ele mesmo, um índice remissivo para cada ideia central discutida nos Sermões. O volume ficou conhecido como o Indice das Cousas Mais Notáveis. Foi com ele que a editora portuguesa Babel decidiu dar os primeiros passos no mercado brasileiro.


Outro título de estreia da Babel no Brasil é o único livro publicado por Fernando Pessoa ainda em vida - Mensagem, reunião de poemas editada em 1934, um ano antes da morte do poeta.

Multiplicação poética


Pessoa é também tema de dois outros lançamentos editoriais no Brasil. A Récord lançou Fernando Pessoa: uma (quase) autobiografia, de José Paulo Cavalcanti e a Saraiva uma banda desenhada - Fernando Pessoa e outros pessoas - de Guazzelli, tendo como cenário a Lisboa citada e enaltecida em versos pelo poeta. São seis histórias, cada uma contada por heterónimo, como se empreendesse um passeio pela capital portuguesa.
FONTE DESTA NOTÍCIA:

2 comentários:

  1. Ceicinha,

    Sou fã de Fernando Pessoa. Com dezessete anos, eu me vi tocada pela sua frase: "A Realidade não precisa de mim." Que achas?
    Daí para cá, passei a amá-lo.
    Olha, saudades de ti....
    Bjs, sua grande amiga, Eliana Pereira

    ResponderExcluir
  2. Fiquei empolgado com a noticia sobre a Babel, vi outra noticia que a editora pretende publicar os contos completos de João do Rio que será uma compra certa para mim. Isso mostra a relevância da editora, uma vez que não temos até então nenhuma publicação de João do Rio que reúna todos os contos do autor, temos apenas antologias. Vamos aguardar se teremos obras portuguesas em edições boas mais acessíveis e de escritores menos conhecidos como António Botto e outros.

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo!