NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sexta-feira, 1 de abril de 2011

“O Papel e os seus Inimigos” em exposição no Arquivo Municipal de Vila do Bispo.

A partir de hoje (01-04), pelas 11h00, será inaugurada, no Arquivo Municipal de Vila do Bispo, a exposição “Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos: O Papel e os seus Inimigos”.

Nesta mostra serão exibidas várias imagens, acompanhadas de textos explicativos, onde o visitante ficará a conhecer os principais agentes de deterioração que afetam o papel, um dos principais suportes utilizados ao longo do tempo como forma de registo de manifestação e expressão humana.
Agentes biológicos, agentes físico-químicos e ação do Homem são os três subtemas expostos, que pretendem sensibilizar as pessoas para a importância da conservação do papel, mostrando simultaneamente as consequências que advêm da falta de importância dada ao mesmo, conduzindo a danos irreparáveis ao nível da perda de informação, muitas vezes preciosa para a boa gestão de uma organização, seja Arquivo, Biblioteca, Museu, entidades públicas ou privadas e mesmo o nosso arquivo lá de casa.
A exposição realça igualmente a disciplina de Preservação e Conservação como instrumento técnico para uma boa manutenção do estado do suporte papel, apontando orientações para a estabilidade e prolongamento da sua vida nas melhores condições possíveis.
A inauguração conta com a presença do Presidente da Câmara, Adelino Soares e da Dr.ª Andreia Machado, do Museu de Portimão, que fará uma apresentação sobre a preservação e conservação dos documentos.
A exposição estará patente ao público até ao próximo dia 30 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!