NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

domingo, 3 de abril de 2011

11/3/11 - Noite dos Poetas del Mundo /SC


A Noite dos Poetas del Mundo em Santa Catarina  reuniu mais de setenta pessoas nos salões do Viena Park Hotel, em Blumenau. A Flor de Florbela, um show especialíssimo com Marcos Assumpção, www.marcosassumpcao.com.br sofisticou a noite, que homenageou personalidades blumenauenses ligadas à cultura e cônsules de SC e RS, presentes ao evento, em reconhecimento ao apoio e carinho que têm dedicado aos projetos locais em torno da Associação Internacional Poetas del Mundo. Alcione Sortica representou o Rio Grande do Sul.

Se o ato de servir é urgente, o de agradecer é mais urgente ainda. À distância, empenhamos nossos agradecimentos aos queridos Delasnieve Daspet  e  Tchello d’Barros, que têm sido nosso  baluarte na tentativa de frutificar cada vez mais a caminhada poética pela paz,  através de nossos encontros e do Projeto  1º Congresso Internacional de Poetas del Mundo.

Estiveram presentes ao evento poetas do Rio de Janeiro, Porto Alegre e Distrito Federal, além dos catarinenses de Blumenau, Itajaí, Itapema, Videira e Chapecó , acompanhados de seus convidados e familiares.

De Blumenau , registramos a presença do  Presidente da Sociedade Escritores de Blumenau, poeta Marcelo Steil, a Presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Marlene Schlindwein , a Coordenadora do Centro das Ciências da Educação, da FURB, Maria José Ribeiro, a nossa Tuca.Lucia Helena Victorino, coordenadora da Câmara da Mulher Empresária da ACIB, a Secretaria de Turismo representada pelo Gerente de Promoções, o Sr. Elson Campos e da pedagoga Maria de Fátima Martins Baüngartner, mediadora de Leitura e Pesquisa na rede municipal de ensino. Gustavo Siqueira, Embaixador Universal da Paz e Cônsul do Vale do Itajaí, foi representado por sua mãe, Sra Ana Maria Alves. Agradecimentos também ao  escritor e artista gráfico Hugo Aresse Quintana, nosso tradutor em espanhol.

Terezinha Manczak  fez a abertura  do evento e chamou  o primeiro grupo de homenageados acompanhada pelos Cônsules Anair Weirich de Chapecó, Ivo Gomes de Oliveira, de Itapema, JC.Ramos de Itajaí e Dorothy de Brito Steil, de Blumenau, que procederam à entrega dos Certificados de Honra ao Mérito aos homenageados: Presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Marlene Schlindwein , a Coordenadora do Centro das Ciências da Educação, da FURB, Maria José Ribeiro - a nossa Tuca, à Lucia Helena Victorino, coordenadora da Câmara da Mulher Empresária da ACIB, e à Secretaria de Turismo, representada pelo Sr. Elson Campos, Gerente de Promoções.
Após o jantar, foi lançada a Coletânea –À PAZ!, organizada por Terezinha Manczak, que reuniu poemas de 24 autores brasileiros. Exemplares do livro foram distribuídos aos participantes do evento, com seguida sessão de autógrafos em mesa formada pelos poetas que puderam se fazer presentes.

Paulo Brasil e Otto Eduardo Gonçalves, poetas e  músicos residentes em Blumenau, também nos brindaram com seus acordes ao violão, noite adentro. O grupo encerrou a noite poética num dos bares da cidade. E o coração, mais uma vez, transborda de alegrias. 

Agradecimentos especiais pelo apoio, ao Hotel Viena e à empresa Iso Audiovisuais.

[Z18x2vv2+terezinha.jpg]

Terezinha Manczak 
 Cônsul de Santa Catarina de Poetas del Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!