NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

domingo, 17 de abril de 2011

Livro sobre o trabalho solidário das comunidades portuguesas no Brasil lançado na sede do Vasco da Gama.



O Cônsul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, António de Almeida Lima, esteve no último dia 14 de Abril, na sede Náutica do Clube Vasco da Gama, na Lagoa, para entregar pessoalmente ao presidente do clube, Roberto Dinamite, um exemplar do livro "Marcas Solidárias: Obras Sociais das Comunidades Portuguesas", que conta a saga dos imigrantes portugueses pelo mundo.



Trata-se de uma colectânea em que se narram as práticas das comunidades lusas espalhadas por diversos países no combate à pobreza e à exclusão.

Da colectânea faz parte um artigo intitulado “Vasco da Gama e d'além-mar – A importância dos portugueses no cenário desportivo nacional”, escrito sob a supervisão do vice-presidente de Relações Especiais do Vasco, João Ernesto.

Livro sobre a saga das comunidades portuguesas no Brasil é lançado no Vasco

De acordo com o diplomata português, o livro que está sendo divulgado em todo o mundo, é uma espécie de tributo aos patrícios que a exemplo de Pedro Álvares Cabral, deixaram Portugal para trás e partiram em busca de novos horizontes.

Perguntado porque o Vasco foi escolhido como local de divulgação do livro, o cônsul foi taxativo: "O Vasco é um clube fiel às suas origens portuguesas. Não poderia haver um lugar melhor para lançarmos o livro. A sua história de luta contra o preconceito social e discriminação racial foram determinantes para estarmos aqui hoje" - disse.

Outra presença importante no evento, foi a delegada Martha Rocha, chefe de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro."Estou aqui , em primeiro lugar, como filha de portugueses numa festa portuguesa com certeza. E depois, como vascaína e admiradora do Dinamite. Acho essa iniciativa do clube de ter um departamento de responsabilidade social, uma coisa muito interessante e que deveria servir de exemplo para os outros clubes - comentou.
Livro sobre a saga das comunidades portuguesas no Brasil é lançado no Vasco

O presidente Roberto Dinamite afirmou:."Esse é o Vasco que queremos e desejamos. Um Vasco unido e coeso em todas as situações. Ter o nosso clube escolhido pelos irmãos portugueses para lançar uma obra tão importante como essa enche a gente de orgulho" - sublinhou.

O evento, que acabou por ser uma grande festa de confraternização, teve ainda a participação do grupo “Rancho Folclórico Vasco da Gama do RJ”.

Leia mais aqui










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!