NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

terça-feira, 1 de junho de 2010

PALAVRAS DE CLEVANE PESSOA, POETA POTIGUAR, RADICADA EM MINAS GERAIS

Pessoa, Livros, PRODEMG, Predição, 

e associação de idéias

Ricardo, Sueli e Clevane, 
a representar Minas Gerais e Brasil 
em Montevideu, Uruguai.


Bem, vindos de Portugal, parece que os Pessoa radicaram-se uns em Minas Gerais e outros no Nordeste (Paraíba, Rio Grande do Norte...). Certa vez, em Juiz de Fora, quando eu trabalhava no ex INAMPS, fui entregar uma radiografia a um senhor de sobrenome igual. O  nariz, similar aos dos homens de minha família. Mas era mineiro.
Anos depois, em Belo Horizonte, onde moro, eu passava no corredor do andar onde tive  consultório, no Bairro de Lourdes e vi um dos estagiários de uma firma de engenharia, fumando. Achei-o parecido com meus primos de natal. Pois era um "Pessoa".
Conheci Sonia pela Internet, uma dia ela foi conhecer-me no Sementes de Poesia, do Museu Nacional da Poesia - MUNAP, que funciona a cada segundo domingo do mês, no Parque Municipal Américo Renê Gianetti e ,as essas alturas, ela e eu já nos chamávamos de "prima". Ela levou outros "parentes", contou-me que pareço com uma de suas tias ou prima. Achei-a empática e simpática e trocamos e-mails sempre que podemos.
Antes de eu embarcar a Natal, para participar do  Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, ela foi ao Centro Cultural Padre Eustáquio , no Bairro de mesmo nome, e onde eu apresentava minha mostra Graal Feminino Plural. Eu lhe levara livros meus e de amigos, para que sorteasse , na PRODEMG, onde trabalha, pelo Dia das Mães.
Lúcia Carlos, foi sorteada na PRODEMG 
e recebeu meu livro de poemas femininos "Erotíssima", 
selo Catitu, com edição e capa de Marco Llobus.


Agora recebo a lista das mães contempladas e essa foto de Lúcia, que também já me escreveu, autorizando a postagem de sua imagem. Adorei vê-la com "Erotíssima" nas mãos.
De minha parte, fico muito feliz; Há uns seis anos, criei a Campanha: "Poeta quer ser lido, artisa quer ser visto" e "A Poesia pede Passagem", nome de meu sarau, em 2007, na Lagoa do Nado, onde Ricardo Evangelista abriu o encontro batendo palmas e, entrefalas, clamando, "A Poesia Pede Passagem", com sua habitual energia.
Nessa cadeia de associação de memória, lembro ainda que em março daquele ano, ele, a esposa Sueli Silva e eu, fomos a Montevidéu, para o VIII Encontro aBrace, onde lancei Mulheres de Sal, Água e Afins, eles apresentaram o "Poetas Quae sera Tamen", um show especial do seu Sarau Tropeiro e, para minha surpresa, no último dia, em cerimônia no El Cabildo, Roberto Bianchi e Nina Reis me entregaram um troféu com os elos do aBrace em madeira pelos 50 anos de Poesia.
Durante o Poetas Quae Sera Tamen, na Intenência da capital Uruguaia,  Sueli, Ricardo e eu, apresentamos meu poema PREDIÇÃO, musicado e com arranjos criados por ela. Trata-se de um poemeto, mas que ampliou-se graças à interpretação de Ricardo e a canção criada:

Predição

O tempo é mesmo
Esse contraste:
Escorre entre a morte e a vida,
Entre o ancestral e o devir.
Ascendentes e descendentes
Repetem-se
Ou
Transformam-se.
Os traços hereditários
Luzem na escuridão.
Os mutantes
Desafiam leis.
As novas crianças nascerão cantando.
(Clevane Pessoa de Araújo Lopes Belo Horizonte,abril de 2006)

Em "Poesia é Ouro, acontecido no Centro Cultural Belo Horizonte, antes de irmos ao Uruguai,  o casal apresentou esses versos.
Já lhes solicitei uma cópia desse trabalho, gostaria de ter o precioso labor de Ricardo e Sueli em cima de meu poeminha.
E no meu aniversário de 2009, o artista plástico e publicitário Adão Rodrigues, esposo da minha amiga poeta Maria Moreira (Conceição), mandou-me, sem conhecer esse meu pema, de presente, por ela, um desenho a pastel, com uma parturiente feliz, um bebê a nascer sorrindo, com médicos e enfermeiras risonhos.  Recbi o precioso presente no Restaurante D.Preta, no Ipiranga, onde nos reunimos.Fiquei perplexa ,emocionada e contente. E imediatamente, por rememória, lembrei que no cartão de minha mãe, enfermeira e parteira, estava escrito:"Quer ver seu bebê nascer sorrindo?" Ela praticava o parto Leboyer...
Depois, contei ao meu talentoso amigo essa história, por telefone, mas já falara sobre isso com Conceição, também poetisa e artista.

Agora, Sonia escreveu-me:


Sorteio de Dia das Mães (5/5/2010 - 15h35)

Em comemoração ao Dia das Mães, serão sorteados para as mamães (empregadas, terceirizadas e estagiárias) da Prodemge: dez livros de poesia e contos, doados pela poeta Clevane Pessoa; dez CDs Tenra Melodia, doados pelo cantor e compositor Marcelo Rios (irmão do colega Fábio Rios); e dois cachecóis, feitos e doados pela Cristina Duarte (Iniciativa / Telefonia). Para participar do sorteio, envie e-mail para smk@prodemge.gov.br, informando nome, telefone e sigla da área, até as 17h de amanhã (6/5). 



Livros doados :

Objetivo Indefinido (Maria Moreira)

Nos Idos de 68 (Luiz Lyrio)

Erotíssima e O Sono das Fadas (Clevane Pessoa)

Sonata Poética (vários autores)

Poesia do Brasil - volume 10 (vários autores)



Dia das Mães (7/5/2010 - 11h)"
 
----------------------------------------------
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!