NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Dicas Úteis Para Entrada de Brasileiros a Turismo na Europa

Como acontece na maioria dos países europeus, não é exigido visto de turismo para Brasileiros até 90 dias. Entretanto é feita uma checagem no desembarque dos aeroportos pela equipe de imigração local, muitas vezes são feitas algumas perguntas e caso os agentes tenham alguma "má vontade" ou você os tente enrolar com mentiras ou falsas verdades, você será deportado (isto é, não poderá entrar no país por algum tempo ou até mesmo para sempre) sem direito a reembolso da passagem.


Prováveis perguntas que poderão ser feitas pelos agentes da imigração:
- O que você está vindo fazer aqui?
- Onde vai ficar hospedado(a)?
- Quanto de dinheiro está trazendo para sua viagem?
- Quantos dias pretende ficar?
- Qual a sua ocupação atual no seu país de origem?

Seguem algumas dicas valiosas para você passar sem problemas por essa experiência:

Passagem aérea: Tenha sempre a passagem de ida e volta confirmada em mãos, e se perguntarem quando você retornará, diga exatamente a data impressa no bilhete aéreo. Não seja contraditório nesse assunto, eles poderão desconfiar disso.

Bagagem: Nunca carregue bagagem em excesso, e cuidado com os itens carregados, pois eles verificam tudo em alguns casos. Itens que possam vir a indicar que você pretende morar podem ser fatais!

Dinheiro: Tenha sempre dinheiro em mãos suficiente para sustentá-lo durante o período em que disser que vai ficar no país. Não carregue tudo em espécie, leve também cartões de crédito internacionais, travelers cheques, Visa Travel Money, etc. Na Europa em geral, eles pedem $ 60 euros em espécie, por dia de ospedagem.

Amigos: Jamais diga que tem amigos que trabalham ou moram no país. E se tiver, peça a pessoa para que redija uma carta convite, dizendo que esta pessoa será responsável por seus gastos e sua estadia naquele país, inclua aí o endereço completo do mesmo e telefones de contato. Além disso, deverá constar da carta as datas de chegada e saída do convidado(a), bem como a carta deverá ter firma reconhecida em cartório de lá. Este item é obrigatório e evita que eles desconfiem que sua intenção é ficar por lá. Sem esta carta neste caso, a deportação é quase certa!

Estadia: Tenha sempre na ponta da língua onde vai ficar. Não minta, eles chegam a ligar do aeroporto confirmando sua reserva. Se for o caso, reserve um hotel/albergue barato por alguns dias, com antecedência, para garantir. Se for ficar em casa de amigo ou parente mesmo, é um indício para eles, conta pontos negativos mas apresente a carta convite conforme solicitado.

Seguro de viagem: Vários países europeus recentemente exigem que brasileiros comprovem seguro com cobertura médico-hospitalar de no mínimo $ 30 mil euros. O seguro além de ser importante impede que você tenha gastos não previstos com sua saúde no exterior, pode acreditar, qualquer atendimento de urgência vai lhe custar milhares de euros. Vale a pena fazer um antes de viajar e se você tiver cartão de crédito internacional, convêm que se ligue para sua operadora de cartão e confirme se você não tem direito a um seguro de viagem, que geralmente vem incluso na maioria dos cartões internacionais e muita gente não sabe. Se tiver este serviço incluso, peça que ativem o serviço para ti e leve cópia do comprovante do mesmo impresso.

Conhecidos no aeroporto: Não diga que tem alguém esperando no aeroporto se não houver realmente, eles chegam a ir procurar a pessoa. Além disso, não diga que não conhece ninguém no país, principalmente se você tiver conhecidos(as) que forem te buscar no aeroporto. Brasileiros que viajam a Europa sem emprego fixo ou vínculos fortes no Brasil, muito cuidado, se você não conseguir provar vínculos fortes com o país, você corre sério risco de ser deportado. Para evitar isso, leve todo tipo de documento impresso que possa demonstrar seus vínculos por aqui, tais como: comprovante de escola, holerites de pagamento, etc. Embora nem sempre haja um controle tão rígido nos aeroportos europeus, haja sempre com precaução para evitar maiores problemas. Jamais minta! Seja firme em suas respostas, comprove tudo com documentos e comprovantes escritos, enfim, por mais que você ache que eles nunca vão descobrir alguma coisa, eles são muito mais espertos que você e treinados para isso. Portanto, não brinque com isso! Tomando estas precauções, sua viagem será um sucesso desde o começo!

-Os países da União Européia (França, Grã Bretanha, Itália, Portugal, Espanha, Alemanha, Holanda, Bélgica entre outros) não exigem visto de turismo até 90 dias.

Dinheiro:
Evite carregar notas de valores altos, leve um ou mais cartões de crédito, nas viagem internacionais além dos cartões internacionais. Nunca transporte todo o dinheiro num só lugar.

Vacinas:
Verifique se o destino é foco de alguma doenças ou se a vacina é recomendada. Assim, como em outros países, Portugal já detectou vários casos da GRIPE - A. MuItos paises exigem vacina contra febre amarela, por exemplo e o certificado de vacinação é exigida na entrada do país. A vacina é gratuita, o ministério da saúde recomenda tomá-la 10 dias antes do dia marcado para viagem. Estão também recomendando a vacina contra sarampo, pra ida a Europa.

Bagagem:
-As bagagens deverão estar identificadas,com nome e endereço, tanto na parte de fora como na de dentro.
- Feche sempre as malas com cadeado;
- Ao despachar a bagagem, verifique no comprovante se o destino ali impresso é realmente o seu. Este comprovante serve como prova de contrato do transporte de bagagem.
- Para facilitar a visualização da bagagem na esteira do aeroporto e não correr o risco de carregar a mala de ninguém por engano, coloque motivos que diferencie das outras.
- Não coloque objetos de valor na bagagem a ser despachada.
-Em caso de extravio ou de violação de bagagem deve-se procurar a Cia aérea e preencher um relatório especifico de três vias( uma é sua) com informações do volume extraviado ou objetos desaparecidos, no caso de extravio a comunicação do problema deve ser na aérea de entrega de bagagem, lembrando que objetos como jóias, maquinas fotográficas, filmadoras dinheiros e outros objetos de valor não são indenizados conforme estão especificados na contracapa dos bilhetes aéreos. O preenchimento do relatório é a garantia de seu direito.



BOA VIAJEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!