NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

terça-feira, 15 de junho de 2010

AGENDA CULTURAL PORTUGAL

Festa da Aldeia da Senhora do Forte mantém a tradição.

Sábado, dia 19, no Museu de Lagos, Região Algarve.
No próximo sábado,
dia 19 de Junho,
vai realizar-se em Lagos
a tradicional Festa da
"Aldeia da Senhora do Forte"
com início às 17:00 horas,
no Museu Municipal.
Entrada livre.


Assinalando o 17º aniversário da inauguração da Aldeia, o programa inclui diversas actividades recreativas e culturais, concretizando-se na pequena aldeia uma grande festa.
Está agendada uma grande animação, principalmente durante o concerto, em que todos participarão, sendo apresentado mais um livro, o nono sobre a Aldeia, desta vez com uma nova lenda sobre o Jogo da Rampa - "Inês e Carminho" -, escrito pela contadora de histórias Ana Machado.
Rosa Roxo e Paulo Evangelista participam também na animação desta Festa, incluída no calendário das manifestações festivas da Câmara Municipal de Lagos e da Entidade Regional de Turismo do Algarve.
O momento mais alto da festa será, uma vez mais, a partilha do bolo de aniversário, do tamanho da praça principal da Aldeia, como sempre confeccionado e oferecido aos visitantes pelo pasteleiro Mestre Alberto Costa.
A Aldeia da Senhora do Forte foi construída por Pedro Reis, ao longo de 5.300 horas e doada ao Museu de Lagos, em 1993. Manter as suas tradições e a pureza da sua traça, contando com os seus "Amigos" para continuar a ser uma das mais belas localidades ribeirinhas do Algarve, é o objectivo central.

FONTE:





------------------------------------------------------

Município de Vila do Bispo volta hastear Bandeira Azul

No próximo dia 16 de Junho, o Município de Vila do Bispo vai hastear 9 Bandeiras Azuis e uma Bandeira “Praia Acessível – Praia para todos”.




A cerimónia está marcada para as 10h00, na Praia do Burgau, seguindo-se as restantes praias galardoadas; Cabanas-Velhas, Salema, Zavial, Ingrina, Martinhal, Mareta, Castelejo e Cordoama com a Presença de representantes da Câmara Municipal, PNSACV, Capitania do Porto de Lagos e da ARH.



A candidatura a este galardão apresentado pela autarquia é voluntário e representa um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente pela Comissão Europeia da Bandeira Azul às praias portuguesas que cumpram um conjunto de critérios respeitantes á informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e equipamentos, segurança e serviços.



A Praia da Salema viu-lhe também ser atribuído o galardão “Praia Acessível – Praia para Todos”. Esta distinção prova que a praia cumpre os requisitos necessários para receber utentes com dificuldades de mobilidade, ou seja: acesso pedonal; estacionamento ordenado e reservado; de um acesso à zona de banhos; de passadeiras no areal; de instalações sanitárias adaptadas e situadas em local de fácil acesso; de serviços de primeiros socorros e de nadadores-salvadores com formação especifica.



Trata-se de uma distinção que representa o esforço do concelho em melhorar as infra-estruturas e serviços de apoio aos veraneantes, eliminando as barreiras arquitectónicas nos equipamentos colectivos e na via pública.



A Campanha da Bandeira Azul da Europa iniciou-se em 1987, integrada no programa do Ano Europeu do Ambiente. Esta iniciativa da FEE, conta com o apoio da Comissão Europeia e tem como objectivo, elevar o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, e dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de acções conducentes à resolução dos problemas aí existentes.



Refira-se que desde 2007 que a Câmara Municipal de Vila do Bispo não se candidatava a este galardão.

------------------------------------------------


Animação para Idosos

Data: de 2010-6-23 a 2010-8-18



Organização: Câmara Municipal de Vila do Bispo


Descrição:

  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
As inscrições devem ser feitas até ao dia anterior à realização da actividade.



A Câmara Municipal disponibiliza transporte.


Para mais informações poderá contactar os Serviços da Acção Social e Saude no Centro Cultural de Vila do Bispo.


FONTE:  http://www.cm-viladobispo.pt 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!