NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

terça-feira, 22 de junho de 2010

BIOGRAFIA COMPLETA DE: "Lúcia Helena - Poetisa das Flores". Ceará-Mirim/RN-BRASIL.

LÚCIA HELENA PEREIRA

ENTRE OS 381 POETAS

BRILHANTES DO MUNDO

[Poeta Brasileira]


 
Naturalidade: Ceará-Mirim / RN
Data da nascimento: 09 de julho de 1945 (63 anos)
Filiação: Abel Antunes Pereira e Áurea Pacheco Pereira
» Licenciada em História pela UFRN - 1974.
» Funcionária Pública Federal (UFRN) de 1966 a 1996, onde atuou, como Secretária Administrativa da Maternidade Escola Januário Cicco, do Departamento de Enfermagem/UFRN, na Reitoria, no CCHLA/UFRN e no CCS/UFRN.
» De junho1996 a setembro de 1997, foi Assessora Direta e Secretária Executiva do Governador de Rotary Internacional - Arnaldo Neto Gaspar - participando, em junho de 1996, da Conferência Internacional de Rotary em Calgary/Alberta - Canadá, juntamente com Arnaldo Gaspar, Denise e rotarianos de todos os Distritos brasileiros e estrangeiros (24 mil rotarianos presentes).
» Fez o curso primário e ginasial no Instituto Maria Auxiliadora (das Irmãs Salesianas); Curso Pedagógico (curso Normal) entre o Colégio Imaculada Conceição -1º. Ano (CIC) e o Instituto Presidente Kennedy.
» Curso de Licenciatura Plena em História pela UFRN – 1974.
» Curso prático de Francês (5 anos) pela Aliança Francesa de Natal (1960/65) onde sobressaiu-se como aluna exemplar.
» Recebeu o primeiro prêmio literário aos 13 anos de idade, pelo Inst. Maria Auxiliadora, através de Concurso alusivo ao dia das mães. Texto publicado pelo jornal A República, sob o título: O DIA DAS MÃES É O GRANDE DIA DOS FILHOS!
» Segundo prêmio literário aos 17 anos, pelas mãos de Luis da Câmara Cascudo, entre 27 participantes (Norte e Nordeste) pelo Colégio Imaculada Conceição, no Concurso de Oratória sob o tema: O PAPEL DA MULHER NA SOCIEDADE E NO MUNDO.
» Terceiro prêmio literário, pela Rede de Hotelaria de Vitória/ES, sob a coordenação do engenheiro Dr. Francisco Jorge Rebouças Caldas. O tema (livre) do concurso deu a Lúcia Helena o primeiro lugar e duas menções honrosas sob o título: Ceará-Mirim/RN - Minha Cidade encantada!
» Quarto prêmio literário através do Concurso “Novos cronistas, eternos poetas” da Revista Brasília/ 1983.
» Quinto prêmio com o poema QUERO, Revista Brasília/DF- 1986.
» Sexto prêmio literário com a crônica - História de Ceará-Mirim - minha paisagem de infância - pela Revista Cultural/SP-1989, sob a coordenação de Paulo Spinelli. Primeiros lugares em concursos de poesias: de 1992 a 1998 Revista Brasília/DF e Sesmaria Cultural/RS.
» Em dezembro de 2003 obteve o segundo lugar no Concurso Literário de Crônicas pela SESMARIA CULTURAL DO RS - Concurso Rui Favali Bastide - com a crônica: VIAGEM DE REGRESSO (uma evocação ao Ceará-Mirim).
» E outros vários prêmios, diplomas, títulos, etc...
» Ministrou palestras e conferências, entre Ceará-Mirim/RN, Natal-Rn, Recife/Pe, João Pessoa/Pb, Maceió/Al, São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Porto Alegre/Rs, Curitiba/Pr, Vitória/Es, Fortaleza/Ce, Mossoró/Rn, Macau/Rn, Assu/RN, Florianópolis/SC e outros localidades.
» Participou de Congressos, Simpósios, Seminários e Encontros literários em Natal/RN e outros Estados.
» Em 1992 teve a alegria de participar da Semana “A Mulher na Literatura”, como presidente de Mesa Redonda, com a presença da saudosa Rachel de Queiroz, uma promoção do NEPAM/UFRN.
» Teve e tem vários correspondentes brasileiros e estrangeiros. Com Nilo Pereira, primo e amigo de saudosa memória, correspondeu-se de 1957 a maio de 1991; Ruy Antunes Pereira cujas cartas encontram-se no livro - Mucuripe: O Mundo encantado de Ruy Antunes Pereira/1995- organizado a quatro mãos (as minhas e de Denise Pereira Gaspar); Murilo Melo Filho, Carlos Drummond de Andrade; Jurandyr Navarro, Luís da Câmara Cascudo; Jerônymo Miguel Ferrante; Elson Martins; Rachel de Queiroz; Giselda Medeiros (Princesa dos poetas do ceará) e outros correspondentes.
» Em 18 de dezembro de 1989 foi eleita Presidenta Regional da AJEB - Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil e de 1998 a março de 2000 eleita Presidenta Nacional da AJEB, em 14 Estados. Lúcia Helena Pereira foi a primeira mulher norte-rio-grandense a presidir uma entidade cultural em vários Estados: RN, RS, SP, RJ, CE, ES, PA, PR, SC, PE, DF e Delegação de MG e PB.
» Em 1997 trouxe para Natal, representantes de onze Estados para a XI Assembléia Geral Nacional da AJEB, intitulada - SEMANA MYRIAM COELI - quando foi eleita a Presidenta Nacional da AJEB, na Fundação José Augusto.
» Publicou o seu primeiro livro (poemas) prefaciado por Nilo Pereira, orelhas de Roberto Lima de Souza, depoimento de Cleanto Wanderley. Livro autografado (1.000 exemplares) no Aéro Clube de Natal, em 1983, intitulado - PÁSSARO AZUL DE ASAS COR-DE-ROSA - patrocinado pela Fundação José Augusto.
» Participou de mais de 30 Antologias Literárias Nacionais e Regionais.
» Prefaciou cerca de 70 livros, bem como, apresentação, abertura, organização (cerca de 140 livros de autores diversos), etc.
» Organizou, entre 30 a 40 noites de autógrafos em Natal, em vários locais e fora do Estado.
» Criou, organizou e apresentou de 1994 a 1998, com apoio da AJEB, um evento sócio-cultural-filantrópico (em prol dos idosos do Instituto Juvino Barreto), no Teatro Alberto Maranhão, show vip e beneficente intitulado: QUANDO SETEMBRO CHEGAR. Sucesso total durante 4 anos seguidos.
» Fez apresentação de vários shows, inclusive - “ELE & ELAS”- no TAM, com Pedrinho Mattar ao piano, no dia 10-3-1999, no Teatro Alberto Maranhão, numa promoção da Natal Eventos.
» Em abril de 2003, apresentou, no Projeto Seis e Meia, primeiro horário, um show do CLAMBOM (Clube dos Amantes da Boa Música) com tributos a seis grandes nomes da MPB (Vinicius de Moraes, Lupicínio Rodrigues, Herivelto Martins, Ari Barroso, Cartola e Noel Rosa, interpretados pelos cantores da terra, ocasião do aniversário do CLAMBOM. No segundo horário do Seis e Meia tivemos o cantor Jair Rodrigues.
» Em abril de 2004 fez a mesma apresentação no Teatro Alberto Maranhão, pelo CLAMBOM, dos mesmos compositores.
» Recebeu, da então Prefeita de Natal - Vilma Maria de Faria - a Medalha Clara Camarão em 1997, no auditório do SENAC.
» Chefe de Cerimonial em diversos eventos literários, culturais e artísticos.
» Membro da Academia Feminina de Letras do RN (2002)- cadeira número 8, cuja patrona é a sua avó - Maria Madalena Antunes Pereira.
» Membro efetivo, sócia benemérita e membro efetivo do Conselho Consultivo Superior Nacional da AJEB.
» Chefe de Cerimonial, em agosto de 2003, do Primeiro Encontro Norte e Nordeste de Autores Brasileiros, realizado na Loja Maçônica “Bartolomeu Fagundes”, pela Sociedade Brasileira de Dentistas e Enfermeiros.
» Organizou e realizou, junto com as escritoras da AJEB e de outras localidades, ao longo de 10 anos, na presidência da AJEB, saraus literários e musicais em vários locais da cidade e de outros Estados.
» Participou, em novembro de 2003, como acadêmica e cerimonialista, do Aniversário da cidade de Açu e com vistas às comemorações do aniversário da imortal MARIA EUGÊNIA MACEIRA MONTENEGRO (de saudosa memória), tendo sido hóspede do casal - Ronaldo Soares (Prefeito de Açu) e de Rizza Montenegro Soares (Secretária de Bem Estar Social de Açu e primeira Dama do município).
» Levou escritores ao vale do Ceará-Mirim por vários anos, em eventos culturais, bem como, para Açu, Mossoró, Macau, Areia Branca, etc.
» Em outubro de 1998, levou o Dr. Augusto Mesquitela (de Portugal), Dr. Enélio Lima Petrovich, Dr. Ticiano Duarte (representando o Governador Garibaldi Alves Filho), Doryan Gray Caldas, Dra. Maricele Tinôco - Presidenta da ABMCJ/RN, professora Verônica Marques Correia – então Presidenta da COMPERVE/UFRN, coronel Gerde Paiva (de saudosa memória) - Superintendente da Infraero de Natal/RN, escritoras da AJEB, com a presença do então prefeito -Roberto Pereira Varela (de saudosa memória)- em Ceará-Mirim/RN, para sua noite de autógrafos da Breve Coletânea de Juvenal Antunes (uma história que Lúcia Helena está reescrevendo, atualmente, pelo site acreano: www.bibliotecadafloresta.ac.gov.br), na edição comemorativa ao aniversário do poeta e da cidade de Ceará-Mirim/Rn, no Clube UNISESP.
» O segundo livro de Lúcia Helena (1998) -BREVE COLETÂNEA DE JUVENAL ANTUNES: que era poeta, boêmio, irreverente, norte-rio-grandense e amava Laura,  prefaciado pelo Dr. Enélio Lima Petrovich - Presidente do egrégio IHG/Rn.
» Em 23 de julho de 2002 Lúcia Helena fez uma conferência pelo aniversário da cidade de Ceará-Mirim/RN, no Clube UNISESP, a convite da Secretaria de Educação e Desportos da cidade, discorrendo sobre a História de Ceará-Mirim. Estavam presentes as autoridades locais, alunos de Escolas, conterrâneos, num total de 560 presenças.
» Em novembro de 2003 Lúcia Helena fez uma parte do cerimonial da noite do Jovem Empresário/2003, apresentando a promotora do evento - Maria de Fátima de Medeiros.
» Participou, em 1995, no Paraguai, Uruguai (Punta Del Este) e em Buenos Aires, de três Congressos, juntamente com as gaúchas: Gisele Bueno Pinto, Lorna Schnneidder, Margarida Dias Cassales e Gilda Moura.
» Em 15 de dezembro de 2003, organizou o livro - Dário Fernandes de Queiros: UM HOMEM E A SUA HISTÓRIA - da segunda religiosa a publicar um livro no RN. O evento se deu no espaço Nick Buffet, no Clube América.
» Participou, em junho de 2002, da primeira Bienal Nacional do Livro em Natal, no Centro de Convenções, pela AJEB e Academia Feminina de Letras, na ocasião, autografando, a pedido da A.S. Livros, muitos exemplares da 2º edição do livro: “Oiteiro: Memórias de Uma Sinhá-Moça” (de sua avó Madalena Antunes), prefaciado, nessa edição, por Lúcia Helena.
» Em agosto/2003, participou, pela AJEB e pela Academia Feminina de Letras, da segunda Bienal Nacional do Livro em Natal/RN, autografando, novamente, exemplares da Breve Coletânea de Juvenal Antunes e do livro Oiteiro: Memórias de uma Sinhá-Moça .
» Em setembro de 1994, participou do Encontro de escritoras Nordestinas, promovido pela Dra. Ivone Trindad Massud, ministrando 3 palestras, em 3 dias consecutivos, no salão-auditório do Hotel 7 Coqueiros em Maceió/AL. O Encontro teve o apoio da VASP.
» Em 1998, organizou e fez o cerimonial da noite de autógrafos da redatora-chefe da Revista Marie Clair - REGINA LEMOS - que lançou mais de 200 mulheres brasileiras (sendo seis do RN) em entrevistas no seu livro: QUARENTA - A IDADE DA LOBA, uma noite na Capitania das Artes, outra na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras (Promoção da Natal Eventos de Fafá Medeiros).
» Em novembro, de 1995, organizou e fez todo o cerimonial do lançamento do livro - MUCURIPE - O Mundo Encantado de Rui Antunes Pereira, da autoria de Denise Pereira Gaspar, em Nick Buffet do América Futebol Clube, com 763 presentes e a venda de 397 exemplares.
» Organizou e fez o cerimonial dos livros de Graziela Costa Fonseca (1998 e 2002) - Estórias que Dadá contava, Breves Contos e Poemas Soltos e organizou o seu último livro nas comemorações do Aniversário da Escola Doméstica de Natal: “Coisas de Mim”.
» Participou, representando a família de Madalena Antunes, do lançamento da Revista: MULHER - CINCO SÉCULOS DE PRESENÇA, uma iniciativa da Fundação José Augusto, com cerimônia no Palácio da Cultura, pelas mãos do jornalista e escritor Woden Madruga.
» Em julho de 1996, participou de Encontros culturais da AJEB em Curitiba/Pr, Porto Alegre/Rs, Rio de Janeiro/RS e Fortaleza/CE, como presidente da AJEB/RN.
» Recebeu, durante anos, várias homenagens de Escolas públicas e particulares: Escola Doméstica de Natal, Complexo Educacional Dr. Henrique Castriciano, Escola Madalena Antunes (Ceará-Mirim), Colégio Santa Águeda (Ceará-Mirim), Escola Estadual João Tibúrcio, Escola Estela Wanderley e outras (onde proferiu palestras) e foi homenageada com alunos representando poemas de sua autoria.
» Em maio de 1999 recebeu diploma de homenagem ao Dia Internacional da Mulher (juntamente com mais de 15 mulheres), pela ABMCJ (Maricele Tinôco) sendo amadrinhada por Vitória Costa, em Gilson Buffet.
» Em março de 2000 foi homenageada pelo Complexo Educacional Henrique Castriciano, quando foi surpreendida, pelos alunos, vestidos com indumentárias pertinentes ao tempo do Brasil Colonial, interpretando o seu poema VERDE QUE TE QUERO VERDE!
» Escreveu crônicas e poemas na tribuna do Norte, Diário de Natal, A República, Revista da Academia Paraense de Letras, Revista Jangada do Ceará, A Gazeta/Pa, SESMARIA CULTURAL/RS, etc.
» Em fevereiro de 2004 - domingo de carnaval - desfilou, na primeira alegoria, pela Escola de Samba - IMPÉRIO DO VALE : Exaltação à Madalena Antunes - na avenida Duque de Caxias, em Natal-RN.
» Entrevistada por alunos da escola doméstica, no Bistrô Douce France, em abril de 2004.
No mesmo mês juntou um grupo para as homenagens ao centenário de nascimento do poeta Juvenal Antunes, no mesmo Bistrô.
» Participante assídua das Solenidades do Instituto Histórico e Geográfico/RN como escritora e representando a AJEB/RN e Nacional, integrando a Mesa de Honra em dezenas de solenidades.
» Em novembro/2004, organizou o livro do ex-presidiário Francisco Félix da Silva - EU PEDI A DEUS E ELE ME DISSE, autografado na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, com apoio dos escritores: Diógenes da Cunha Lima, Enélio Petrovich, Anna Maria Cascudo Barreto, Kina de Oliveira, Auxiliadora Barreto, Sheyla Batista e Denise Gaspar.
» Outro livro organizado por Lúcia Helena, com participação de Anna Ma. C.Barreto, Auxiliadora Barreto, Sheyla Batista, Haidée Simões: “Só para falar de amor”, da autoria de Silvânia Leonel Rufino.
» Lúcia Helena tem três livros no prelo: Palcos da Infância; Juvenal Antunes (vida, obras, seu amor e sua morte) e As Divinas Cartas (cartas de Nilo Pereira).
» Em 19-11-2004 foi eleita, por unanimidade, sócia do Instituto Histórico e Geográfico/RN, com indicação de Anna Maria Cascudo Barreto.
» Organizou e promoveu a tarde de autógrafos do livro da conterrânea Vera Lúcia de Lima Barreto - um poema em vários versos homenageando Diógenes da Cunha Lima. A cerimônia realizou-se na Câmara Municipal de Ceará-Mirim.
» Recebeu a Medalha do sesquicentenário de Ceará-Mirim, das mãos da ex-prefeita Ednólia Câmara Melo, no Solar Antunes, dia 30 de dezembro de 2008.
» Vários outros eventos, homenagens, palestras, saraus, etc.
» Em final de 2008 realizou a noite NERUDIANA, com a presença do Secretário Geral de Poetas Del Mundo (poeta chileno)– Luis Árias Manzo – no Bistrô Douce France, em final de 2008.
Eleita Cônsul Poetas Del Mundo de Ceará-Mirim (em 126 países) em 2008.
» Homenageada, dia 24 de março de 2009, pelos alunos da Escola Dalva de Oliveira, Zona Norte de Natal.
» Representou a família de Nilo Pereira (à noite) dia 15 ou 16 de abril/2010, na Assembléia Intinerante em Ceará-Mirim, pela passagem do seu centenário de nascimento.
» Lúcia Helena fez a SAUDAÇÃO ESPECIAL na festa centenária de Ceará-Mirim, pelo centenário de nascimento de Nilo Pereira, a convite da Dra. Maria Zeneide Bezerra, juíza daquela Comarca. O evento se realizou no Fórum Virgílio Dantas, naquele município.
» EM SETEMBRO DE 2009 LÚCIA HELENA FOI ELEITA, POR UNANIMIDADE – MEMBRO DA UBE (UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES)



BLOG DE LÚCIA HELENA











5 comentários:

  1. Parabéns Ceicinha pela matéria. Lúcia Helena é nossa mestre. Ela merece! Abraços vivi e Auzhê

    ResponderExcluir
  2. Eis o Curriculum Vitae comentado de minha ilustre prima Lúcia Helena, exemplo de intelectual mulher ou de mulher intelectual. Poetisa e escritora de boa prosa. Ativa em seus escritos, com uma presença na Internet que surpreende, sobretudo admira a quem se fez seu leitor. Poemas e crônicas que encantam toda gente.
    Geraldo Pereira - dos arredores da Tamarineira, no Recife

    ResponderExcluir
  3. A biografia de Lúcia Helena, a Poeta das Flores, e... A biografia de Lúcia Helena, a Poeta das Flores, em boa hora postada no prestigiado blog de Ceicinha Câmara, tem a pedagogia do amor à terra onde nasceu, à natureza, ao sucesso de uma trajetória assinalada pela competência e pela ética, pela solidariedade e pela inteligência. Creio que esse valores precisam falar para o mundo. Lúcia Helena, tão admirada e tão reverenciada, ganha, apesar de simples e humilde, espaço neste blog e assim fala para os diversos quadrantes do PLANETA, como se não bastasse o próprio blog dela: http://www.outraseoutras.blogspot.com/, que resume muito de suas poesias e de suas passagens pela Literatura, pela vida sáocio-cultural do Rio Grande do Norte e do Nordeste brasileiro, do nosso país, o Brasil, lendo o mundo e pelo mundo sendo lida. Parabéns a Ceicinha por nos possibilitar este acesso. Parabéns, Lúcia Helena, pelo que vocè tem sido na sua exitosa vida de valoração dos pendores humanos, a começar pelas flores cantadas e encantadas pela força e pela beleza de sua poesia. Bravo! Roberto Pereira, de Pernambuco/Recife aos leitores sempre assíduos deste blog de tantos acessos.

    ResponderExcluir
  4. Acostumada a entrar no blog mais-que-florido de Lúcia Helena e perfurmar-me com sua poesia, espero um dia, ter espaço para sentar-me à sombra dessa árvore frondosa e conversar horas...Foi muito bom ler essa biografia-e , no blog de Masé Soares, que a Conheceu em Goiânia,li o poema que Cora Coralina fez para ela, uma grande presente.
    Boa idéia a de cecinha, colocar em destaque sua conterrânea!
    Vida longa a Lúcia Helena Pereira!

    ResponderExcluir
  5. Ah, o comentario acima é meu (Clevane Pessoa de Araújo Lopes), que saiu não sei porque, como anônimo:escrevi e assino! Rrss

    Clevane

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo!