NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

quarta-feira, 9 de junho de 2010

PORTUGUÊS RADICADO EM NATAL, FAZ HOMENAGEM AO "TREM DO FORRÓ"

Olá Amiga Poetisa da Terra dos Engenhos Potiguares,

Eu sei que "voismecê" está ligada o tempo todo nas coisas da sua terra e, penso que já deve ter anunciado o Trem do Forró neste S.João...
Aqui vai a minha homenagem... (se publicar, as fotos ficam por sua conta).

O Trem do Fòrrò!


Nós fomos dançar o fórrò,
No Trem de Ceara Mirim...
Na ida p’ra Festa eu fui só,
Na volta, alguém se atracou em mim!

Foi uma tal de atracação,
Que o trem parou p’ra ouvir,
As palmas do meu coração...
Nesta festa do “ir e vir”!

É um vai e vem da moléstia,
Que atrai até os olhares,
Da luz da gente, nem réstia...
E lá se formaram os pares!

São dois p’ra lá e dois p’ra cá,
Como se fosse um bolero...
Mas o ritmo é p’ra dançá,
Forró,...e se tu quer, eu quero!

O trem saiu devagar,
Porque ainda estava frio,
Mas começou a esquentar...
Logo depois de atravessar o Rio!

Pouca terra , pouca-terra!...
Cantavam as rodas da festa.
A viagem do trem foi à guerra,
E a turma terminou em seresta.

Lá chegamos em Ceara Mirim,
Já cansados mas dispostos,
A banda tocava um chinfrim,
De dar um calor nos rostos...

No ritmo do São João,
Nós saímos chacoalhados,
Eram uns c’ua mão na mão,
E outros c’us olhos trocados!...

Eita... trem bão que nem este!...
Vamos dançar todo o ano,
Um forró do “caba da peste”,
- Qui inté a dar os passu eu m’ingano!

Vamo lá intão di novo...
São dois p’ra lá dois p’ra cá!
Faça assim como todo o povo!...
Um forró vamos dançá!!!...

Autor: Silvino Potêncio
– Emigrante Transmontano em Terras Potiguares -
(in: Poesisas Soltas – Junho/2010)


Abraço.


Mr Silvino Potêncio -
Email:mailto:sspotencio@yahoo.com.br
On Line contacts- MSN - ss_potencio@hotmail.com

BLOG: http://zebico.blog.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!