NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Jaak Bosmans suas Poemagens‏


Jaak Bosmans e suas Poemagens

Por Clevane Pessoa

 






Acima: Poemas e Montagens de Jaak Bosmans (POEMAGENS)


Jaak Bosmans e suas Poemagens

A formação musical, aliada ao trabalho publicitário, à vocação de poeta e à apreensão/compreensão cinestésica e sinestésica, levaram Jaak Bosmans às POEMAGENS. Trata-se de um trabalho onde as relações simbióticas entre imagem e palavra, diria mais, entre imago, imagem , verbo , Poesias. A relação do Ser com os objetos representativos dá mais simples idéia ou conceito, à elaboração de um paradígma ou uma filosofia de vida, perpassam pela personalidade, técnicas representativas, protótipos que espelham um grau de conhecimento pesquisa ou mesmo de insight. Todavia, nas Poemagens, tudo se mescla, graças à hipersensibilidade desse poeta visual que vem de encantar, a cada redescoberta de seu trabalho , quem o contempla ou analisa e ainda, apenas recebe o impacto da beleza de per si.

Claro, seu estilo de poesia é característico das pessoas com alto grau de inteligência, pois vale-se de trocadilhos e mais, de inversões de lugares comuns, de afirmativas em ordem indireta - onde o esperado aparece atrás do inusitado que oferece, onde o dizer é um que fazer insigante.

Dessa forma, mesmo se copiado, não será igualado, singular em sua essência de produzir para impactuar, de forma complexa, mas de maneira aparente simples e decodificável. Embora nem sempre à primeira vista...

Autorizada pelo autor, a quem entrevistarei em breve, para meu blog http://clevanessoaentrevista.blogspot.com , trarei em breve, novos exemplos dessas serpentes emplumadas repletas de mistérios e força, que são as poemagens de Jaak Bosmans.



Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Filósofa Univérsica Imortal, Honoris causa, pela CONALB e pela ALB ; Poeta Honoris Causa pelo CBLP; Homenagem pela contribuição à Língua Portuguesa, da UCCLA (Uniãode Cidades Capitais de Língua Portugesa) e Prefeitura de Natal pela contribuição à Língua Portuguesa; Prêmio aBrace 2009; Patroness da AVSPE; Comenda Memorial da Mulher; Membro Honorário de Mulheres Emergentes; Acadêmica da ATRN, AFEMIL e da ALB; Medalha da ALDRAVA letras e Artes e do InBrasCi;

Grande Colar e Mérito na Câmara Municipal de Belo Horionte(2007); Homenagem na Assembléia Legislativa no Dia da Mulher-2001;

Representante da ALPAS XXI, do Movimento Cultural aBrace; da Rede Cultural Catitu; da virARTE.

Membro Correspondente da ADL, da ALI, da ANELCARTES, ACL da ALT, da ONE,Memorial da Mulhere Sociedade dos Poetas Vivos e Afins/RN.

Obs: Essa lista acima, é colocada em gratidão e reconhecimento às entidades que as concederam-me para, de certa forma, validar minha modesta mas consciente e consistente opinião a respeito desse trabalho de Jaak Bosmans, Presidente da Academia de Artes Letras e Cultura, Maestro Arthur Bosmans, Vice presidente da Universidade Planetária do Futuro, Cônsul B.Serra. Poetas Del Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!