NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

terça-feira, 8 de junho de 2010

PORTUGAL DOS PEQUENITOS FAZ HOJE 70 ANOS

O "PORTUGAL DOS PEQUENITOS"
FAZ A ALEGRIA
DE GENTE GRANDE À 70 ANOS

Milhões de pessoas já visitaram as réplicas de casas e momumentos portugueses. Inclusive eu! Estive a visitar este lugar no ano de 2006, juntamente com meu esposo "Rodolfo Taquelim" e um casal amigo: Zé António (Careca) e Lizete.
Na imagem, eu estava a filmar a beleza do ambiente.
FOTO: Rodolfo Taquelim

Portugal dos Pequenitos

É um parque temático sito no Largo do Rossio de Santa Clara (Coimbra), especificamente concebido e construído como um espaço lúdico-pedagógico para mostrar às crianças aspectos da arquitectura e da história do Império Português. Iniciado nos finais da década de 1930 e princípios da década de 1940, a concepção e arquitectura do parque estão fortemente imbuídas do espírito nacionalista do tempo. O parque foi inaugurado a 8 de Junho de 1940.

História e descrição

Projectado pelo arquitecto Cassiano Branco e construído por iniciativa do Professor Bissaia Barreto, o Portugal dos Pequenitos, cuja construção se iniciou em 1938, permanece um dos parques temáticos dedicados à criança mais visitados de Portugal, apresentando construções em escala reduzida representando monumentos e outros elementos sobre a arquitectura e a História de Portugal.

O Portugal dos Pequenitos organiza-se em três zonas complementares:

A primeira parte da construção, efectuada entre 1938 e 1940, é constituída pelo conjunto de casas regionais portuguesas: solares de Trás-os-Montes e Minho, casas típicas de cada região com pomares, hortas e jardins, capelas, azenhas e pelourinhos. A este núcleo, pertence também o conjunto de Coimbra, espaço onde se encontram representados os monumentos mais importantes da cidade.

A segunda fase integra a “área monumental”, espaço ilustrativo dos monumentos portugueses de norte a sul do país. De realçar a cópia da janela do Convento de Cristo (Tomar), obra em cantaria da autoria de mestre Valentim de Azevedo.

A terceira fase, terminada em finais da década de 1950, a engloba a representação etnográfica e monumental das então províncias ultramarinas africanos, do Brasil, de Macau, do Estado Português da Índia e de Timor Português, rodeados por vegetação própria destas regiões. Esta fase integra também monumentos dos arquipélagos da Madeira e dos Açores.

No Centro de Documentação Bissaya Barreto existem diversos documentos sobre a história do Portugal dos Pequenitos nomeadamente plantas e desenhos arquitectónicos e postais antigos.

SERVIÇO:
Largo do Rossio - Santa Clara
3040-241 Coimbra
Tel.: 239 441 225
Fax.: 239 853 806

Portugal dos Pequenitos pode-se definir como "uma nação ao mesmo tempo imensa e minúscula, obra prima da arte e de gosto, síntese do Portugal arquitectural e folclórico".
Obra de grande mérito idealizada e construída pelo Professor Dr. Bissaya Barreto, com a colaboração de um grande vulto da arquitectura portuguesa que foi o responsável pelo projecto - Cassiano Branco. É o percursor dos parques temáticos hoje existentes e dedicados às crianças. A escala da sua construção é feita à medida das crianças que aprendem brincando. O autor pretendeu fazer ali a apologia do Império Colonial. Esta razão política contribuiu para a sua construção. É hoje o monumento com maior número de visitantes na cidade de Coimbra. Todos os conjuntos miniaturais dedicados ao Império Colonial, aos mais importantes monumentos portugueses e às casas tradicionais são dignos de ser visitados periodicamente.

RESPONSÁVEL
Fundação Bissaya Barreto

FONTE: Wikipédia (Google)







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!