NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sexta-feira, 4 de junho de 2010

EM NATAL/RN, NASCE A FRENTE PARLAMENTAR ESTADUAL DE COMBATE AO CRACK

Por iniciativa do deputado Antonio Jácome (PMN) a Assembléia Legislativa realizou na manhã do último dia 31 de Maio, uma audiência pública para debater propostas de combate ao avanço do crack no Rio Grande do Norte.

Entre os vários representantes de entidades e ONGs preocupadas com o assunto, o evento, que também serviu para criar a Frente Parlamentar Estadual de Combate ao Crack, reuniu o presidente da Frente Mista de Combate ao Crack do Congresso Nacional, deputado Fábio Faria (PMN) e a senadora democrata Rosalba Ciarlini. (Imagem).


O deputado Antonio Jácome abriu a audiência pública dizendo que considerava o crack uma epidemia nacional, presente em todos os municípios do Rio Grande do Norte. O deputado Fábio Faria elogiou a iniciativa de Jácome, reafirmando sua preocupação com o fato de o consumo da droga estar em franco crescimento no estado. “A dimensão do crescimento dos viciados é impressionante”, disse Fábio. “Existem um milhão e 300 mil pessoas viciadas em crack no Brasil”, enfatizou o parlamentar.

“O crack é uma droga de fácil acesso que cria dependência rapidamente. Cada pedra custa cerca de R$ 5 reais”, disse Jácome. A cada quatro viciados um morre no período de cinco anos. “O assunto é complexo e exige políticas públicas eficientes”, completou o parlamentar.

Governo Federal



O Governo Federal ainda não trata do problema do crack como uma epidemia, embora 40% dos viciados já tenham cometido crimes para conseguir a droga. Para o deputado Fabio Faria, qualquer valor gasto para reprimir a droga, é baixo e é necessário que exista um trabalho conjunto entre os governos estadual e federal, embora o plano de combate do Governo Federal seja vago. A reabilitação de um viciado custa em torno de R$ 3 mil por mês. “A questão é muito maior do que se imagina”, disse o deputado Antonio Jácome. “As ações do Governo Federal ainda são tímidas. Existem bons programas que precisam ser estimulados a sair do papel, que realmente aconteçam. O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), por exemplo, fica na dependência do orçamento da Polícia Militar”, reclamou.

Desdobramento


A criação da Frente Parlamentar de Combate ao Crack no RN é um dos desdobramentos da Audiência Pública realizada na Câmara dos Deputados com a presença do Ministro da Saúde José Gomes Temporão no inicio deste mês, ocasião em que Antônio Jácome esteve presente como representante da Frente Parlamentar Antidrogas, da Assembléia Legislativa do RN.

FONTE: VIVICULTURA
http://vivicultura.blogspot.com/

---------------------------------

Aproveito para transcrever um pouco de uma bela matéria do Blog "NOTAS VERSEJADAS", da "Poetisa dos Ventos" Deth Haak (Cônsul Poeta Del Mundo-RN; Membro da SPVA-RN: Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte; Membro da ATRN- Academia de Trovas do RN  e Embaixadora Universal da Paz).


“Senhor dos Martírios”



“Mesmo as noites totalmente sem estrelas
podem anunciar a aurora de uma grande realização."
(Martin Luther King).

O uso do CRACK, tanto para se enriquecer ilicitamente como para se estar num estado prazeroso de alguns minutos, é um problema que deve ser encarado por toda a sociedade e não só por aqueles que têm um familiar ou amigo usuário, no entanto, temos que criar uma sociedade onde não falte dignidade humana para seus componentes, dignidade no sentido de moradia, alimentação, educação, lazer e saúde, pois todo usuário de droga é afetado pela falta de algum desses elementos (se não todos), como também, a falta de amor, carinho e respeito por parte da família (inicialmente) e da sociedade. Como seres humanos esta na hora de mudarmos nosso entendimento de “sociedade”, têm que lembrar que cada pessoa é importante, e que possui virtudes que devem ser excitadas e defeitos que devem ser corrigidos, é como a confecção de uma corrente, se um elo é menosprezado ele fará com que a corrente se rompa independentemente se os outros elos são mais fortes.

POESIA DA DETH HAAK

Meã Culpa??????


Porque antes de mim veio a fome
A família do campo indo embora
E o homem sem ter um sobrenome
Estendendo a mão por uma esmola.


Porque antes de mim, faliu a escola!
E a criança sujeita ao trabalho escravo
Preferiu ta nas ruas a cheirar cola
E a vender o seu corpo por centavo.


Porque antes de mim a saúde doente
Espalhou macas e corpos pelo chão
E a mão de político indecente
Já comprava o voto do cidadão.


Porque antes de mim na hipocrisia
Fomentaram o analfabetismo
E para o bem estar da burguesia
Incitaram o povo ao consumismo.


Porque antes de mim veio a imunidade
Pra livrar os corruptos da cadeia
E a inércia da vil sociedade
Que parece não ter sangue na veia.


Porque antes de mim um juiz de toga
Um ladrão de galinha assim condena
Inocentando quem trafica A DROGA
Não me canso de ouvir essa cantilena!


Porque antes de mim...












Deth Haak
“A Poetisa dos Ventos”
Cônsul Poeta Del Mundo
Sociedade dos Poetas Vivos e Afins-RN
Embaixadora Universal da Paz





PARA VER ESTA MATÉRIA COMPLETA, ENTRE NESTE LINK:
http://notasversejadas.blogspot.com/2010/06/senhor-dos-martirios.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!