NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

terça-feira, 22 de junho de 2010

Nobel regressa aos tops

Livros: ‘Caim’ e ‘A Viagem do Elefante’
mais procurados
Imagem: Martinez de Cripan/EPA

Números concretos ainda não existem, mas há uma certeza: a procura por livros de José Saramago disparou desde a notícia da sua morte, na sexta-feira, aos 87 anos. Os pedidos são tantos que a Caminho, editora que pertence ao Grupo Leya, foi obrigada a acelerar o processo de reimpressão de obras do Prémio Nobel da Literatura para responder aos apelos que levaram a algumas falhas nos stocks das principais livrarias.
"Sentimos uma enorme procura dos livreiros de forma a corresponder à procura do público para homenagear, com montras e exposição, este autor", disse ao CM Helena Alves, do departamento de marketing da Caminho.
A procura está a incidir, principalmente, sobre obras mais recentes do escritor. No caso da Fnac, há três novas entradas com o selo de Saramago no top de vendas de livros de ficção: o último trabalho, ‘Caim’, subiu para a segunda posição, seguido de ‘Memorial do Convento’, no quarto lugar, e de ‘A Viagem do Elefante’, no décimo.
á a cadeia Bertrand ainda não tem dados concretos, mas Marta Serra, do marketing da rede, esclarece que a procura dos últimos dias "representou um crescimento de cinco vezes face à procura habitual" de obras do autor. Títulos desejados? Os recentes ‘Caim’ e ‘A Viagem do Elefante’. "Estamos a reforçar os nossos stocks e esperamos ter as livrarias reforçadas esta semana", explicou ao CM.
Com mais de três milhões de livros vendidos só em Portugal, e constantes reedições, Saramago ganhou também novo espaço nobre nas livrarias, em sinal de homenagem póstuma. Algo a que a editora Caminho está atenta e que a leva a pensar em futuros lançamentos especiais: "Será uma hipótese a considerar em altura oportuna", precisa Helena Alves ao CM.

PORMENORES
CINZAS NO JARDIM
As cinzas de José Saramago devem ficar num jardim de Lisboa, sob uma pedra, para seguir um desejo do escritor. O Nobel não queria permanecer no Panteão Nacional.

"OBRIGADO SELECÇÃO"
A filha do escritor, Violante Saramago Matos, agradeceu ontem aos jogadores da selecção nacional pela homenagem ao pai: a ‘equipa das quinas’ entrou em campo para o hino com uma faixa negra nos casacos.

CHÁVEZ FAZ TRIBUTO
Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, fez ontem um tributo a Saramago, num artigo de jornal. Era "um verdadeiro chefe da dignidade dos povos", disse.

Por:  Rui Pedro Vieira
Jornal Correio da Manhã PT



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!