NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Embaixador Dário Castro Alves faleceu em Fortaleza

Foi embaixador do Brasil em Portugal de 1979 a 1983 e dinamizou desde então as relações luso-brasileiras. Morreu aos 82 anos na cidade onde nasceu.

Brasília - O antigo embaixador do Brasil em Portugal Dário Castro Alves faleceu este domingo em Fortaleza, cidade onde nasceu. Dário Castro Alves tinha 82 anos e terminou a carreira em 1990 no Porto, em Portugal.



O diplomata cearense esteve à frente da Embaixada do Brasil em Portugal de 1979 a 1983, tendo depois sido embaixador na Organização dos Estados Americanos, em Washington, e presidente do Conselho Permanente dessa mesma organização.

Na imagem: Francisco Seixas da Costa
e Dário Castro Alves


Numa nota publicada no seu blog, o embaixador Francisco Seixas da Costa (que lidera atualmente a diplomacia portuguesa em Paris, após vários anos em Brasília) refere que "Dário Castro Alves era um grande amigo do nosso país, onde criou um grande prestígio e deixou uma marca de profunda ligação à nossa cultura".



"Dário Castro Alves, um verdadeiro embaixador luso-brasileiro, era um amigo pessoal. Com a sua morte, desaparece uma figura marcante de uma geração brasileira que cultivava uma relação muito forte com Portugal", lamentou Francisco Seixas da Costa.



Dário Castro Alves escreveu vários livros, como "Era Lisboa e Chovia", "Era Tormes e Amanhecia" (dicionário gastronômico baseado na obra de Eça de Queiroz) e "Era Porto e Entardecia" (dicionário de enologia da obra de Eça de Queiroz), além de "Luso-Brasilidades nos 500 anos", todos publicados no Brasil e em Portugal.



O embaixador brasileiro vinha há anos sendo reconhecido pelo seu papel nas relações luso-brasileiras, tendo a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, com sede em Portugal, instituído o Prémio Dário Castro Alves, para homenagear as personalidades que mais se notabilizaram no estimulo às relações empresariais luso-brasileiras. Na última edição, a distinção foi para o presidente da Embraer, Frederico Curado.



Dário Moreira de Castro Alves nasceu em 14 de dezembro de 1927, em Fortaleza, no Estado do Ceará. Em 1949 concluiu o curso de Ciências Jurídicas e Sociais na PUC do Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano ingressou por concurso no serviço diplomático brasileiro, tendo exercido postos em Buenos Aires, Nações Unidas (Nova Iorque), Moscou e Roma, antes de chegar à Embaixada do Brasil em Lisboa.



Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Ceará, Dário Castro Alves é "Acadêmico de Mérito" da Academia Portuguesa de História, presidente do Conselho de Curadores da Fundação Luso-Brasileira, e diretor do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade Internacional de Lisboa.

FONTES DESTA NOTÍCIA:

Um comentário:

  1. Grande e ilustre diplomata brasileiro que deixa uma lacuna muito difícil de preencher no MRE. A ele devo parte da minha vida profissional desde Berlim até Lisboa. Um grande amigo que parte mas deixa as mais sublimes lembras
    e muita saudade. LIMIANO41

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo!