NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Recordar Torga em dia de aniversário


Proveniente de uma família humilde, Miguel Torga (pseudónimo literário do médico Adolfo Correia da Rocha - São Martinho de Anta, 12 de Agosto de 1907 — Coimbra, 17 de Janeiro de 1995)  teve uma infância rural dura e uma breve passagem pelo seminário em Lamego. 

Ainda criança, aos 13 anos, emigrou para o Brasil e cinco anos depois regressou a Portugal para terminar o liceu em 1925. Em Coimbra, cidade que adoptou como sua, terminou o curso de medicina em 1933. Rumou à terra natal para exercer a profissão, mas em 1941 fixou-se novamente em Coimbra.

Em Albufeira, quando completou 72 anos escreveu no seu Diário:“Durar muito. É a única maneira de se poder perspectivar capazmente todos os altos e baixos da vida”.

A Casa-Museu Miguel Torga, em Coimbra, irá assinalar esta efeméride com significativas acções entre as quais se destacam:

No dia 12 de Agosto realizam-se visitas gratuitas à Casa-Museu onde viveu o escritor.

No mês de Setembro, no dia 7 às 18:00 haverá o lançamento do livro “Miguel Torga – O Poeta Pintor”, da autoria de Maria Fernanda do Amaral Soares, com apresentação pela Prof. DoutoraCristina Robalo Cordeiro, Conservadora da Casa-Museu Miguel Torga.

No dia 16 o programa comemorativo prossegue com uma palestra subordinada ao tema “O Douro de Miguel Torga”, proferida pela Prof. Doutora Maria Alzira Seixo, Professora Catedrática da Universidade de Lisboa.

Para o último dia de Setembro está marcada uma Visita cultural a São Martinho de Anta, com homenagem do Município de Coimbra através de o descerramento de uma lápide junto ao Negrilho de Miguel Torga. Esta iniciativa conta também com a colaboração do Município de Sabrosa e da Junta de Freguesia de São Martinho de Anta.

Leia aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!