NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Mostra coletiva de artes plásticas de Sandra Augusto, Deia Leal e Projeto Arte Gente


Sandra Augusto nasceu em Nova Lima (MG) e iniciou seus trabalhos em pintura como autodidata durante a adolescência. Desde então, passou a se expressar por meio da arte, o que fez com que se aperfeiçoasse em diversas técnicas como cerâmica, serigrafia, papel machê, entre outras. Suas telas retratam paisagens e tradições do folclore das Minas Gerais. O olhar da artista paira em paisagens e cenas culturais da Nova Lima contemporânea, partindo de referências locais que fazem parte do cotidiano do cidadão e que, muitas vezes, perdem a importância diante do ritmo atribulado da vida. Na Galeria da Assembleia, Sandra expõe, além dos quadros, esculturas em cerâmica.

Instituto Opará foi criado há cinco anos para desenvolver projetos voltados à gestão hidroambiental da bacia hidrográfica do Rio São Francisco e do entorno da represa de Três Marias. O Opará vem promovendo a ascensão da cultura na defesa da conservação do patrimônio histórico e artístico, especialmente da riqueza cultural da região do Rio São Francisco. Na Galeria, serão apresentados trabalhos produzidos por jovens de 15 a 29 anos que fazem parte do projeto Arte da Gente, que tem como principal meta a capacitação profissional para inserção no mercado de trabalho. O programa capacita os jovens a serem serralheiros e costureiras para o mercado regional e ainda a produção de peças de artesanato, valorizando a cultura popular e erudita existente no entorno do Rio São Francisco. Os artistas utilizam sucata e outros materiais reciclados na produção de esculturas e objetos de arte decorativos.

Nascida em Itabira (MG) crescida em Santa Bárbara e residente em Mariana (MG), a artista Deia Leal é graduada em Letras pela UFOP, pós-graduada em Artes Visuais e Mestranda em Literatura (cultura e sociedade) pela UFV. É ilustradora, diretora de projetos culturais e membro da comissão editorial do Jornal Aldrava Cultural. A artista frequentou diversos cursos de pintura, desenha e pinta desde adolescência. Em seus trabalhos, à primeira vista, vemos pontos, gotas e borrões, mas, aos poucos, o olhar mais demorado vai relevando sentidos construídos por tramas de traços coloridos, em que a artista utiliza várias técnicas, como acrílica, óleo e nanquim sobre tela, Eucatex ou papel cartão. A artista venceu, em 2009, o Certame Internacional de Artes Plásticas promovido pela Asociación Cultural Valentin Ruiz Aznar, na Espanha, em que participaram artistas de 35 países. Em 2010, foi premiada com a Medalha de Bronze pela Académie des Artes Sciences et Lettres, da França. A artista participou de exposições coletivas internacionais na Espanha, Itália, Áustria, Polônia, Alemanha, República Dominicana, República Tcheca, China, Tailândia, Hungria, Eslováquia, Portugal; Museu Pablo Neruda; Museu do Louvre. Participou de inúmeras exposições individuais em Minas Gerais e coletivas no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Convite gentilmente cedido:


Andreia Aparecida Silva Donadon Leal - Deia Leal
Diretora de Projetos do Jornal Aldrava Cultural
Governadora do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais-Minas Gerais
Presidente Fundadora da ALB-Mariana
Mestranda em Literatura-Cultura e Sociedade pela Universidade Federal de Viçosa 
Exposição Virtual de Obras de Arte:

Fonte2: Poesia Scrap (do amigo Dayrell/MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!