NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A HISTÓRICA INSTALAÇÃO DA ACADEMIA CEARAMIRINENSE DE LETRAS


Na noite de quarta-feira (10-08), aconteceu na Estação Cultural Roberto Varela de Ceará-Mirim/RN, a solenidade de instalação da ACLA-Academia Cearamirinense de Letras. Quando a tarde se despedia, um grupo de poetas e intelectuais potiguares, seguiu em comitiva para a terra dos canaviais para celebrar este momento histórico no berço de Madalena Antunes, Juvenal Antunes, Nilo Pereira, Adelle de Oliveira e outros grandes poetas e escritores que no vale verde remontam sua história. 


FOTO COM 11 DOS 15 IMORTAIS DA ACLA


Dentre tantas personalidades empossadas, compartilhamos com alegria, da posse do escritor poeta e professor Janilson Dias de Oliveira, confreiro da nossa SPVA/RN- Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN. 

Poetas da SPVA: Auzêh, Yolanda, Sebastião, Janilson (Imortal da ACLA) e Vivi.

Abrindo a solenidade, Dr. Diógenes da Cunha Lima, enfatizou a importância da instalação desta instituição para o desenvolvimento cultural do município e convocou a todos para juntos fortalecer o segmento cultural e artístico do estado. 

O patrono de honra - Dr. Diógenes da Cunha Lima - na qualidade de Presidente da Academia Norte-Riograndense de Letras, faz a abertura solene.


Em seguida, fez uso da palavra, o presidente da ACLA- Dr. Pedro Simões Neto, tal qual menino de ontem, que corria pelas ruas de Ceará Mirim , livre, falou e encantou, com um discurso sem papel, escrito e pautado na alma, pontuando histórias de vida, ruas e casas. Trouxe-nos o passado de glória do homem mais simples, ao mais renomado que fizeram de Ceará Mirim, um celeiro cultural. Cidade que plantou e adubou a cana com versos e cantos dos seus filhos amados. 

Presidente da ACLA - Pedro Simões Neto

O trem passou e apitou em homenagem ao grupo de acadêmicos, trazendo nos vagões das memórias, os seus filhos ilustres e despertou no coração de Pedro as lembranças das viagens que fez em busca do saber: Ceará Mirim- Natal- Colégio Salesiano. E como menino que foi, hoje é Pedro o GRANDE. 

Pedro Simões e Ciro Tavares. Imagem: Cícero Marques

Citou dentre tantas personalidades, o seu amigo poeta Ciro José Tavares, que juntos trilharam os mesmos caminhos em busca do saber. 


Todo o segmento cultural do Rio Grande do Norte se fez presente ao grandioso evento aberto pelo ilustre poeta e escritor Dr. Díogenes da Cunha Lima, mui digno Presidente da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, ladeado pela Dra.Anna Maria Cascudo Rodrigues Barreto, Embaixadora Cultural do Rio Grande do Norte, Dr. Janssen Leiros- Presidente da Academia Macaibense de Letras, Dr. Ormuz Simonetti- Presidente da Academia de Genealogia do RN, Dr. Jurandyr Navarro- Presidente da Academia de Ciências Jurídicas do RN, Eduardo Gosson- Presidente da União Brasileira de Escritores - UBE/RN, Escritora Lêda Varela Marinho, Presidente da AJEB/RN, Sebastião Bezerra, Vice-Presidente da SPVA/RN, e demais representantes de entidades literárias. 


A ACLA em parceria com a comunidade e a Igreja, na pessoa do seu pároco Padre Bianor, está elaborando um projeto para restauração dos monumentos históricos, religiosos e culturais da cidade. Esperamos que a Prefeitura também participe desse grandioso projeto em prol da cultura de Ceará Mirim. 

Chorinho ODEON
Nilson, Bruno e Cícero (Vovô)

Finalizando o evento, foi servido um delicioso coquetel e fomos agraciados com a música do GRUPO CHORINHO ODEON. Em seguida os poetas da Sociedade dos Poetas, retornaram a cidade do sol, que a noite já dormia, recitando belas poesias e entoando cantos em louvor a este momento. 

VIVA CEARÁ MIRIM!

PS.: Texto transcrito do blogue VIVICULTURA

CONFIRA MAIS ALGUMAS IMAGENS QUE ME ENVIARAM:

Jailza, primeira dama da ACLA, Dr. Pedro Simões e Pedro Grilo Neto 
Presidente de honra da Sociedade dos Poetas 

Escritor Francisco Martins(Mané Beradeiro - centro da imagem), com sua mana Socorro e sua esposa Sandra (minha prima simpática!)

Meus confrades da SPVA/RN: Ed Santos, Geralda, Ivam e Osany

Mais confrades da SPVA/RN: Auzêh, Yolanda, Sebastião, Janilson e Vivi

LÚCIA HELENA PEREIRA - CADEIRA 04 - PATRONA: MADALENA ANTUNES PEREIRA, QUE ENTROU COM SEU NETO E PADRINHO DE HONRA - RENATO JOSÉ DE MELO NETO, QUE VIVE EM SIDNEY-AUSTRÁLIA. MUITA EMOÇÃO PARA ESTA AMIGA!

PEDRO SIMÕES (PRESIDENTE DA ACLA), GIBSON MACHADO (VICE- PRESIDENTE) E CIRO TAVARES (ARTICULADOR DE PROJETOS DA ACLA). 


Minha cunhada Káthya e meu mano Maurício Câmara, representante oficial neste evento, que foi  receber meu diploma de Sócio-correspondente da ACLA em Vila do Bispo-Portugal, convite que me foi feito pelo confrade Pedro Simões e aceitei-o com o maior orgulho! Agora, sinto-me mais na responsabilidade de divulgar e representar a nossa ACLA com mais afinco e prometo que vou trabalhar arduamente, adotando uma posição defensiva, mantendo-me fiel à cultura cearamirinense, divulgando-a para que chegue ao topo do MUNDO! Agradeço a Deus por me oferecer mais esta oportunidade e segundo aos confrades que me elegeram como correspondente em terras lusas. A vida é demasiado curta e temos que saber agarrar a certas oportunidades para nos ajudar a florescer e favorecer a realização do nosso potencial. OBRIGADO, DEUS!

Mérito das imagens: Lúcia Helena, Gibson Machado e Vivi Viana

CONFIRA MAIS IMAGENS NESTES LINKS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!