NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Cultura: Exposição do PortoCartoon em Brasília-capital do BRASIL.

Cultura: Exposição do PortoCartoon no Brasil

De 9 de Agosto a 16 de Setembro, a exposição do PortoCartoon "PortoCartoon - Aviões e máquinas voadoras" vai estar em exposição no Espaço Chatô, em Brasília, Brasil. A exposição gira em torno da aviação e da primeira experiência de navegação aérea.

A "passarola" de Gusmão (1709) é o mote da exposição do PortoCartoon que vai ficar em exposição no Espaço Chatô (Brasília), de 9 de Agosto a 16 de Setembro.

"PortoCartoon - Aviões e máquinas voadoras" é o nome da exposição que contempla cerca de 40 desenhos de artistas do humor mundial e pretende evocar a data da primeira experiência percursora da navegação aérea, desenvolvida em Lisboa, no reinado de D. João V por Bartholomeu Lourenço de Gusmão.


Bartholomeu de Gusmão

Bartholomeu de Gusmão, natural de Santos, S. Paulo, Brasil, protagonizou a primeira experiência com um aeróstato de ar quente no mundo, o que serviu de motor à exploração do espaço pelo homem.Os trabalhos expostos foram seleccionados pelo júri internacional do XII PortoCartoon, presidido por Georges Wolinski (França).

Esta é a primeira exposição da entidade portuguesa em Brasília e está integrado nainternacionalização daquele museu, responsável pela organização de um dos concursos mais famosos do desenho de humor.

O PortoCartoon é, anualmente, subordinado a determinado tema de relevo internacional. A 11.ª edição foi dedicada às Crises. Anteriormente, já se centrou na Água, na Mudança de Século/Milénio, no Desporto, em Gutenberg, na Globalização, nos Direitos Humanos, entre outros.

A inauguração da exposição "PortoCartoon - Aviões e máquinas voadoras" está marcada para 9 de Agosto, pelas 19h00, no Espaço Chatô, em Brasília, e conta com a presença do director do Museu Nacional da Imprensa, Luís Humberto Marcos.


Leia no JPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!