NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

PRESIDENTE E CONFRADE "PEDRO SIMÕES ENVIA-ME BOAS NOTÍCIAS DA ACLA. CONFIRA!


A ACADEMIA CEARAMIRINENSE 

DE LETRAS E ARTES PODERÁ ADMINISTRAR 

A CASA GRANDE DO GUAPORÉ.


Pedro Simões, diz...

Pedro Simões
Se depender da Fundação José Augusto, a Casa Grande do Guaporé será administrada pela ACLA com apoio da própria Secretaria da Cultura. Essa possibilidade foi provocada por mim, que relatei o completo estado de abandono do mais significativo monumento cultural de Ceará-Mirim, que além de se constituir num "museu", inerte, sem o acervo mobiliário, ainda vem sendo depredado pelos vândalos por falta de um simples serviço de vigilância, tamanha é a insensibilidade dos seus mantenedores. A idéia que submetemos à consideração da Secretária da Cultura, Isaura Amélia Rosado Maia, é a de restaurá-lo e entregar à comunidade uma "Casa da Cultura", abrigando eventos culturais, encontros, seminários, exposições, etc.
Há um impasse: o imóvel, tombado pela FJA é propriedade do empresário Geraldo Melo que agora reivindica a sua posse, desfazendo o contrato de comodato com a Fundação José Augusto. Argumentamos com a Secretária que certamente Geraldo Melo se ressentia do fato da destruição do seu patrimônio, abandonado, mas que poderia reconsiderar diante da perspectiva de uma nova gestão, responsável e articulada, capaz de viabilizar um plano de restauração - como já se encontra em marcha com uma equipe de Recife - e de dar uma função utilitária ao próprio espaço.
É nossa idéia formar uma comissão composta pelo professor Assis Rodrigues, historiador Franklin Marinho, pesquisador Gibson Machado e eu, para trocarmos idéias com Geraldo Melo e dona Edinólia Melo, ex-prefeita da cidade e pessoa sensível à cultura, para chegarmos a uma solução consensual. É bom não esquecer que dona Edinólia Melo impulsionou o movimento cultural do município com a construção da "Estação Cultural Roberto Varela" e diversos eventos ligados à cultura.

Padre Bianor (Paróquia de Ceará-Mirim), Izaura Rosado Maia (Secretária Extraordinária da Cultura do Rio Grande do Norte) e Pedro Simões (Presidente da ACLA)

SECRETÁRIA ISAURA ROSADO 

APOIA A CULTURA DE CEARÁ-MIRIM


Hoje (23-08) pela manhã a Secretária da Cultura do RN, Isaura Rosado, nos recebeu em audiência - o padre Bianor e eu. Simpática, de trato simples e irradiando muita energia, a titular da cultura nos ouviu atenciosamente durante quase uma hora. Discorremos sobre a situação crítica do município, em meio a uma crise econômica sem precedentes, e desfavorecido nos empreendimentos culturais. Tratamos da possibilidade de adoção de uma alternativa capaz de gerar emprego e renda, utilizando, exatamente, o maior produto de exportação de Ceará-Mirim: a cultura. Informamos que a nossa idéia era a de inserir o município no trade turístico para operar em nível nacional, nos períodos de alta e de baixa estação, e a nível interno, na entre-safra, mantendo aquecida a demanda o ano inteiro. Amostramos o acervo cultural do Valeverde, não apenas no aspecto arquitetônico e histórico, mas na fusão com o seu patrimônio ativo, contemporâneo. A qualidade dos artistas plásticos, poetas populares, atores, músicos, escritores e historiadores, as manifestações da cultura popular, o artesanato...e o apoio e credibilidade da nossa Academia no seio dos produtores culturais locais.
Finalmente, o padre Bianor a informou que havia confiado à Academia Cearamirinense de Letras e Artes - ACLA, a coordenação da parte cultural da Festa da Padroeira, manifestando a sua expectativa de que essa iniciativa tornasse essa tradicional festa religiosa num modelo inovador que incorporasse o profano com fins educativos, lúdicos e utilitários. Chamando atenção para o fato de que essa oportunidade seria a primeira iniciativa piloto para os empreendimentos que se seguiriam, solicitamos o apoio financeiro e logístico da SC para esse evento, um ciclo que se inicia no dia 27 de novembro e prossegue até 08 de dezembro.
Entregamos uma planilha elaborada pela equipe da ACLA coordenada por Gibson Machado, onde se detalha a programação dos eventos dia-a-dia e o seu custo. A Secretária aceitou o desafio e nos encorajou dizendo que nós iríamos nos surpreender com o apoio que iríamos receber para essa festa.
Saímos, o padre Bianor e eu, com a convicção de que a secretária estava engajada no projeto de revitalização cultural de Ceará-Mirim.

Equipe da Secretária Izaura Rosado, com Pedro Simões e Padre Bianor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!