NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Exposição PortoCartoon em Brasília


O humor do PortoCartoon para estreitar as relações entre Portugal e o Brasil é o mote da exposição "Aviões e máquinas voadoras", que está patente até 16 de Setembro no Espaço Chatô, do jornal Correio Braziliense, em Brasília.

"O PortoCartoon pode ser um embaixador no estreitamento das relações entre Portugal e o Brasil", disse à Lusa o diretor do Museu Nacional da Imprensa, Luís Humberto Marcos que hoje estará na inauguração da exposição.

A exposição "PortoCartoon - Aviões e máquinas voadoras" pretende evocar a data da primeira experiência precursora da navegação aérea, desenvolvida em Lisboa, no reinado de D. João V, pelo padre luso-brasileiro Bartholomeu Lourenço de Gusmão.

Bartolomeu Lourenço de Gusmão, SJ (Santos, 1685 — Toledo, 18 de novembro de 1724) foi um sacerdote secular, cientista e inventor nascido na então colónia portuguesa do Brasil, capitania de São Vicente, em Santos, jesuíta, famoso por ter inventado o primeiro aeróstato operacional, a que chamou  "passarola". É uma das maiores figuras da história da aeronáutica mundial.

PortoCartoon- Iniciado em 1999, o PortoCartoon cedo se transformou num ponto de atracção do desenho humorístico à escala mundial. Centenas de cartunistas participam nele todos os anos, com cartoons que enobrecem essa linguagem universal do cartoon que é perceptível em qualquer parte do mundo.


Leia mais aqui  e aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!