NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sábado, 20 de agosto de 2011

Raoul Ruiz: chileno, francês e português, morreu ontem aos 70 anos.

Raoul Ruiz: chileno, francês e português
Raoul Ruiz durante as filmagens de "Mistérios de Lisboa"

O realizador chileno Raoul Ruiz, 70 anos, morreu ontem (19-08), anunciou a produtora cinematográfica Clap Filmes, responsável pela última obra do cineasta, rodada em Portugal, "Mistérios de Lisboa".

Raoul Ruiz, nascido no sul Chile, em 1941, filmou grande parte da sua obra, composta por mais de uma centena de filmes, na Europa. Vivia em França, onde procurou asilo político, após o golpe militar de 1973, liderado por Augusto Pinochet, que derrubou Salvador Allende.

Em Paris, Ruiz conheceu o português Paulo Branco, que produziu 15 dos filmes do cineasta. A relação entre ambos prolongou-se desde 1982 até aos nossos dias e levou a que Ruiz filmasse por 9 vezes em Portugal.

Paulo Branco ficou associado aos melhores momentos da carreira de Ruiz, nomedamente através da produção de "Genealogias de Um Crime" (1997), premiado com o Urso de Ouro em Berlim, e "O Tempo Reencontrado", a ambiciosa adaptação da obra de Marcel Proust.

Ambos colaboraram em "Mistérios de Lisboa", o fresco romanesco de quatro horas e meia integralmente rodado em Portugal e que se tornou num dos maiores sucessos internacionais do cineasta.

O filme, baseado na obra de Camilo Castelo Branco e com argumento de Carlos Saboga, foi exibido em França (onde continua em exibição, tendo sido visto por 100 mil espectadores), Estados Unidos, Espanha, Taiwan, Suíça e Bélgica e tem estreia assegurada noutros países, como Japão, Brasil, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.

"Mistérios de Lisboa" foi galardoado com a Concha de Prata no Festival de San Sebastian, em Espanha, com o Prémio Louis Delluc, com o Prémio da Crítica na Mostra de São Paulo e com três Globos de Ouro nacionais.

Raoul Ruiz com Paulo Branco na rodagem de "Mistérios de Lisboa"

Paulo Branco lembra-o como "uma das pessoas mais extraordinárias com quem convivi durante estes mais de 30 anos. É das pessoas que, em termos não só pessoais mas artísticos, mais me surpreendeu".

Em declarações à Antena 1, Paulo Branco acrescentou que teve um "prazer enorme" em todas as colaborações com o cineasta, que totalizam 15 filmes.

O produtor português define Raoul Ruiz como "absolutamente surpreendente", uma pessoa "de uma humanidade e de um humor que raramente se conseguem encontrar".

Ruiz não resistiu a uma infecção pulmonar e o seu estado de saúde suscitava frequentes cuidados desde que lhe foi diagnosticado um tumor cancerígeno no decorrer das filmagens de "Mistérios de Lisboa".

Muitos especularam que esse seria o seu derradeiro filme. Mas depois de "Mistérios" concluiu, no decorrer deste ano, uma adaptação da novela "La Noche de Enfrente", do escritor francês Jean Giorno, e tinha iniciado a pré produção de "As Linhas de Torres", cujas filmagens estão marcadas para começar em Setembro.

Paulo Branco já assumiu que pretende concretizar o filme histórico "As Linhas de Torres", uma produção com orçamento de 4,5 milhões de euros sobre a resistência anglo-portuguesa às invasões napoleónicas, com elenco internacional liderado por Mathieu Amalric e John Malkovich.

De acordo com a nota da produtora Clap Filmes, a cerimónia fúnebre realizar-se-á a 23 de agosto, às 10h30, na Igreja Saint-Paul, em Paris. O corpo do cineasta será sepultado no Chile.

Leia na RTPNotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!