NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

domingo, 28 de agosto de 2011

Belo Horizonte: curso resgata ofício das calçadas portuguesas


Decorre entre  31 de agosto e 16 de setembro, em Belo Horizonte, Minas Gerais, um curso de formação de profissionais de calçadas portuguesas.

A iniciativa é da  Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (SETE) e do Instituto Estadual do Património Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) , em parceria com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, a Fundação Municipal de Cultura e o Instituto de Arquitetos do Brasil.

A ideia é que novos profissionais preencham as vagas oferecidas pelas empresas de construção, restauração e conservação com eficiência, segurança, habilidade e qualificação, preservando, assim, o ofício de calceteiro, que é registado pelo município. O curso será ministrado pelo português Fernando Fernandes,  especialista em calçadas portuguesas.


A técnica das calçadas portuguesas  disseminou-se no Brasil, com exemplares em diversas cidades, como Manaus, Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. O famoso calçadão da praia de Copacabana, no Rio, é um dos seus mais emblemáticos exemplos. Na capital mineira, as calçadas portuguesas estão presentes em vários locais, com destaque para a Praça da Liberdade, algumas ruas da Savassi e do centro.

Calçadas em exposição

Até 18 de setembro, decorre no Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte, a exposição Tatuagens Urbanas sobre calçadas portuguesas em Portugal e no Brasil.

Leia aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!