NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

terça-feira, 16 de agosto de 2011

SAUDADES DA MINHA MÃE... MEU CORAÇÃO CHORA!


HOJE, FAZEM EXATAMENTE 13 ANOS QUE A MINHA QUERIDA MÃE "MARLI CÂMARA" ENCANTOU-SE! MEU CORAÇÃO CHORA DE SAUDADES. POR MAIS QUE O TEMPO PASSE, NUNCA A ESQUEÇO! NUNCA ESQUEÇO O QUANTO ELA SOFREU COM A TAL DA DIABETES, DOENÇA QUE TAMBÉM ADQUIRI, MAS QUE TENTO VENCÊ-LA A TODO CUSTO! É DIFÍCIL! MÃE, ÉS MEU ANJO NAS MINHAS HORAS SOLITÁRIAS!


Na manhã da quarta-feira de 05 de Agosto de 1998, recebo um telefonema da minha mana Dalva Câmara, a dizer-me que nossa mãe não estava se sentindo bem e levou-a para o Hospital São Lucas, em Natal/RN, onde ficou internada. 

Recebi esta notícia e senti um arrepio forte! Em prantos, fiquei a pensar... Ela já não sai de lá com vida! Meu coração já sofria.

Na tarde da sexta-feira (07-08-1998), fui visitá-la. Ao vê-la, tive a impressão que havia envelhecido mais rápido. Não era mais aquela MARLI cheia de vida, de ideias, de realizações...

Ao entrar, beijei-a na face e pedi-lhe a bênção. Ela foi logo demonstrando sua habitual preocupação, perguntando pelo meu filho RENNAN. Senti que ela estava nervosa, com as mãos trêmulas... Fiquei triste e preocupada!

Na tarde da quarta-feira (13-08-1998), visitei-a novamente e fui recebida com um sorriso nervoso e forçado, que deixou-me mais triste e sem esperanças. Aparentemente ela apresentava um quadro clínico razoável. Mas, observei que por dentro estava a sentir algo... Tentei aceitar com naturalidade! 

Manhã do domingo (16 de Agosto de 1998), meu mano Marigildo transmitiu-me um recado da minha mana Mocinha Câmara para que eu fosse ficar como acompanhante de nossa mãe. Daí, fui passar a tarde com ela no hospital, cheia de esperanças, pois o médico havia falado que ela teria alta na segunda-feira (17-08). Mas, quando chego no hospital e vi o estado que minha mãe se encontrava, perdi todas as esperanças!

Entretanto, meu pai chegou para visitá-la. Mas, em seguida, sentou-se numa cadeira de balanço que havia no quarto e acabou por dormir. Minha mãe até comentou: "- Olha, só vem pra dormir!". Risos...

Vez em quando, ela perguntava pelo meu mano Marcos. Quando ele chegou, a primeira coisa que perguntou foi: "- Trouxe minha carne de sol?". Imediatamente, Marcos foi comprar e muito tensa, voltei a ficar sozinha com minha mãe.

Hora do jantar! Dona Marli reclama da comida do hospital, pois ela estava desejando chegar a tal carne de sol! Por estar muito trêmula, não conseguia comer sozinha, tive que ajudá-la, dando-lhe comidinha na boca. Daí, Marcos chega com a paçoca de carne de sol, colocamos num prato, mas... ela nem esperou que déssemos na sua boca e pegou um pouco de carne  com a própria mão! Então falei: - O que é isso, mãe? Que gulosa! Foi neste momento que começou os últimos minutos dela aqui na terra.

Telefone toca, atendo... Era minha mana Dalva Câmara, querendo saber se estava tudo bem e foi exatamente neste momento que a nossa mãe não se sentiu bem e de repente  levantou-se da cadeira e pede-nos para levá-la até a cama já quase desmaiando. Marcos pega-a no braço e leva-a até a cama. Já em agonia, ela fala para meu mano: "- Meu filho, estou morrendo!", ao mesmo tempo, uma lágrima caia-lhe dos olhos.

Saí correndo feito uma louca a chamar pelos médicos, que imediatamente apareceram, mas já era tarde! Chegou sua hora!

Nunca esquecerei este dia doloroso! Penso nela a todo instante. Sinto saudades dos seus conselhos, dos seus gestos e carinho que tinha por todos. Sinto até falta dos seus gritos a chamar-me de cabrita, quando eu fazia algo de errado! Risos...

Sinto-me aliviada por este desabafo, ao relembrar este momento. Espero que meus caríssimos leitores me entendam!   

6 comentários:

  1. Ceicinha,

    Já ouvi dizer que saudade é coisa que dá e passa. Será? A dor de quem perde a sua mãe provoca uma saudade que nunca passa.
    Sou capaz de compartilhar com vc a sua dor. Que Deus lhe proteja. Com certeza, ela estará sempre pertinho de vc.
    Fica mais em paz!
    Saudades ,
    Beijos,
    Eliana Pereira

    ResponderExcluir
  2. Eu tive a satisfação de conhecer em 1980, Dona Marli Câmara, mãe do meu amigo e parceiro no Grupo Musical "Bicho de Sete Cabeças" - Marcos Câmara, quando fomos fazer um show na Cidade de Ceará-Mirim. As notícias que já tinha a época, davam conta de que Dona Marli, além de uma pessoa muito dedicada a família, também era um exemplo de ser religiosa,caridosa, dedicada a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, e um exemplo de honradez, trabalho, dignidade e amor ao próximo. Apesar de ter sido somente um rápido contato, a sua forma de tratar aos amigos do seu filho, eu e os demais integrantes do Grupo, de uma forma terna e amiga me impressionou muito. Daqui, escrevo esse rápido relato, e entendo agora, o porquê da saudade de Ceicinha Câmara, sua filha, que sei também deve se fazer enorme nos corações de todos os seus irmãos, e enfim, em toda a família. Dona Marli Câmara transmitia uma força muito intensa que era sentida por todos que se aproximavam dela, pois saíba que essa divina força, agora é a luz das boas saudades que retornam nas lembranças dos bons momentos, e no amor de mãe, amiga e grande cidadã que foi Dona Marli. Que a luz divina de Deus sempre acolha a sua mãe lá no átrio celeste, e que aqui possamos todos seguir os bons exemplos de amizade e de força do bem de Dona Marli Câmara. Abraços Fraternos e solidariedade para conforto na sua boa saudade.

    ResponderExcluir
  3. IVAM, CHOREI! QUE LINDO COMENTÁRIO! ESTOU SEM PALAVRAS, AMIGO! REALMENTE NOSSA CASA ERA SEMPRE CHEIA! TODOS QUE CHEGAVAM, ERAM BEM RECEBIDOS PELA MINHA SAUDOSA MÃE! NESTE SEU COMENTÁRIO, VOCÊ FEZ UM PEQUENO RELATO DE QUEM ERA ELA, QUE OCUPAVA-SE EM AJUDAR A TODOS, COM SUA SIMPLICIDADE. TENTO ESPELHAR-ME NOS SEUS BONS ATOS, FAZENDO COISAS QUE ELA ME ENSINOU E QUE A VI EXECUTAR, PARA QUE MEU ESPÍRITO FIQUE MAIS ELEVADO E TORNE-SE FELIZ! MEU OBJETIVO É SER FELIZ! OBRIGADO, MEU AMIGO!

    ResponderExcluir
  4. Amiga, Eliana! Sua mensagem transmitiu-me boas vibrações! Sinto que foi de coração!Através destas agradáveis sensações de carinho vou seguindo os meus dias. Um beijo no seu coração lindo!

    ResponderExcluir
  5. Querida Amiga Ceicinha: Bom dia sempre!Bem haja!
    Ao ler o comentário do grande Poeta Ivam a respeito de Dona Marli entendi melhor porque você é essa criatura maravilhosa, solidária, cheia de energia, terna, atenta amiga dos seus amigos, enfim, portadora de todas as qualidades herdadas por essa especial mãe que tão bem a criou. Nada suplanta os bons exemplos, e foi justamente o bem maior que ela lhe deixou, e que pratica diuturna e incansavelmente. Que Jesus a ilumine e guarde sempre, reavivando em sua mente os bons momentos vividos com tão excepcional figura humana. É natural que sinta grande saudade dela – principalmente por ter testemunhado os seus derradeiros momentos, mas saiba que, por ser uma alma altamente evoluída e iluminada, estará continuadamente ao seu lado, intuindo-a, amparando-a da melhor maneira que lhe for possível. Que a sua trajetória terrena continue a ser o reflexo do salutar convívio e dos sábios ensinamentos que dela recebeu. Fraternal abraço do seu admirador perene, com extensão ao seu maravilhoso companheiro de todas as horas, o Amigo Rodolfo, Rubens. Malu envia-lhe carinhoso e solidário beijo.

    ResponderExcluir
  6. Realamente minha querida essa dor de perder a mãe ,parece que não dimunuie e não passa ,o meu coração ainda chora muito ,fazem dois mesese que perdi a minha e parece que esa dor é infinita sinto tanta saudade doi tanto ,tanto ,que parece que as vzs ñ vou aguentar,mas so entende que passou por isso , Bom minha amiga espero que nossa dor se ñ for embora pelo amenize um pouco ,fique com Deus

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo!