NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Brasileiros ficam em Portugal apesar da crise económica


O número de estrangeiros em Portugal diminuiu 1,97% em 2010, mas a comunidade brasileira no país continua crescendo apesar da crise económica que o país atravessa.

Segundo o mais recente relatório do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Portugal, em dezembro de 2010 havia 445.262 estrangeiros, dos quais 119.363 eram brasileiros. Isso significa que uma pessoa em cada grupo de quatro estrangeiros é brasileira.

Em 2010, a comunidade brasileira em Portugal ganhou mais 3 mil integrantes, uma alta de 2,7% em relação a 2009. Os brasileiros são o maior grupo de estrangeiros em Portugal.

Tendência de queda

Para Gustavo Behr, vice-presidente da Casa do Brasil de Lisboa, o aumento no número de brasileiros é explicado principalmente pela regularização de imigrantes ilegais que vem ocorrendo nos últimos anos.

Ele prevê que, se a crise se agravar em Portugal, não haverá um aumento significativo de brasileiros nos próximos anos. De um modo geral, Behr afirma que a tendência é de queda no fluxo de imigrantes brasileiros.

“O que nunca vamos conseguir calcular é a imigração não regularizada de brasileiros. Mas temos a percepção de que ela está diminuindo. Ao mesmo tempo, há um movimento grande de brasileiros regressando, bem como de portugueses que estão indo para o Brasil”, declarou.

Crise e naturalização

No caso de outros países de língua portuguesa, a tendência é de clara queda no número de imigrantes em Portugal. A comunidade angolana, por exemplo, diminuiu 11,53% em 2010, segundo os números oficiais. Da Guiné-Bissau são menos 13,63%. Entre os cabo-verdianos, o recuo foi de 9,96%.

O governo português apresentou várias explicações para a diminuição no número de estrangeiros, sendo a principal delas a crise económica. “Essa diminuição deve-se ao fato de o país estar em crise e ser menos atrativo para os fluxos migratórios, entre outras razões”, afirmou o ministro da Administração Interna,Miguel Macedo.

Outro fator, afirma o SEF, é um crescimento do acesso à nacionalidade portuguesa por parte de estrangeiros residentes em Portugal. Depois dos brasileiros, as maiores comunidades estrangeiras em Portugal são oriundas da Ucrânia (49.505), Cabo Verde (43.979),  Roménia (36.830), Angola (23.494) e Guiné-Bissau (19.817).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!