NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

quarta-feira, 4 de maio de 2011

O PARTIR DO FOLAR DESTE ANO EM VILA DO BISPO FOI BASTANTE ANIMADO. CONFIRA!

Foi com muita animação e convívio que, no dia 25 de Abril, cerca de 300 pessoas deslocaram-se ao Pinhal da Samouqueira para o tradicional “Partir do Folar”.



Este evento é uma tradição popular, que se prende com o costume de depois da Quaresma, na segunda-feira de Páscoa, e para acabar com o período da austeridade imposto pela tradição cristã, as famílias deslocarem-se logo pela manhã ao Pinhal da Samouqueira, para a Festa dos Folares. Consigo levavam uma merenda composta entre outras iguarias, por mexilhões que eram assados na chapa e, como não podia deixar de ser, o tradicional Folar da Páscoa para comer e trocar com outras famílias. Este piquenique, fortemente relacionado com os valores da partilha e da confraternização, que tem várias décadas de existência era animado pelo acordeão, cantigas e jogos tradicionais. E neste convívio, a população de Vila do Bispo tenta manter essa tradição.


O SENHOR "ADELINO SOARES", EXMO. PRESIDENTE DA CÂMARA DE VILA DO BISPO, COM SIMPATIA ACEITOU TIRAR FOTOS COM ALGUMAS SENHORAS DO CONCELHO.

Imagem do Armindo Vicente. 
Câmara Municipal de Vila do Bispo ofereceu, à semelhança de anos anteriores, quatro megas folares com cerca de 55kg para a tradicional prova do folar.


O DESCANSO DO MEU AMIGO TONINHO...

GRUPO JOVEM DE VILA DO BISPO.

GRUPO DE SAGRES.

OS CASADOS E SOLTEIROS A BRINCAREM DE PUXAR A CORDA. OS CASADOS PROVARAM QUE SÃO RESISTENTES! RISOS...

ESTA BRINCADEIRA É BEM SENSUAL E OUSADA! RISOS... O JOSÉ ROSADO DA PAPELARIA DA VILA QUE LEVOU OS UTENSÍLIOS E A MALTA ENTROU NA FESTA! CONFIRA NO VÍDEO ABAIXO!



Foi uma tarde de convívio entre famílias, amigos, com muito churrasco, piqueniques... Esta iniciativa teve como objetivo dar continuidade a uma tradição popular que enaltece valores de partilha e confraternização.Tratou-se de uma organização da Câmara Municipal de Vila do Bispo.

2 comentários:

  1. Brincadeira bem ousada heim?Muito interessante este evento que a camara de vila do bispo organizou.Gostei muito.

    ResponderExcluir
  2. Isso é que foi festa!

    À antiga portuguesa!

    Bjjss

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo!