NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Lu Peçanha de Minas Gerais, compartilha "Nova Antologia de Fotografia “Da Luz e da sombra”.


Em entrevista com a fotógrafa Lu Peçanha, já com participação em uma nova Antologia de Fotografias com lançamento marcado para 02 de julho de 2011 em Lisboa, ela comenta: “Da luz e da sombra” é um grande livro de fotografias onde predominam a luz e a sombra. É grande também porque vem com um diferencial espetacular que me comoveu muito: Esta Antologia será lançada pela Edições Vieira da Silva, um novo apontador no mundo editorial, criada pelo meu grande amigo e também fotógrafo Antônio Vieira da Silva, português, que reside em Lisboa. Sinto-me feliz por esta nova conquista do Antônio, visto que sempre foi seu maior sonho ter sua própria Editora.

Sobre o livro Lu Peçanha destaca que são fotografias em preto e branco o que reforça ainda mais a luz e a sombra. Lu concorda com seu amigo Antônio quando ele diz que cada autor tem sua forma de enxergar este tema e ressalta: É maravilhoso o olhar de cada fotógrafo quando se trata da luz e da sombra. Tive dificuldade em retratar este tema, porque sou retratista de paixão. Fotografo pessoas, principalmente crianças que é o meu forte. Um tema como luz e sombra, causou-me certa ansiedade e exigiu que me dedicasse a instantes que por vezes passavam despercebidos. Como um ator que tende mais para um determinado papel, de repente se vê frente a um personagem diferente do que faz  o que poderá exigir dele maior dedicação. Mesmo assim resolvi enfrentar esse desafio que para minha surpresa, foi além do esperado. O que me impulsiona para esses novos desafios sem dúvida nenhuma tem sido o apoio de Antônio Vieira.
O livro “Da luz e da sombra” conta com 38 autores, oriundos de Portugal, Brasil, Cabo Verde e das comunidades portuguesas em França, Estados Unidos da América e Bélgica, somando um total de 101 belíssimas fotografias. Um livro que não se pode perder.
A fotógrafa comenta que apesar deste ano de 2011 ter iniciado com algumas preocupações, sua fé e sua determinação foram maiores que tudo. Ela relata o susto que passou: Passei por uma pequena cirurgia e meu filho caçula sofreu um acidente. Ele foi atropelado por uma moto no dia 17 de janeiro, mas sei que foi amparado pelas mãos de Deus e por isso quebrou apenas a perna esquerda. Enfrentou uma cirurgia na perna que foi quebrada e depois seguimos com dias de muitos cuidados e dedicação. Vi-me diante de um menino completamente sensibilizado e isso me tornou ainda mais amorosa e dedicada como mãe. Mostrei a meu filho que ele tem a força e que logo tudo passaria. Dois meses depois ele voltou a andar normalmente e passa muito bem.

Lu Peçanha e seu filho Luis Otávio

Susto passado, Lu Peçanha retoma seus trabalhos e fala sobre a indicação para as Academias : Foi um presente maravilhoso estas indicações: Academia de Letras Menotti Del Picchia - Itapira - SP, P.E.N. Clube de Itapira – SP, Academia Preandina de Artes, Culturas y Heráldica (Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela) - Instituto de Brasil – SP, uma surpresa maravilhosa. As indicações das Academias partiram do Conde Thiago de Menezes, grande escritor e jornalista, itapirense de Itapira, interior de São Paulo, uma pessoa muito especial.
Momentos ainda muito importantes, Lu Peçanha comenta sobre o Evento acontecido em Taubaté, São Paulo no mês de abril: Fui homenageada, junto com outras mulheres maravilhosas do Brasil todo, pelo Colunista Social, Raimundo Nonato, no Evento ESSAS MULHERES MARAVILHOSAS – DESTAQUE 2010. Foi um evento lindo e tivemos como nossa patronesse a exuberante e super simpática Elke Maravilha.
E para finalizar a fotógrafa Lu Peçanha deixa um recado para todos aqueles amantes da fotografia: Embora fotografar seja para algumas pessoas apenas um hobby, percebam que estarão sempre registrando algo importante. Porque a fotografia não esconde nada, pelo contrário, revela tudo.

Texto por: Marial Ronan – Redação/Personalidades
Fotografias por: Paulo Henrique Peçanha

Lucilene Ianino Lima Peçanha  - Lu PeçanhaFotógrafa Profissional
Psicóloga Social
Diretora Financeira da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de Minas Gerais (ARFOC - MG)
Membro Correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni - MG
Membro da Academia de Letras Menotti Del Picchia -  Itapira  - SP
Membro do P.E.N. Clube de Itapira - SP
Membro  Correspondente da Academia Preandina de Artes, Culturas y Heráldica - Instituto de Brasil - SP

Membro da UIFOTO (União Internacional de Fotógrafos)
Membro do Greenpeace -  Brasil
Embaixadora Universal da Paz  pelo Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix - Genebra - Suiça

 
 http://www.wix.com/Lucilene/Lu-Pecanha-Phothografias
 http://lupecanhafotografias.blogspot.com
 http://br.olhares.com/Lucilene 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!