NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

domingo, 15 de maio de 2011

DEFENDENDO NILO PEREIRA E A ACLA. Por: Francisco Martins.

FRANCISCO MARTINS NETO

ESCRITOR CEARAMIRINENSE, FRANCISCO MARTINS (MENTOR DOS PERSONAGENS: MANÉ BERADEIRO E LEITURINO), DEFENDE A MEMÓRIA DE NILO PEREIRA E DA ACLA-ACADEMIA CEARAMIRINENSE DE LETRAS E ARTES, QUE FORAM CITADAS DURANTE A ENTREVISTA DE DR. RICARDO CAVALCANTE, NO PROGRAMA "PAPO 10", NA "CEARÁ-MIRIM TV".

ISTO MERECE SER DIVULGADO! NÃO TENHO NADA CONTRA O DR. RICARDO CAVALCANTE! PELO CONTRÁRIO, SEMPRE FALOU COMIGO SIMPATICAMENTE! MAS, PENSO QUE ELE NÃO FOI FELIZ NESTA ENTREVISTA, QUANDO FALOU SOBRE A CULTURA CEARAMIRINENSE.

CONFIRA ABAIXO!

FRANCISCO MARTINS, diz...


Ricardo Cavalcanti, recentemente entrevistado no Papo 10 ( por João André), programa de televisão "Ceará Mirim TV" não teve sabedoria quando falou sobre a Cultura daquela cidade. Deu para notar nas entrelinhas que o entrevistado não é dado à leitura e muito menos a cultura.
Suas palavras foram soltas de forma exacerbante, sem base e conhecimento sobre o valor das entidades citadas e muito menos no que se refere ao escritor Nilo Pereira. Sr Ricardo Cavacanti o que a vida lhe ensinou aos longo deste meio século de existência? E se realmente ensinou algo, porque então não aproveitou tão importante momento para compartilhar conosco? Quando eu assisto a uma entrevista eu pergunto no final da mesma: O que aprendi aqui? E confesso que a sua não me trouxe riqueza nenhuma, pelo menos no que diz respeito a cultura. Aliás, permita-me dizer que suas declarações têm a tonacidade, e não mais do que isto, de quem ouviu o galo cantar, mas não sabe onde, nem quando. Nota-se claramente que Ricardo Cavalcanti não conhece a obra de Nilo Pereira. E isto é real, pois em momento algum da entrevista chegou a citar um só livro, ensaio, artigo ou seja lá o que for que tenha sido produzido pelo Nilo Pereira. Sabe Ricardo Cavalcanti é muito fácil tirar lenha de árvore caída. Nilo já não mais vive entre nós. Não o homem, mas sua eternidade quanto escritor há de ser perpétua enquanto existir um leitor que se debruce sobre seus livros. Nilo não esteve somente em 1954 em Ceará Mirim, todas as vezes que ele vinha ao Rio Grande do Norte sempre visitava sua terra. Eu mesmo, que sou de 1964, estudava no Enéas Cavalcante, ainda menino de calças curtas, presenciei a visita de Nilo nesta cidade e mais tarde, em outro ano, na reinauguração do Guaporé. No que diz respeito a Academia Cearamirinense de Letras e Artes-ACLA que foi citada também na entrevista, doeu- me na alma a declaração que seria mais uma entidade constituída por oportunistas. Ricardo Cavalcanti não confunda ESCRITOR com POLÍTICO, o primeiro tem o dever com o saber, a arte de escrever, a cultura, os livros, a expressão de um povo ( a língua). Sua missão não é fazer ponte, construir escolas, cuidar da saúde, administrar os recursos públicos e algo mais congêre. Já o POLÍTICO, este sim tem a obrigação de fazer algo por Ceará Mirim. Portanto, quando você formulou a pergunta sobre o escritores, ao invês de dizê-la assim: "...O QUÊ FOI QUE FIZERAM AQUI EM CEARÁ MIRIM?" Seria mais feliz se tivesse dito: QUE OBRAS ELES ESCREVERAM OU ESCREVEM? Mas, eu sei que nem mesmo o senhor teria resposta para sua pergunta, pois nota-se claramente que não é dado à leitura. Ademais, a ACLA ainda estar em fase de instalação. Aguarde! E verá que Ceará Mirim só tem a ganhar com a sua criação.
Em tempo: 1) a produção do programa deve também se preocupar com as imagens que são colocadas ao longo da entrevista. Pois ao citar Edgar Varela, a produção colocou a imagem do escritor Edgar Barbosa, que nunca foi prefeito de Ceará Mirim.
2) Ricardo Cavalcanti foi infeliz ao falar "culturistas. Não há este verbete no Aurélio. O certo é CULTURALISTA, aquele que é adepto e defensor da cultura.

Mané Beradeiro


Cidadão da lendária e mítica São Sarauê.

Contador de Causos e declamador de poesia matuta 

na literatura do Rio Grande do Norte


*********************
SÓ PRA LEMBRAR O QUE SIGNIFICA CULTURISTAS... 
Esta imagem diz tudo! Risos...

***********************
E SE QUISER ASSISTIR A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA, CLIQUE NESTE LINK ABAIXO, PARA IR DIRETO AO BLOGUE DA "CMTV".
O ASSUNTO SOBRE CULTURA É ABORDADO A PARTIR DOS 14 MINUTOS E 38 SEGUNDOS.

E EM BREVE, GERALDO PEREIRA, UM DOS FILHOS DO FAMOSO ESCRITOR CEARAMIRINENSE "NILO PEREIRA" VAI CEDER UMA ENTREVISTA DIRETAMENTE DE RECIFE À "CMTV", ONDE SAIRÁ EM DEFESA DA MEMÓRIA DO SEU DIGNÍSSIMO PAI, QUE JÁ NÃO ESTÁ AQUI NESTE MUNDO. OU SEJA, ELES QUEREM O DIREITO DE RESPOSTA! 

AGUARDE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!