NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

domingo, 8 de maio de 2011

UMA BELA CRÔNICA DA ELIANA PEREIRA, FILHA DO ESCRITOR CEARAMIRINENSE NILO PEREIRA. BOA LEITURA!

CONFESSO QUE O "DIA DAS MÃES" JÁ NÃO TEM TANTO SIGNIFICADO PARA MIM. VOU EXPLICAR PORQUE! PRIMEIRO PORQUE JÁ NÃO TENHO MINHA SAUDOSA MÃE "MARLI CÂMARA" NESTE PLANO DE VIDA. ELA, QUE ERA FIRME, QUE ARGUIA AS PESSOAS QUE NÃO LHE COMPREENDIA, DEMONSTRANDO-LHES SEU DESPRAZIMENTO... APRENDI MUITO COM ELA! SINTO SUA FALTA, POIS FOI MAIS QUE UMA "MÃE", FOI UMA AMIGA, COMPANHEIRA, QUE SEMPRE AGIU E ATUOU COMO GUARDIÃ DA FAMÍLIA. E SEGUNDO PORQUE AS CIRCUNSTÂNCIAS DA VIDA FIZERAM COM QUE EU E MEU FILHO "RENNAN CÉSAR" FICÁSSEMOS DISTANTES... ISSO DÓI-ME MUITO! SINTO-ME FRACA! E PENSO: SERÁ QUE VALE A PENA ESTE MEU ESFORÇO, DE TRABALHAR PARA DÁ AO MEU FILHO UM BOM ESTUDO, UMA BOA VIDA...? SERÁ QUE ELE (MEU FILHO) FUTURAMENTE RECONHECERÁ ESTA MINHA RENÚNCIA, ESTE MEU ESFORÇO? NESTE MOMENTO, TENTO SER REALISTA! A REALIDADE NÃO DEFINE OS NOSSOS LIMITES. ESTA É A MINHA VERDADE PESSOAL. O POETA CARLOS GUERRA DIZ QUE: "Seria muito bom se a gente pudesse botar a dor num envelope e devolvê-lo ao remetente". POR ISSO, TENTO SER FELIZ À MINHA MANEIRA, MESMO SOFRENDO! LEIA A CRÔNICA DA MINHA AMIGA ELIANA, POR FAVOR! (Ceicinha Câmara)

SER MÃE....


Esta é a semana das mães. O mês de maio já pertence a nós. O assunto é tão vasto e tão emocionante que , confesso leitores, não sei como definir tão facilmente.
Tive com minha mãe uma relação de carinho e de proteção incondicionais tão maravilhosa, que já me fez ver e sentir o valor de uma mãe na vida do seu rebento.
Hoje, chora o seu padecer extremo numa cama , sem que saibamos até quando Deus deverá levá-la. Essa tristeza é tão profunda, que me deixa sob o impacto de como poderia homenagear às mães, estando ela e seus filhos tão sofridos.
Apesar de tudo, ela será sempre o meu alento, a saudade de velhos tempos, que não voltarão, mas cujos valores transmitidos estão incorporados e fazem de mim o que sou. Hoje e sempre.
Também, sou mãe. Com muito orgulho, dou a minha pessoa o maior título alcançado. Como mãe, aprendi a amar sem limites, exercendo toda a doação de que um ser seria capaz.
Desde que me fiz mãe, senti o carinho mais gostoso de dar, não estabelecendo regras, pois o amor de mãe é tudo e muito mais. É carinho, doação, perdão, aproximação, veneração, orgulho e a própria anulação para ver sua filha realizada.
Com uma filha maravilhosa, doce e abnegada, experimento o amor de mãe mais glorioso. É um amor que começou desde que ela foi gerada e se perpetua em todas as épocas de suas vidas . É um contentamento indescritível.
Hoje , homenageio todas as mães. Aquelas que me estão perto ou distantes,as abnegadas, as sacrificadas e as , sempre, doadas.
Homenageio as mães, ainda, gestantes, as que acabaram de dar à luz, enfim, a você mulher que cumpre ou CUMPRIU, um dia, a sua grande missão: SER MÃE!!!!

ELIANA PEREIRA
Psicóloga
Recife-Pernambuco
Filha do escritor cearamirinense:
Nilo Pereira
VISITE O BLOGUE DA ELIANA AQUI!

Um comentário:

  1. Ceicinha,

    Mesmo um dia depois dos eventos, ainda é tempo de lhe desejar felicidades e muitos anos de vida. Que todos os seus sonhos tenham datas...
    Li o seu texto. Ainda que denotando sofrimento pala falta de sua mãe e ausência temporária do filho querido, coragem amiga.
    As circunstâncias nos levam a termos que vivenciar os fatos. Sua mãezinha , com certeza, está pertinho de você.
    Seu filho querido haverá de reconhecer o seu sacrifício. Não falo em felicidade plena. Já disse e reitero. Mas, o seu contentamento virá mais dia, menos dia...
    Te adoro, bjs, Eliana

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo!