NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

REENCONTRO DE LÚCIA HELENA E RUY LIMA NO MEU BLOG.

A CONTERRÂNEA E AMIGA - CEICINHA CÂMARA - MEXENDO EM MINHAS SAUDADES E SAUDARES - RUY LIMA!



MOMENTOS DE RECORDAÇÕESLúcia Helena Pereira

Acesso o blogue de minha conterrânea Ceicinha Câmara, que mora há algum tempo em Vila do Bispo (Algarve), Portugal, e encontro uma parte de mim, desintegrada desde o final da década de 90 - RUY LIMA!
Dele guardo gratas lembranças, momentos felizes vivenciados em nossa velha e querida terra verde. A terra onde Deus despejou as mais belas esmeraldas - Ceará-Mirim! Esse o sortilégio de quem nasce no vale, naquele verde amanhecido em orvalho, o vento trazendo o cheiro do mel, as árvores exibindo sua exuberância, os rios velozes correndo em nossas saudades, os cambiteiros assobiando canções nostálgicas, as finas chuvas bendizendo a fartura das entre safras. A matriz, a praça, o povo bom, o sabor do caldo de cana do mercado, as esórias e histórias, as festas, os mitos, a terra lendária, lobateana e rica! É dessa paisagem que vem a minha poesia e o sortilégio de ter sido considerada, por Nilo Pereira : "a menina do vale", com suas bonecas, o canavial, os afetos e sua fidelidade telúrica.
Ruy Lima - artista plástico - que sempre estava presente nas homenagens que o vale me fez. Lembro-me do seu olhar amoroso e das palavras eternas: "você é uma linda mulher, muito sexy e cheirosa...". Eu gostava dessas mentiras exorcizando meus pensamentos, nos idos de 80 e meados de 1990. Ruy, o menino de múltiplos talentos. Escritor notável e artista plástico de valor inconteste. Um dia, entrando no vale, busquei o artista e alguém informou: "ele mora em outro lugar"!
Hoje eu achei esse lugar - não podia ser diferente - a praia maravilhosa de Rio do Fogo, próxima a Ceará-Mirim, onde mora o jovem de olhar amoroso e terno, que teve sua estréia na pintura fazendo ilustrações aos sete anos de idade. As cores e formas que saem da sua criatividade e do seu fascínio pelas artes plásticas, derramam poesias. Ele é o oficineiro do vale verde em viagem por outras alegorias verdes, quem sabe? em viagem breve, podendo regressar de repente, trazido pelas mãos d
os anjos, para pintar o verde harmonioso da terra verde e todo o seu esplendor.

Ruy Lima, eu lhe encontrei!

Beijos, Lúcia Helena



Ceicinha Câmara - óleo sobre tela, pela
artista cearamirinense - Licinha Brandão


RUY LIMAO artista plástico cearamirinense Ruy Ferreira de Lima, nasceu aos 11 de janeiro de 1972 na comunidade de Mineiros, em Ceará-Mirim.
Além de artista plástico, Ruy Lima é escritor, ator, compositor, cineasta e professor.

Na vida artística, Ruy Lima participou de vários concursos, sempre se destacando nos primeiros lugares.
Em 1999, publicou pelo selo RTV Imagens (do meu primo Rauze Câmara)

“A Arte de Pintar”, uma obra didática em vídeo, e no mesmo ano, dirigiu o espetáculo “A Paixão de Cristo” com atores amadores do Colégio e Curso Alternativo do Grupo Ferro Cardoso de Natal.
Em 1994, a Prefeitura de Ceará-Mirim conferiu ao artista, o diploma
“Amigo da Biblioteca”.
Atualmente, Ruy Lima reside na Fazenda São Luiz, em Canto Grande, distrito de Rio do Fogo.

*****************
A este amigo desejo sempre muito sucesso!

Admiro-te!
CEICINHA CÂMARA

CONHEÇA MAIS SOBRE O RUY LIMA
http://cirandaeditora.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!