NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

E HOJE, NA GALERIA NEWTON NAVARRO DE NATAL/RN, RECEBE A EXPOSIÇÃO ‘CARICATTO’

CARICATTO



GALERIA NEWTON NAVARRO
RECEBE A EXPOSIÇÃO ‘CARICATTO’ NESTA QUINTA-FEIRA
Galeria Newton Navarro vinculada a Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) inaugura nesta quinta-feira (9) a exposição ‘‘Caricatto” do Artista Túlio Ratto. A abertura acontece a partir das 19hrs e segue aberta ao público até o dia 23 de setembro.
De Annibale Carraci, no fim do século XVI, a Pier Leone Ghezzi, passando por Monet, Picasso, Nair de Tefé, Millôr Fernandes, Ziraldo, Jaguar e tantos outros talentos de cá e alhures, a caricatura vem através dos tempos destacando de forma bem humorada características marcantes de seus personagens.
É assim também o trabalho de Túlio Ratto. Totalmente digital, sua arte de retratar pessoas vem a cada dia ganhando mais visibilidade e chega a Natal. “Caricatto”, terceira exposição de Túlio Ratto, reúne cerca de 146 caricaturas que retratam de forma bem humorada personalidades de Natal e do Estado. São políticos, empresários, advogados, jornalistas e profissionais das mais diversas áreas. Entre eles, Iberê Ferreira, Cassiano Arruda, Vicente Serejo, Anna Maria Cascudo, Rosalba Ciarlini, Robinson Faria, Garibaldi Alves, Lavoisier Maia, Jener Tinoco, Cláudia Santa Rosa, Thaísa Galvão, Eliana Lima, Laurita Arruda, Erick Pereira, Felipe Maia, Nelly Carlos, Micarla de Sousa, Isaura Rosado, Luciano Herbert, Tertuliano Pinheiro, Wilma de Faria, Ângela Pinheiro, Falves Silva, Crispiniano Neto, Deífilo Gurgel, Tarcísio Gurgel e tantos outros.
A abertura contará com a apresentação de um duo de violão com os músicos mossoroense, Denilson e Guido, além do show de Simona Talma. A exposição ficará aberta ao público entre os dias 9 e 23 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e tem o patrocínio da Prefeitura Municipal do Natal, cachaça Papary, Bombom Café, banca Cidade do Sol e Iluminar. A entrada é gratuita.
TÚLIO RATTO
Autodidata convicto e leitor contumaz, Túlio César Pereira ou Túlio Ratto, como se batizou quando ingressou no mundo das artes e letras, é um ex-pintor de paredes e de letreiros, filho caçula de uma prole de treze filhos do agricultor João Félix Pereira e da professora Maria das Dores Pereira.
O interesse por traços e cores veio desde que se conhece por gente e foi incentivado por sua mãe, chamada carinhosamente de dona Mariinha. As influências, muitas, vieram de todos os lados, mas principalmente de Edmar Viana, Brito, Aroeira e Maurício de Souza.
Das paredes para o papel, muita tinta rolou. A custa de muito esforço e perseverança conseguiu em 2004, lançar a revista Papangu, da qual – entre outros exercícios e práticas artísticas – é editor e ilustrador. Conhecida por sua irreverência, a revista Papangu – que tem o patrocínio da Lei de Incentivo Câmara Cascudo - vem nos últimos seis anos abrindo espaço para os talentos do Rio Grande do Norte e se destacando por suas capas bem humoradas. “A política é o berço esplêndido do humor”, diz Túlio Ratto ao explicar porque mistura literatura, poesia, piadas e política na revista.
Com essa receita, a Papangu vem conquistando leitores por onde passa e faz parte, inclusive, da Biblioteca do Brasil, em Nova York, nos Estados Unidos.

--
Assessoria de Comunicação da Funcarte
Tiana Costa - 9121 9665
Tatiana Tarquino - 8819.3156
Tel: (84) 3232.8836

VISITE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!