NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Actriz Sophia Loren homenageada no Douro Film Harvest, em Lamego - PORTUGAL

Lamego rendido a Sophia Loren

IMAGEM: Iolanda Vilar

A actriz italiana Sophia Loren foi recebida em apoteose à entrada do Teatro Ribeiro da Conceição, em Lamego, ontem, onde foi agraciada com a CastaDouro Carreira, no âmbito do Douro Film Harvest – festival de cinema. (Por: Iolanda Vilar).

"Belissíma, belíssima." Foi com esta ovação que os populares brindaram o ícone do cinema mundial e uma das mulheres mais belas do seu tempo.

Desfilando na passadeira vermelha que dava entrada, ao apelidado 'Scala de Milão do Douro', a diva da sétima arte encantou e espalhou charme e beleza. Os fãs mais atrevidos não resistiram em pedir um autógrafo ou até mesmo entregar um bilhete onde expressavam sentimentos contidos ao longo dos anos.

"Está fantástica e linda como sempre" expressou uma popular mal viu Sophia Loren a sair

Pela primeira vez em Portugal, a actriz italiana não conteve a emoção ao ouvir da voz do fadista Carlos do Carmo o seu célebre fado "Lisboa, menina e moça".

"Uma honra e algo impensável" confessou este intérprete, assumido fã de Sophia Loren. "É a materialização de um sonho, de estar ao lado de uma mulher que sempre venerei e me fez sonhar". Dirigindo-se à actriz, em italiano, revelou o seu apreço e a paixão partilhada em família pela sua longa carreira.

Convidada de honra desta segunda edição do Douro Film Harvest, Sophia Loren confessou na conferência de imprensa da parte da manhã "estar muito feliz por ser alvo de uma homenagem do maravilhoso público português".

"Estou encantada com o Douro e com a suas paisagens" disse Sophia Loren que lamentou ainda não ter provado vinho do Porto.

Assumindo-se como uma mulher de família, a diva italiana disse que "sempre coloquei em primeiro lugar a minha família e depois a carreira", sendo esta a chave para o sucesso de uma longa carreira, sem escândalos nos tablóides.

Sophia Loren afirmou que o cinema é a sua grande paixão e que continuará a trabalhar sempre que convidada.

O Douro Film Harvest apresentou entre 5 e 11 de Setembro uma colheita de películas, em quatro cidades durienses: Lamego, Sabrosa, Vila Real e Freixo de Espada à Cinta. Já revelou grandes nomes da sétima arte, tendo mesmo na primeira edição apresentado a actriz norte-americana Andie McDowell.

Este  festival dedicou uma secção do evento - o Tawny Tribute - aos filmes mais marcantes de Loren: 'Ontem, Hoje e Amanhã', 'Duas Mulheres', 'Nine', 'Prêt-à-Porter' e 'Casamento à Italiana'.

Sophia Loren, nome artístico de Sofia Villani Scicolone, conta com mais de 90 filmes, 48 prémios e 21 nomeações, tendo trabalhado com grandes realizadores, como Vittorio de Sica, Federico Fellini, Ettore Scola, Robert Altman, Lina Wertmüller.

A fama mundial chegou em 1962, após ser a primeira intérprete estrangeira a ganhar o Óscar de Melhor Actriz, pela interpretação, na sua língua natal, em 'Duas Mulheres', filme que lhe valeu também o prémio de Melhor Actriz no Festival de Cinema de Cannes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!