NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Maior produção de energia eólica em Vila do Bispo; Algarve - Portugal.


A produção de energia eólica no concelho de Vila do Bispo vai ser reforçada, mas o número de aerogeradores existente irá diminuir. Os equipamentos actualmente em funcionamento serão substituídos por outros mais modernos e com maior eficiência no aproveitamento do vento.

Os novos aerogeradores apresentam uma maior eficiência 
no aproveitamento da energia do vento



Está em causa o designado projecto de ‘repowering do Parque de Lagoa Funda’, que já obteve luz verde do Governo, embora de forma condicionada em relação às incidências ambientais. O actual parque é composto por 18 aerogeradores, com 500 kW de potência unitária. O projecto prevê que passem a existir apenas seis aerogeradores, mas de maior potência unitária (2 MW). Assim , a estimativa é de que a produção média anual aumente em 21,65 GWh.
Segundo a decisão do secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, as incidências negativas – as mais relevantes ocorrerão na fase de construção e desactivação – "são susceptíveis de minimização". Em relação à avifauna, poderá mesmo verificar-se "uma diminuição" das incidências.
Além deste projecto, está em fase de Avaliação de Impacte Ambiental o Parque Eólico da Raposeira, que prevê a instalação de três aerogeradores. As torres terão 80 metros de altura e serão instaladas a cinco quilómetros de Vila do Bispo, numa zona que conta com cerca de 3100 horas de vento por ano.
Por:José Carlos Eusébio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!