NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

NOTÍCIAS DA VILA DO BISPO - PORTUGAL

VILA DO BISPO


Vila do Bispo comemorou no último 22 de Janeiro (2010) o dia do Município e o dia do seu Padroeiro São Vicente.
Para assinalar esta data, a Câmara Municipal preparou um conjunto de iniciativas políticas, religiosas e culturais.

Um dos momentos altos consistiu na visita do Ministro da Administração Interna, Sr. Rui Pereira, às intalações provisórias da Guarda Nacional Republicana (GNR).


O governante elogiou o espaço "muito dígno", e deixou expressa a intenção do seu ministério dotar o Concelho de um espaço construído de raiz para esta força de segurança. O Senhor Ministro disse que se trata de um investimento que "abrangendo o edifício e as estruturas de apoio, será de cerca de 2 milhões de euros" e que o processo está em fase de arranque do respectivo concurso.

Presidente da Câmara Municipal, Adelino Soares na esquerda da foto

O programa das festas do Dia do Município envolveu, ainda, uma sessão solene da Assembléia Municipal, a procissão de São Vicente, um simulacro sísmico (pois está é uma zona propícia a abalos sísmicos), uma amostra de artistas do Concelho e vários espetáculos.

O espetáculo mais importante e esperado foi o do comediante e apresentador televisivo MARCO HORÁCIO, vestindo a pele do "Rouxinol Faduncho", personagem criado pelo humorista, que nasceu de um trabalho de análise e observação a algumas figuras características da sociedade portuguesa, quem tem vida própria, tiques, gestos, gostos e uma abordagem social completamente distinta e reconhecida como tendo todos os requisitos de um "Homem Real".


O personagem Rouxinol Faduncho é um fadista (cantava fado em algumas tascas - botecos - e o sucesso era estrondoso), ex-emigrante, que foi expulso da Alemanha por contrabandear produtos nacionais e vender aos portugueses emigrantes que viviam no país alemão.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!