NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sábado, 20 de fevereiro de 2010

HISTÓRIA

Batalha Naval do Cabo de São Vicente
SAGRES - SUL DE PORTUGAL
- 1780 -



A Batalha Naval do Cabo de São Vicente, ou Batalha do Cabo de Santa Maria, teve lugar ao largo da costa de Sagres, em 16 de Janeiro de 1780.
O almirante britânico Sir George Rodney saíu vitorioso sobre uma esquadra espanhola sob o comando de Don Juan de Lángara.

É também conhecida como a Batalha Moonlight, porque era incomum para batalhas navais ( na era da vela) ter lugar de noite.


32 mortos

102 feridos

1 navio destruído

4 navios capturados

(fonte wikipedia)

CABO DE SÃO VICENTE

Curva majestosa, onde os deuses tiveram morada e a magia aconteceu. Segundo os romanos, a área era o Promontorium Sacrum, onde o sol, no seu ocaso, fazia ferver as águas oceânicas.
Local de passagem obrigatória dos navios em direcção ao Mediterrâneo, o Cabo de S. Vicente foi palco de importantes batalhas navais. O corsário inglês Sir Francis Drake (ca.1540-1596) atacou e saqueou a fortaleza de Sagres em 1587, depois de destruir parte da armada espanhola fundeada no porto de Cádiz.Em 1693, o almirante francês Tourville derrotou uma esquadra anglo-holandesa ao largo do Cabo. Uma armada espanhola sofreu igual sorte, em 1870, frente ao almirante inglês Rodney. Nelson e Jarvis derrotaram outra armada espanhola , em 1797. A esquadra ao serviço do rei absolutista D. Miguel foi capturada em 1833, pela armada liberal hasteando a bandeira da sua sobrinha, a rainha D. Maria II.

A Fortaleza do Cabo de S. Vicente é uma construção do séc. XVI, com reedificações nos sécs. XVII e XVIII. Armas de D. João II na porta principal. No seu interior, o antigo convento dos frades Jerónimos, fundado no séc. XVI, e uma capela, com origem no séc. XIV, construída sobre o local onde a tradição indica ter sido a sepultura de S. Vicente.

O curioso farol no extremo do Cabo é uma versão actualizada daquele que, em 1515, o bispo do Algarve D. Fernando Coutinho mandou erguer para a segurança da navegação.
O Cabo de São Vicente representa o fim do Velho Continente, onde a terra se acaba e o mar começa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!