NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

domingo, 14 de fevereiro de 2010

NOTÍCIA DE PORTUGAL


                              
     
Hoje comemora-se o Dia dos Namorados  cá em Portugal e chama-se Dia de São Valentim. Através de pesquisas que fiz, vou tentar explicar o real significado deste dia que, além de ser um dia de consumismo, ou melhor, mais um dia para se venderem algumas coisas que interessam pouco, tambem é um dia de sorrisos, de amor, de lembrar quanto amamos...

COMO SURGIU O DIA DOS NAMORADOS?

Segundo a versão mais conhecida, a comemoração teria se originado na Roma antiga, no século III. O padre Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.


Além de continuar celebrando casamentos, ele casou-se secretamente, apesar da proibição do imperador. Tendo se recusado a renunciar ao Cristianismo, Valentim foi condenado à morte. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão.

Antes de partir, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado”.

Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pã (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.

Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o Valantine´s Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada.


A HISTÓRIA DO DIA DOS NAMORADOS NO BRASIL

No Brasil, é comemorado em 12 de junho apartir de 1949, quando o publicitário João Dória trouxe a idéia do exterior e a apresentou aos comerciantes. Como junho é um mês de vendas baixas, eles decidiram comemorar a data nesse mês e ainda escolheram a véspera de Santo Antônio, o santo casamenteiro como o Dia dos Namorados.

HOMENAGEM AO MEU AMOR

E é lógico que, não poderia deixar de demonstrar o sentimento que tenho pelo meu português - Rodolfo Taquelim -, companheiro, fiel, conselheiro, atencioso, amoroso e acima de tudo meu AMIGO.

Quando cheguei cá em Portugal, logo conheci-o. E ainda bem! Porque ele foi muito importante na minha fase de adaptação. Talvés se eu não tivesse conhecido o Rodolfo, não estaria aqui! Pode até não transparecer, mas ele é um homem muito inteligente, forte e além de amá-lo, admiro-o! Sempre apoiou-me, dando-me forças para não desistir dos meus sonhos.


Dedico este poema a mim e ao Rodolfo,
que é de um dos maiores poetas
da Língua Portuguesa.


AMO-TE RODOLFO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!