NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

NOTÍCIAS DA VILA DO BISPO - PORTUGAL

Câmara de Vila do Bispo apresenta candidatura às
“7 Maravilhas Naturais de Portugal”

A Câmara Municipal de Vila do Bispo apresentou, no inicio do mês de Janeiro de 2010, a candidatura da Reserva Biogenética de Sagres à eleição das “7 Maravilhas Naturais de Portugal”.

Vista panorâmica "Farol do Cabo de São Vicente" - Sagres. Portugal

A Reserva Biogenética de Sagres, foi criada pelo Conselho da Europa em 1988 para salvaguardar a grande diversidade de espécies e habitats naturais existentes na zona do Cabo de S. Vicente, pois trata-se de um território singular pela sua localização geográfica, com influência mediterrânica e atlântica, onde figuram inúmeros endemismos, especialmente de flora, havendo ainda um grande destaque para as inúmeras espécies de aves nidificantes ou migratórias.

Refira-se que o litoral escarpado da Ponta de Sagres possui uma grande variedade de habitats costeiros, incluindo sapais, falésias, sistemas dunares e sistemas lagunares. Também, as características diferenciadoras do ecossistema marinho favorecem o desenvolvimento de uma flora rara e muito especifica considerada única no mundo.

Das espécies que se reproduzem na zona, é de destacar a avifauna abundante e diversificada que conta com a presença de 25 espécies de aves nidificantes nas falésias.

Das ocorrências mais curiosas desta região, destaca-se a migração outonal de milhares de aves planadoras, nomeadamente de rapina, como a águia-calçada, gaviões, falcões-abelheiros, grifos entre outras.
 
Este projecto da autoria da “New 7 Wonders Portugal” pretende eleger os sete monumentos naturais do nosso país, que possuam um ou mais aspectos de raridade ou representativos em termos ecológicos, estéticos, científicos e culturais, sob o mote “Se queremos proteger alguma coisa, em primeiro lugar, temos que saber aprecia-la”. Os nomeados são organizados nas seguintes 7 categorias, que representam a diversidade paisagística de Portugal: 1 – Zonas Marinhas, 2 – Grutas e Cavernas, 3 – Praias e Falésias, 4 – Florestas e Matas, 5 – Grandes Relevos, 6 – Zonas Protegidas e 7 – Zonas não Marinhas.

Esta iniciativa para eleger em 2010 as “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, tem como objectivo sensibilizar os portugueses para a necessidade de preservar o património natural do país.

A lista final de nomeados será elaborada por um painel de especialistas convidados pela “New 7 Wonders Portugal” e o anúncio dos vencedores terá lugar na Lagoa das Sete Cidades, em S. Miguel, nos Açores, a 11 de Setembro de 2010.



Para informações mais detalhadas, os interessados poderão consultar o site

www.7maravilhas.pt.









2 comentários:

  1. Lindo este lugar. Ideal para ler um bom livro.
    Seu blog esta ficando cada vez melhor, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Francisco Martins, este lugar inspira-me! Estou a amá-lo cada vez mais! Trnsmite-me uma grande nostalgia! Um abraço e continue a visitar este meu humilde blog.

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo!