NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

HOMENAGEM A DESPORTISTA PORTUGUESA

Dora Gomes
Sem sombra de dúvidas, este é um nome que ninguém irá esquecer e que marcará para sempre o Bodyboard em Portugal. Acredito que muitos daqui de Portugal a conhecem bem, mas para meus amigos do Brasil, aqui vos apresento a campeã mundial de Bodyboard, 4 vezes campeã europeia e 6 vezes campeã nacional. Fique a conhecer o seu curriculum, gostos pessoais e curiosidades.


Dora Maria Jorge Gomes Ambrósio, nasceu em Lisboa, em 29 de Janeiro de 1971, é filha do sr. Manuel Portugal Gomes Ambrósio e sra. Clarinda Martins Jorge, adora CAPOEIRA que é seu atual desporto e tem como code name: LUA CHEIA.
"Põe tempero nesse jogo
Que a baiana já mandou
Do dendê e acarajé
Todo mundo já provou"


Em seu blog: http://www.doragomes.com/home.php , ela descreve a capoeira desta forma: "- Adoro a cultura africana e brasileira, música e dança sempre foi uma coisa que senti falta. A Capoeira surgiu na minha vida numa fase de transição. Tinha deixado de ser profissional de BB. Pensei que seria uma boa oportunidade de estar em forma. Rapidamente senti que a Capoeira era muito mais do que isso. A música, o canto, o convívio, a dança, a mandinga, o desfio, o axé, a magia... .o que senti foi uma sensação de liberdade, preenchimento, alegria, força, tranquilidade, harmonia, companheirismo, emoção... a paixão foi crescendo dia após dia. Existia um caminho aliciante a percorrer, um caminho que quando dei por mim já estava nele de uma forma totalmente penetrada, a capoeira era parte da minha vida."

Tocando berimbau? És um gênio, Dorita!

Para quem ainda não sabe, podemos dizer que a Dora pertence ao Conselho Superior de Desporto, foi condecorada e homenageada pelo Secretário de Estado do Desporto e pelo Presidente da República Jorge Sampaio, no ano de 1997… e tudo por causa do Bodyboard !!!

Ex-presidente Jorge Sampaio condecorando Dora Gomes em 1997



O Exmo. Ex-Presidente da República Portuguesa, 
Jorge Sampaio mostrando seu lado radical com a Dora Gomes

Digo-vos que está grande atleta tem uma simplicidade incrível! Tive algumas oportunidades de conversar pessoalmente com a Dorita (é assim que a chamo carinhosamente, quando me apetece) e ela demonstrou-se bastante humilde! Ela gosta de conhecer pessoas com espírito vencedor. Ela é uma baixinha guerreira! Admiro-a por demais! Então, aqui faço a minha homenagem à está atleta que é uma verdadeira campeã da VIDA.

E aqui estamos! Eu e a Dorita, 
na casa da minha cunhada Lourdes, 
na altura da Passagem de Ano de 2006

Sempre teve o sonho de morar para o paraíso do Swdoeste Algarvio. Onde se sente em harmonia com a natureza e a vida. Em busca de paz, bons treinos, tranquilidade, vida saudável, harmonia, natureza bruta e pura e especialmente qualidade de vida. Devido a isso, decidiu vir morar cá em Vila do Bispo.
A nova vida na Vila do Bispo agrada-lhe muito. É sem dúvida onde quer viver para sempre. Nunca se sentiu tão bem como aqui, é como se tivesse voltado ao local onde nasceu.  Foi super bem recebida e tratada por todos os habitantes e amigos.

Dora Gomes com minha cunhada Lourdes Duarte

 Diz a Dora: "- Aqui a vida é saudável, pacata, simples, tradicional, cheira bem, tem uma paisagem fora de série, muita natureza, desporto, animais, pureza,... na Vila a qualidade de vida é enorme."  Nessa fase de adaptação no Algarve, ainda morou um tempo na casa da minha cunhada Lourdes Duarte, mãe dos também desportistas e campeões nacionais do Bod-Board: Luís Bajolo e Teresa Duarte.

Dora Gomes, Teresa Duarte, Catarina e Luís Bajolo 

A nossa Dorinha simboliza actualmente a credibilidade e o reconhecimento público do Bodyboard.
Atleta empenhada não só em promover a prática do BB, mas também os valores mais nobres que estão ligados ao desporto. 

Três campeãs e guerreiras: 
Catarina Souza, Dorita e Teresa Duarte

Talvez por isso tenha sido condecorada pela Organização Mundial de BB GOB com o troféu Most Inspirational.
A Dorinha enche de alegria e orgulho todos os portugueses, já que os seus feitos e currículo de tanto renome alcançaram a nível nacional e mundial…



MENSAGENS ENVIADAS AO BLOG DA DORA GOMES:


Lisboa 1997
Cara Amiga,
Quero felicitá-la pela obtenção do título de vice-campeã da Europa de Bodyboard, recentemente conquistado.
Este título é um motivo de orgulho para o desporto nacional e muito honra o nome de Portugal.
Desejo-lhe as maiores felicidades no futuro.
Com muitas e amigas lembranças do
Jorge Sampaio - Presidente da República


Palácio de Belém 1999
Cara Amiga,
Muito me apraz felicitá-la novamente, desta vez pela brilhante vitória no Campeonato da Europa de Bodyboard recentemente disputado na Praia Grande.
A conquista do título de campeã da Europa é motivo de orgulho para todos nós e muito honra o Desporto Nacional.
Faço votos para que continue a dedicar-se a esta modalidade com o mesmo afinco e que daí resulte a obtenção de novos títulos.
Com um abraço do
Jorge Sampaio - Presidente da República



Lisboa 1999
Dora Gomes,
Felicito-a pelo notável trabalho que tem desenvolvido em prol do Bodyboard e pelos excelentes resultados que tem obtido.
Muitos sucessos para si e a continuação de afirmação do Bodyboard que através de si se tem destacado no panorama desportivo nacional.
Saudações amigas
Júlio Miranda Calha - Secretário de Estado do Desporto


Parabéns Dora, pela grande conquista para Portugal está cada vez mais mostrando a sua força no esporte!! Continua assim... que vai longe.
beijão
Guilherme Tâmega - 6 x Campeão Mundial. BRASIL



Cara Dora Gomes
O Museu Nacional do Desporto tem a honra de vos enviar calorosas saudações, e os parabéns do tamanho de Portugal.
Muito obrigado Dora Gomes por mais esta vitória e pelo contributo que ela tem para o prestígio do surf e do desporto português.
Pedro Cardoso - Museu Nacional de Portugal

Querida Filhota
Foi com muita emoção e expectativa que assisti com o Pedro à tua prova pela net. PARABÉNS pelo esforço e valentia, pelo espírito de sacrifício que sempre tens e pela grande força de vontade que há em ti.
No percurso da tua carreira nem tudo tem sido rosas, mas tu tens sabido sempre contornar e ultrapassar os obstáculos. O que eu mais desejo é ver-te feliz ao conseguires os teus objectivos. Vais conseguir porque tu mereces essa vitória como um prémio pela tua dedicação total ao bodyboard.
Mil beijinhos para ti. Dá também um grande beijinho à Catarina. Diz-lhe que também vi a prova dela e que lhe desejo tudo de bom.
Mãe



Em nome da Federação Portuguesa de Surf, expresso os meus mais sinceros parabéns por este magnifico resultado que volta a colocar Portugal no topo do Bodyboard Mundial. Dora Gomes é um exemplo de determinação, coragem e talento para todos os jovens desportistas, em muito tem sido responsável pelo prestigio internacional que a nossa modalidade alcançou, inspira e continuará a inspirar garções de grandes profissionais pela sua atitude e postura dentro e fora de água.
Sabendo que as nossas felicitações nunca são suficientes, desejamos a continuação por muitos anos mais de imenso sucesso para a carreira. Que o sorriso da vitória nunca se apague da tua face, Dora.
Paulo Cunha - Federação Portuguesa de Surf



E aqui deixo a minha singela mensagem, através desta poesia inédita, feita hoje, madrugada da quarta-feira, às 03:24, que fiz em sua homenagem. Ainda não há título, Dora! Deixo a escolha consigo! Podes escolher, amiga!


Dora Gomes
Símbolo Nacional
Que trilhou fronteiras
Levando o nome: PORTUGAL.


MENINA lisboeta
Humilde e guerreira
Que gosta de capoeira
Mostrando sua faceta.


Atleta de muita força
Que o tempo deu-lhe com agrado
Óh, Que coisa boa!
Pois não demonstra cansaço.


Tem um currículo invejável
Que deixa os portugueses orgulhosos
Por possuir uma desportista admirável
Ao alcance dos vossos olhos.


MULHER comunicativa
Companheira por excelência
Muitas amizades cultiva
Com muita paciência.


Minha amiga, posso dizer
Com muito orgulho no coração
Está homenagem eu quis fazer
Para despertar sua emoção.


Ceicinha Câmara (*)
Vila do Bispo. Região Algarve-Portugal.
Em 24 de Fevereiro de 2010.


UM BEIJO NO SEU CORAÇÃO, DORITA!


AGRADECIMENTO DA DORA, PELA HOMENAGEM...

Querida amiga Ceicinha!!!

Uf!!
Que homenagem!!
Você me deixou arrepiada...
Tu é que és muito querida!!
Não esperava tal coisa!

Foi bom reviver momentos especiais e pessoas que gosto e admiro muito.

O meu muito Obrigada do fundo do meu coração pela amizade, simpatia e carinho que sempre tives-te comigo...
Continua sempre assim com tanta alegria, vida e tanta energia positiva para dar a todo o mundo.
Te admiro muito

da tua sempre amiga

beijinhos

Dora Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!