NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

AGENDA CULTURAL BRASIL X PORTUGAL

BRASIL


» ENVIADO POR FRANCISCO MARTINS
Se você for assistir o show de Mané Beradeiro, dia 30 de março, na 
livraria Siciliano, às 19 hs, no Shopping Midway Mall em Natal, leve o nome de uma escola pública (municipal ou estadual), na  Grande Natal. Seu ingresso, R$10,00, será revertido numa apresentação do projeto Momento do Livro, na escola que você indicar. Participe. Seja um patrocinador da cultura potiguar neste ano de 2010. Ingressos estão a venda na Siciliano do Midway Mall, serão apenas 50 lugares.
Abraços!
Francisco Martins
É escritor, poeta, cronista e "bloggeiro” , nasceu em Iracema-CE. Seus pais quando vieram para o Rio Grande do Norte ele tinha dois anos de idade. Viveu toda a sua primeira e segunda infância entre um vale e um rio, o Vale do Ceará Mirim e o Rio Maxaranguape. Atualmente reside em Parnamirim. Trabalha na Biblioteca da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras.

 
Mané Beradeiro
Veio da lendária e mítica São Sarauê, a terra desejada dos nordestinos, a Canaã dos Sertanejos, onde corre rios de gualhada e as barreiras são de rapaduras. Ele é o principal apresentador de causos e poesias matutas. Tudo que ele conta é tirado dos livros de humor da literatura potiguar, dos córdeis ou de fontes orais.


Leiturino
É um personagem que tem como objetivo resgatar histórias do nosso baú, que estão nos livros de autores norte-riograndenses, como Câmara Cascudo, Veríssimo de Melo, Diógenes da Cunha Lima, Elísio Medeiros, etc.





» CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA DO RN

CONVIDA PARA O SEU PROGRAMA QUARTA CULTURAL

SARAU LÍTERO MUSICAL: 1 ª e 3ª quarta-feira do mês
Próximo: Dia 03.03.2010 – Das 18 às 21 horas
Auditório: Rua Cônego Leão Fernandes, nº 619. Petrópolis
(Rua paralela à Av. Afonso Pena – liga a Av. Rodrigues Alves à Rua Mossoró)
TEMA CENTRAL: “DIA NACIONAL DA POESIA” (14.03)
Faça “SARAUTERAPIA”: Declame, cante - só ou com os demais - conte causos ou apenas assista à apresentação de Poetas, Músicos etc..
Coordenação/Recepção: Sociedade Brasileira de Dentistas Escritores
Apoio / Apresentação: Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN
Valor do ingresso: Um Fraternal Abraço!
» PARTICIPE TAMBÉM DA SEGUINTE PROGRAMAÇÃO:


è CIRANDA POÉTICAda Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN - SPVA


Sábado dia 27/02, das 17 às 19 horas


Local: E.E. Winston Churchill


» ESPAÇO CULTURAL CANTO DO MANGUE
(TODO 2º SÁBADO DO MÊS)
Local: Praça “Pôr do Sol” / Rocas - Defronte ao Mercado do Peixe
Poesia e Música com o Conjunto “Táyo da Gata”
Coordenação: Poeta JAÉCIO CARLOS
PRÓXIMO: DIA 13. 03. 2010 - Início: 19 horas
HOMENAGEM DO MÊS: POETA JOSÉ LUIZ SÁ
è SEXTA DO REPENTE - Local: Palácio da Cultura - 1º andar
Toda 1ª sexta-feira do mês, das 20 às 22 horas.
Obs.: A plateia é convidada a interagir, criando motes, temas etc..
Coordenação: AEPP - Associação Estadual dos Poetas Populares do RN.
ENTRADA LIVRE PARA QUEM GOSTA DE POESIA, MÚSICA, HUMANISMO!

 
 PORTUGAL




Estão abertas as inscrições para o 5º Colóquio do Pólo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras promovido pelo Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro.
Com o objectivo de debater as relações existentes entre a cultura europeia e os seus desenvolvimentos nos países americanos, em particular no Brasil, o Colóquio terá lugar de 13 a 17 de Setembro, devendo os trabalhos ser entregues até ao dia 15 de Maio.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail pontes-atlantico@realgabinete.com.br
Para mais informações, contactar a secretaria do Real Gabinete Português de Leitura pelo telefone: (55)21. 2221-3138 ou no site da instituição: http://www.realgabinete.com.br/


» Paulo de Carvalho:


Disco- livro sobre Lisboa

O trabalho deve ser lançado no dia em que 
Paulo de Carvalho celebra o seu 
63º aniversário, 15 de Maio









Paulo de Carvalho está a preparar um disco-livro sobre a cidade de Lisboa para lançar em Maio. A obra, para a qual o músico convidou Nancy Vieira, Raquel Tavares e Simone de Oliveira, contará, além das canções e dos textos, com dez pequenos quadros assinados pela pintora Susana Lemos e ainda um filme sobre a capital portuguesa da autoria de Rui Simões.



O disco, intitulado ‘De Lisboa para Lisboa’, começou a ser gravado há dias e deverá ser editado no dia em que o cantor comemora o 63º aniversário, 15 de Maio. "Acho que essa seria uma belíssima prenda", diz o cantor. A ideia é ainda que o álbum venha a servir de base para o próximo espectáculo do artista.
"Andamos sempre à procura de ideias para concretizarmos novos trabalhos, e a determinada altura cheguei à conclusão de que tinha muitas canções feitas por mim ou em conjunto com vários autores sobre Lisboa. São canções que compus para companheiros de profissão. E acho que chegou a altura de cantá-las eu, à minha maneira", explica.
Entre elas está ‘Lisboa Menina e Moça’. Mas o disco terá ainda três cantigas novas: "São temas que senti necessidade de fazer para completar ideias que ainda não tinha concretizado noutros textos."
FONTE: Miguel Azevedo. REVISTA VIDAS


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!