NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

CULTURA CEARÁ-MIRINENSE

LÚCIA HELENA PEREIRA

Hoje vou tentar descrever está grande mulher, que orgulho-me em dizer que é minha conterrânea e de acordo com históricos familiares, deduzo que ainda somos primas distantes, pois o meu avô chamava-se Fracisco Varela da Câmara, fato este, descrito pela minha saudosa mãe Marli Câmara da Silva, que dizia: "- Ainda sou da família dos Pereira e Varela e um deles que considera-me como prima até hoje é o Rui Pereira Júnior e Valmir Varela." Realmente constatei isto, atraves da grande amizade que ela teve com essas duas personalidades ceará-mirinenses. Ora bem, voltando a falar sobre LÚCIA HELENA, lembro-me da primeira vez que me encontrei com ela! Fato que talves a poetisa não recorde, mas na minha mente está guardada para sempre. Na época, eu estudava na Escola Estadual Interventor Ubaldo Bezerra de Melo, em Ceará-mirim e indicado por minha professora de Literatura - Francisca Bezerra Lopes - fui fazer uma entrevista com Lúcia Helena, valendo nota para o bimestre. Então, soube que ela estaria participando de um Sarau na Biblioteca de Ceará-Mirim e fui correndo, toda anciosa, com caneta e papel nas mãos , com as perguntas já elaboradas. 
Ela,  muito simpática, respondeu às perguntas e saí feliz da vida, com o trabalho todo concretizado nas mãos e por ter conhecido a "Poetiza da Flores", como descreve o Dr. Carlos Morais dos Santos (escritor e poeta português).

PALAVRAS DO DR. CARLOS MORAIS DOS SANTOS, NO BLOGUE

http://culturaseafectoslusofonos.blogspot.com/2010/01/poetisa-lucia-helena-pereira-de-rn.html

"Mas a poetisa Lúcia Helena, como digna Cônsul dos Poetas Del Mundo, ergue com frequência o seu estro poético, tanto para cantar o amor e os afetos, como para clamar pela defesa da mãe natureza, levantando o poema à condição de versos cívicos que reclamam contra as ofensas e agressões às belezas naturais. E não esquece as flores, as rosas, os símbolos da amizade, dos afetos, enfeitando os seus versos de nostalgias “da infância distante”, correndo pelas paisagens bucólicas dos canaviais, plantando os seus poemas nesse jardim lírico onde mora a poesia de Lúcia Helena Pereira, A Poetisa das Flores."

BIOGRAFIA:

A poetisa Lúcia Helena Pereira, Nasceu em Ceará - Mirim / RN em 09 - 07 - 1945 . Cursou o primário e o ginasial no Instituto Maria Auxiliadora [das irmãs salesianas]. Cursou o primeiro pedagógico no CIC e mais dois anos no Instituto Presidente Kennedy. Fez Licenciatura plena em História / UFRN - 1974.Estudou o curso prático de francês pela Aliança Francesa de Natal [de 1960 a 1964]. Escritora Membro efetivo da AJEB [Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil], onde exerceu, com sua eleição para a primeira Presidenta do RN [1990 a 1997] e primeira presidenta Nacional [1998 a 2000]. Membro da Academia Feminina de Letras do RN - março de 2002. Membro de IHG / RN, eleita em novembro de 2004. Autora de 'Pássaro Azul de Asas Cor - de - Rosas' 1982 [poemas], da Breve Coletânea de Juvenal Antunes [1998], integrante de Antologias Nacionais e Regionais. Livros no PRELO: JUVENAL ANTUNES: sua vida, suas obras, seu grande amor e sua morte; Palcos da Infância]; As Divinas Cartas.



POESIA:

AS ROSAS DO AMOR


Lúcia Helena Pereira.

Tento escrever um soneto
Da fonte opaca de minha solidão,
Onde as esperas banham - se no tormento
De uma infinita e dorida ilusão!


Minhas manhãs alvas e lânguidas
Penduram enfeites de ânsias e adormecidos sonhos,
Na paisagem sombria de alegrias magoadas
Desbotando - se em dias tristonhos!


Trago colheitas de esperanças frustradas
Na dourada luz de um castiçal de ardor
Acendendo estrelas torturadas!


Dá - me, amado, o húmus de tua alma,
Para que desabrochem de mim as rosas do amor,
Na estação primaveril que me acalma!



ESPERO UM DIA REENCONTRÁ-LA!


Um comentário:

  1. Ceicinha, adorei este contato, amei seu blog e gostaria de saber mais sobre você, sua poesia etc. Se for de seu interesse eis meu contato: flauzineide@yahoo.com.br
    abraços potiguares,
    Flauzineide

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo!