NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Lançamento em portugal de Essência e Memória III, com Direitos Autorais doados à "Ajuda de Berço"



A Editora  Chiado   de Lisboa, Portugal,  e o organizador de Essência e Memória III-entre outras lindas antologias de fotografia, Antonio Vieira, de Portugal, cuja renda sempre é voltada para filantropia (por exemplo, Meninos de Ouro, organização CAIS, etc) , desta feita, para "A Ajuda de Berço", da qual fala-nos Lu:" é uma IPSS- Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos - associada à UDIPSS ( União Distrital de Instituições Particulares de Solidariedade Social de Lisboa) e à CNIS (Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade) ", orgulhosamente , farão seu lançamento  em Lisboa.

Conhecendo as qualidades solidárias dessa Embaixadora, sabemos o quanto está feliz com a destinação desse lançamento.

Cumprimentos, vida longa ao organizador, ao editor e aos fotógrafos que eternizam a vida com suas imagens.

particularmente,agradeço a Lu por haver levado os livros de marco llobus e meus, selo da Rede Catitu, série Os azuis, para doar a escolares , alcadese Poetas del Mundo no Chile, em Tras las Huellas del poetas VI.Há fotos desses momentos, neste blog, clicados por Lu Peçanha e David Altamirano.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Vice Prsidente do Instituto Imersão latina, Embaixadora Universal da Paz e Diretora regional do inBrasCi..


Lu Peçanha e o Essência e Memória Volume III


A fotógrafa brasileira, Lu Peçanha, já de malas prontas para Lisboa, onde participará do lançamento da Antologia de Fotografia, o Essência e Memória Volume III, ressalta sua alegria e comenta sobre o livro: “ Pela terceira vez me vejo a caminho de Lisboa, para compartilhar de mais um lançamento de um livro lindo. O Essência e Memória Volume III, lançamento da Chiado Editora, é minha quarta participação em uma Antologia de Fotografia. O primeira foi o "Olhar a Nu", depois "Essência e Memória Volume II", "Olhar a Urbe" e agora o "Essência e Memória Volume III". Todos pela Chiado Editora. Esta nova Antologia, tem todo o charme do Volume I e Volume II, mas vem com um diferencial nas fotografias que prefiro deixar que vocês vejam, afinal, o mistério também faz parte da Antologia. Um livro com a participação de 44 autores de vários países, e um prefácio fantástico de Jorge Guedes.
O ponto de honra deste livro, segundo Lu Peçanha, é que os direitos autorais do autor, serão doados a uma organização de carácter social a Ajuda de Berço: "A Ajuda de Berço é uma IPSS- Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos - associada à UDIPSS ( União Distrital de Instituições Particulares de Solidariedade Social de Lisboa) e à CNIS (Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade), que se caracteriza por ser uma ” instituição onde se articula a generosidade (voluntariado social) e a organização postas ao serviço da Comunidade (Instituição Privada)” na qual se insere para concretizar respostas a necessidades sentidas no seio desta.
A Associação Ajuda de Berço, fundada em Lisboa a 12 de Março de 1998, no 5.º Cartório Notarial de Lisboa, por um grupo de amigos, tem como Missão testemunhar o respeito pela Vida Humana, e o Acolhimento de crianças abandonadas ou em situação de risco, desde que nascem até aos 3 anos de idade.
A Ajuda de Berço foi declarada Instituição Particular de Solidariedade Social e reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública com efeitos a partir de 7 de Julho de 1998. Tendo sido o Estatuto de Superior Interesse Social publicado em Diário da República a 15 de Fevereiro de 2008.
Para além do acolhimento das crianças, os técnicos da Ajuda de Berço intervêm na dinâmica familiar de cada criança, de forma a ajudar as famílias, quando possível, a encontrar soluções para receber de novos a criança. Assim, é dado apoio aos pais para encontrarem alternativas, nomeadamente encaminhando-os para os diversos departamentos ou serviços disponíveis na comunidade.
Enfim, um livro de qualidade absoluta e de carácter humanitário, o que como os outros livros, Volume I e Volume II, o torna ainda mais rico.

A fotógrafa brasileira fala de sua relação com os outros fotógrafos: “Compartilhar com fotógrafos de Portugal e outros países é uma alegria. Sinto-me em casa quando estou em Lisboa, e estar presente nestes lançamentos é sempre uma festa muito linda”.
Detentora de alguns qualidades inquestionáveis, Lu Peçanha fala um pouco de sua paixão pela fotografia: “A fotografia é apaixonante. Ela transforma, arrepia, invade os nossos corações. É algo que ultrapassa o rotineiro, o dia a dia. Lembro de quando fiz minha segunda Exposição de Fotografias – SAVION – NOIVAS POR LU PEÇANHA, sentia uma forte vontade de mostrar ao mundo algo bem diferente. Não seria apenas uma Exposição de Noivas, mas sim de Noivas Irreverentes. Fiquei dias sem dormir pensando como faria esta Exposição. Um dia, conversando com minha assessora de moda que é meu braço direito, esquerdo, enfim, tudo, ela entendeu perfeitamente. Começamos a trabalhar e a coisa foi fluindo. As modelos, que além de lindas e muito especiais, foram um ponto forte nesta Exposição. A capacidade dessas meninas e o profissionalismo, foi incrível. Parecia que uma nuvem energética estava controlando aquele ensaio fotográfico. Tudo correu muito bem e em breve SAVION estará de volta.
Lu é Psicóloga Social e Fotógrafa Profissional. Começou sua carreira de fotógrafa a mais de dez anos, mas não imaginava entregar-se tanto e com tamanho amor a fotografia. “Foi algo que aconteceu por acaso, mas depois fui vendo que juntava a fotografia com a psicologia, ou seja, toda vez que fotografava, procurava uma resposta para aquela captura. Percebi também, meu lado humanitário, social, sempre buscando algo através dos rostos das pessoas, sua alma, uma coisa que eu mesmo não entendia, até o dia que uma amiga me disse que eu fotografava sentimentos. Dai entendi porque a fotografia entrou na minha vida”.
Embaixadora Universal da Paz pelo Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix - Genebra - Suiça, vem participando de Eventos fora do Brasil e se diz satisfeita por estes trabalhos: “Sempre existe algo novo para se fazer. Acredito que somos pessoas capazes de ajudar o próximo de alguma forma: seja através da fotografia, poesia, enfim, a arte ou mesmo das ajudas humanitárias. Estamos sempre nos doando e isso é gratificante demais. Estar antenada com o que está acontecendo no mundo, faz meu coração bater mais forte. Todo o trabalho social que faço, me sinto mais viva".
Estive no Chile em outubro agora, participando do “6º Encontro Internacional de Poesia – OCTUBRE: Tras Las Huellas del Poeta” e foi muito lindo. Visitamos várias escolas, e outros lugares incríveis onde nós, membros de Poetas Del Mundo, pudemos levar a poesia como forma de amor a vida. Além dos livros que levei, pude estabelecer uma conexão do meu trabalho como fotógrafa, principalmente com as crianças e escolas do Chile. Dentre os livros, também tive a honra de presentear as escolas e autoridades com as obras poéticas de Clevane Pessoa, psicóloga, escritora, jornalista e minha grande amiga e obras do também escritor, fotógrafo e grande amigo Marco Llobus. Uma experiência encantadora. Como sempre digo e não é por acaso, quero muito voltar.
A fotógrafa Lu Peçanha considera sua participação no Essência e Memória Volume III um novo aprendizado: “Cada dia que passa, sinto que nós seres humanos somos sentimentalmente parecidos, independentes da cultura, cor, língua e situações. Acredito na troca entre os povos e isso é estimulante demais”.
E para terminar, Lu fala do sentimento em relação as fotografias: “Por vezes sou pega de surpresa pelos meus sentimentos, quando me deparo ao vivo com minhas fotografias. Por mais que conheça minhas fotos, é muito diferente quando elas estão ali, no livro. Sinto-me muito emocionada.

Nossos parabéns e agradecimentos a Lu Peçanha, esta bela e talentosa fotógrafa.

Fotografia/ Lu Peçanha por: Luis Otávio Peçanha
Texto por: Conrrado de Lima – Revista da Fotografia/ Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!