NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Celebração dos 550 anos sobre a morte do Infante D. Henrique em PORTUGAL.

De 12 a 14 de Novembro celebrou-se 
os 550 anos sobre a morte de Infante 
D. Henrique, quaisquer homenagens 
que se possam fazer para recordar este ilustre Príncipe e o seu grande empenho, que muito contribuiu para a afirmação de Portugal no mundo, serão sempre merecidas e justas.

Foi neste sentido que a Câmara Municipal de Vila do 
Bispo em conjunto com os Municípios de Aljezur, 
Lagos e Batalha decidiram comemorar os 550 anos 
sobre a morte daquele que, também ficou no mundo e 
na história, conhecido por “Infante de Sagres”.
Câmara Municipal de Vila do Bispo

Morte do Infante D. Henrique Assinalada nas 
“Terras do Infante” e na Batalha

O programa realizado em Vila do Bispo compreendeu, no dia 11 de Novembro, a inauguração da exposição “O Infante e os Descobrimentos”, com trabalhos de artistas locais, que pode ser visitada, no Centro Cultural de Vila o Bispo até ao próximo dia 5 de Dezembro.
No dia 12, teve lugar, no Auditório da Fortaleza de Sagres, a Conferência “Prioridade da Segurança Transatlântica”, que foi presenciada por cerca de meia centena de pessoas. “A Dimensão Marítima da Segurança Europeia” e “A Aliança Atlântica e a União Europeia” foram os painéis apresentados. Já pelas 22h00 houve um espectáculo musical com o grupo “VOX Angels”- Ilha dos Amores, no Salão Paroquial de Sagres.



Os pontos altos da homenagem ao “Infante de Sagres” decorreram no dia 13 de Novembro, com a palestra ”O Príncipe Henrique: um homem plural em terras do “fim do mundo””, proferida por Artur de Jesus, no Salão Nobre da Câmara Municipal, seguida de uma romagem ao Promontório e Fortaleza de Sagres, onde decorreu a Bênção dos Navegadores pelo Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas.


O programa compreendeu ainda uma cerimónia protocolar junto à estátua do Infante, na vila de Sagres, onde foi reiterada a importância do Infante D. Henrique na história portuguesa, como principal impulsionador dos chamados Descobrimentos Portugueses, por todos os intervenientes nesta cerimónia, o Alcaide de Baiona, D. Jesus Almuiña, o Alcaide de Santa Fé, D. Sergio Bueno Illescas, a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Batalha, Dra. Cíntia Silva, O Presidente da Câmara Municipal de Aljezur, Dr. José Amarelinho, o Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Dr. Júlio Barroso, o Presidente da Assembleia Municipal de Vila do Bispo, Dr. Rui Correia, o Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Adelino Soares, e pela Governadora Civil de Faro, Dr.ª Isilda Gomes, em representação do Secretário de Estado da Cultura, Dr. Elísio Summavielle.
No final foram depositadas coroas de flores na Estátua do Infante, seguido da entoação do Hino Nacional “A Portuguesa”.


Com o intuito de homenagear o Homem e o Descobridor que se tornou numa das figuras mais importantes da história mundial e dos Descobrimentos Portugueses, a Associação Terras do Infante (Vila do Bispo, Aljezur e Lagos), e o Município da Batalha promoveram um conjunto de iniciativas culturais para assinalar os 550 anos sobre a morte do Infante D. Henrique.

A cerimónia contou ainda com a presença de representantes de diversas instituições públicas e populares.

VEJAM MAIS IMAGENS:

Sr. Adelino Soares 
(lado esquerdo da foto)
- Presidente da Câmara de Vila do Bispo -

com o 

Exmo. Presidente da República Portuguesa 

- Sr. Anibal Cavaco Silva -
(centro da foto)

FONTES DESTA NOTÍCIA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!