NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

terça-feira, 9 de novembro de 2010

IMEL_Quinto Ano de Existir-por Clevane Pessoa, escritora potiguar radicada em Minas Gerais.

Crianças, após participar do cortejo do Boi Rosado, um folguedo pernambucanos trazido daquele estado para Minas Gerais por Severino iabá-professor, artista e poeta e pela fotógrafa eliane velozo. O nome é uma grande homenagem a Guimarães Rosa-e integra ações quais a Mil Rosas para o Rosa. O Boi Rosado, integrafo ao poesia e paz, desfilou pelas ruas de Belo Horizonte, distribuindo as costumeiras "rosas do Rosa". A convite do IMEL, passou a participar dos eventos da instituição.

As crianças acima fazem o plantio de mudas de ipê, e outras plantas. À direita, com chapéu de palha, a Presidente do IMEL, Brenda Marques Pena (que artisticamente é conhecida por Brenda Mars).


Os cinco anos de vida no Imersão Latina são o espelho de sua multifacetada presidenta. Jornalista, poeta, baterista, esgrimista, performadora, editora, fotógrafa, entre outras coisinhas mais, chamou-nos a atenção logo que integramos nosso domínio no Site do Escritor, no Recanto das Letras e passamos a escrever neste blog.

Fomos visitar a Exposição Criança Não é Brinquedo, de fotografias, que aconteceu no Café Khálua, aqui em Belo Horizonte, e conhecer a fotógrafa de muitas delas.



A partir daí, fizemos várias coisas juntos, escrevemos o estatuto do IMEL , do qual acabei Vice Presidente, cargo que me honra, mas que entragarei em 2011, provavelmente, por falta absoluta de um tempo pessoal que encurtou muito , embora, conforme eu tenha explicado à sra.presidenta, continuarei a divulgar seu trabalho ,plena de amor pelas Américas e atenta ás atividades culturais e sociais ás quais propõe-se a instituição. 



Cinco anos é, tal e qual diziam os antigos, a medida da mão, com seus úteis cinco dedos.



O IMEL- sigla usada e que sugeri e que além do sentido próprio, lembra o mel, alimento antigo e rico, sobejamente encontrado na América Latina - realiza exposições, performances, desenvolve projetos culturais e sociais, faz doações de livros, iniciou neste ano um Cine Clube. Agrega-se a outros movimentos da cidade, do Estado, do País e de outros tantos da América Latina e do Caribe.



Seu blog é topblog (http://imersaolatina.blogspot.com) e mantém uma rede ning (http://imersaolatina.ning.com/photo ). 
Caso lhes interesse a temática latino-americana, afilie-se.



No ano passado, o IMEL lançou sua primeira antologia, Nós da Poesia, com capa de Iara Abreu, pela AllPrinte. Neste ano, na celebração desse quinto aniversário, repete o poemário, que traz no bojo os poemas resultantes do concurso Bolão Poético, que aconteceu durante a Copa do Mundo de Futebol . Fiz parte do júri e o lançamento está previsto para breve. O título, sugerido por Claudio Márcio Barbosa, do Alô Vida e embaixador da paz, Cônsul de Poetas del Mundo, visa agregar poetas de outros países, concursos, etc. Essa edição comemorativa também aos cinco anos do IMEL, será na cor verde, por causa da Copa. No ano passado, foi laranja, a cor da logo do IMEL- e continua a ser assinada por Iara Abreu, que também é poeta visual.



Quando a Varanda das Estrelícias - de meu querido amigo luso Joaquim Evónio, criador de ponte mágica entre os continentes lusófonos cujo lema é "Tudo pela lusofonia , nada contra a Humanidade" - escrevi sobre o número cinco .



Repito aqui, abaixo, essa simbologia e meus versos, oferecendo-os desta feita, ao aniversariante IMEL e seus membros, à sua presidenta. Vida longa a todos! 


"O numeral cinco e sua quantidade cabem em cada mão, que tem cinco dedos. É um belo número para ser comemorado! Na numerologia, é o número que caracteriza quem gosta de aventura, necessita de liberdade para expansão plena - e alguns numerólogos apontam "espaços abertos" como uma das necessidades de realização, de difusão de uma energia muito forte. A ser gasta no compartilhar, na confraternidade. Isso tem muito a ver com o Espaço Aberto Varanda das Estrelícias. E seu Magister, Joaquim Evónio, contista, poeta, artista... Aqui, tomo emprestado ao Evónio e transfiro a Brenda Mars e ao IMEL e transfiro-lhe neste ano de 2010, o que escrevi sobre ele e a varanda das estrelícias- "Uma ponte sobre o Atlântico":

(...)"E relembro aqui, crenças, numerologia, alegorias, e simbologia desse número cinco:
O CINCO é um dos números da chamada "Sucessão de Fibonacci", a saber, subsequentemente: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89... etc., etc...  que conduz ao "Número de Ouro": cada termo, a partir do segundo representa a dos dois números precedentes. No caso, 2+3=5.
Na cabala está escrito que, na Árvore da vida, " [Há] dez inefáveis sefirot, correspondentes aos dez dedos, cinco a cinco"...
Muitas flores têm cinco pétalas apenas, e obedecem à essa lei harmônica.
Na natureza, tudo é matemática, porque o Verbo, desde o princípio dos tempos, representa os números, na Árvore da Vida. Os antigos tinham conhecimento dessas relações numéricas, na astronomia, na construção de catedrais...
Os números são parte integrante na Natura. Nenhum deles ali está por acaso. Pétalas, sépalas, frutos obedecem às relações genéticas que nos dão aos olhos o espetáculo da beleza plena. E o produto resulta de processo físico responsável pelo desenvolvimento e crescimento das partes no todo.
As pessoas, para serem completas e melhores, devem equilibrar-se em cinco aspectos do ser humano: o físico, o mental, o anímico (a alma), o consciente, o espiritual.
Então, este é um ano muito especial para demonstrar o trabalho paciente de trama, tecelagem, que caracteriza esse espaço chamado Varanda das Estrelícias, conhecidas também por estrelítzias.

(De meu ensaio e palestra :
Números sempre são Mágicos
-Clevane Pessoa, 1990 )
Alegorias do Número Cinco
Clevane Pessoa de Araújo, para Joaquim Evónio, 
pelo quinto aniversário da Varanda das Estrelícias.
O poderoso número cinco,
número da mutação.
importante força esotérica,
composição dos cabalistas,

Estrela do Rei Davi,
de quem descendeu 
Issa, o filho de Deus, 
dado à luz por Maria...

Cinco - símbolo do Nazareno Jesus Cristo,
a res*plan*des*cen*te es*tre*la da ma*nhã,
e as cinco chagas crísticas
foram por ela representadas...

A estrela das cinco ponteiras,
símbolo do ocultismo
-a partir de 1854.
O pentágono, dos druídas,
pentagrama sagrado 
a representar a união 
do microcosmo ao macrocosmo,
a força espiritual e a mental.
a conexão do humano e terreno 
ao divino, às coisas do Alto...

Clevane Pessoa



O cinco representa a luz, e a partir desta, a vitalidade humana, a saúde da qual a alegria de viver emana.


O que age sobre a matéria: a quintessência capaz de tranformá-la. Transcendência.

São cinco os nosso sentidos, 

que os poetas, os artistas, os autores,
levam à quinta dimensão 
captada pelos sensíveis!
Uma parte, apenas, pois o restante é alusivo especialente à Varanda das Estrelícias.
 Acesse
http://www.joaquimevonio.com/nivervaranda.html


Você encontrará minha adorável página cedida e criada -qual aos autores outros afiliados- para a publicação de meus textos, pelo que sempre serei grata e muito me encanta) e que você poderá acessar:
http://www.joaquimevonio.com/espaco/clevane_pessoa/clevanepessoa.htm

Aliás, os autores que quiserem afiliar-se, podem e devem buscar cadastrar-se 
escrevendo diretamente ao poeta:
joaquim.evoniov@gmail.com

Brenda Mars, de camiseta vermelha, toca flauta.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes 
Vice Presidente do IMEL
Diretora regional do InBrasCi
Embaixadora univ.da Paz (CUAP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!