NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sábado, 6 de novembro de 2010

Dia Nacional do Mar celebrado em Olhão, região Algarve, com exposição alusiva ao tema

Foto

O Dia Nacional do Mar, que se celebra a 16 de Novembro, será comemorado, em Olhão, com a exposição “Artes de Pesca. As Pescas na Arte”. A mostra é inaugurada nesse dia no Museu da Cidade de Olhão e estará patente até 31 de Dezembro.
A exposição reúne um conjunto de óleos, desenhos e aguarelas de temática marítima pertencentes à coleção de arte do Museu Marítimo de Ílhavo.

A evocação das representações estéticas do mar e a hermenêutica dos diálogos que o mar e a pesca estabeleceram com as artes são exercícios necessários à preservação das memórias marítimas.

Se a principal função social de um “museu marítimo” se exprime na indagação e reconstrução das múltiplas formas de guardar memórias ligadas ao mar, é certo que tais evocações podem habitar em múltiplos lugares e discursos.

Nesta perspetiva, a arte pictórica – seja ela mais ou menos figurativa e tenha ela uma relação mais ou menos direta com a vida – fornece fecundas representações dos mundos da pesca.

Vertida em visões realistas do mar, cultivando a exatidão da paisagem marítima e dos seus tipos humanos, ou conferindo expressão figurativa aos medos e a toda a sorte de sentimentos dramáticos que o mar infunde, a pintura marinha é um precioso documentário de realidades imaginadas.

Produção da exposição: Município de Ílhavo/ Museu Marítimo de Ílhavo

Horários de visita no Museu da Cidade de Olhão:
Terça a Sexta-feira: 10h00 às 12h30 / 14h00 às 17h30
Sábados: 10h00 às 13h00
Encerra à segunda-feira

FONTE DESTA NOTÍCIA: Jornal Barlavento Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!