NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

domingo, 7 de novembro de 2010

JORNAL DA CULTURA DE CEARÁ-MIRIM/RN - BRASIL.


PEDRO SIMÕES NETO

Querido(a)s amigo(a)s

Quero dividir com vocês a emoção e a alegria pela comemoração da vigésima edição do nosso Jornal da Cultura de Ceará-Mirim. Parece pouco, mas não é. Há cerca de cinco meses mantemos a periodicidade semanal do nosso veículo on-line, à custa de muita canseira e de tempo roubado ao lazer e à família, pois exerço múltiplas atividades e, em virtude do meu estado de saúde, já não conto com tanta energia com que me favorecia, por exemplo, na minha juventude.

Mas fazer aquilo que gostamos nos dá uma espécie de energia sobrenatural, uma reserva energética que não sabíamos se a possuíamos.
Divido com José Carlos Santos, um talentosíssimo artista gráfico, dos maiores "designers" do Rio Grande do Norte (autor das capas dos meus últimos três livros - "Temas Juridicos Pontuais", "O Paradigma Meira  Sá" e "A Intriga do Bem"), responsável pela diagramação do JC (entrego uma bagunça e recebo uma obra de arte), 
Alice Brandão, uma das mais cotadas artistas plásticas brasileiras, cearamirinense de nascimento e devoção, minha artista favorita
Bartolomeu Correia de Melo, na minha opinião pessoal o maior contista contemporâno do estado, colaborador incansável, e 
Gibson Machado, pesquisador, memorialista, fotógrafo, animador cultural, professor de artes e hoje, alçado à condição da "memória" do Ceará-Mirim, os possíveis méritos se os houver.
- Nesta edição, trazemos uma singelo e correto depoimento de Denize Pereira Gaspar sobre Antonieta Pereira Varela, esposa do senador e usineiro Luiz Lopes Varela, mãe de Roberto Varela e tia da depoente, e que foi um dos pilares de  duas das mais ilustres familias que honraram a tradição  de fidalguia do nosso município. Aliás, confirmo que intuía: Denize Gaspar é uma escritora feita, dotada de rara sensibilidade literária, certamente herdada da avó Madalena Antunes Pereira. Continuo insistindo para que ela componha o quadro de acadêmicos da nossa ACLA.
- Também trazemos dois depoimentos sobre aquela que foi um dos maiores exemplos de vida dedicada à religião e à educação, dona Izabel Poty, tia do meu amigo Eustáquio Poty, um dos integrantes da "Turma da Esquina de Chico Dantas". Muher vigorosa, com uma devoção religiosa
impremeável a qualquer contestação e sem sombra de dúvida um exemplo para os seus conterrâneos.
- Apresentamos o poeta Luiz Correia através de um dos seus poemas, um rápido perfil biográfico e a saudação que lhe fez o sobrinho, Bartlomeu Correia de Melo.
- O incansável e devotado Gibson Machado prossegue na sua trajetória "hiperativa" em favor das artes & ofícios, cuidando agora de um bem sucedido projeto de reciclagem de papel.
- Enfim, as notícias da cultura, particularizando a posse da Academia Macaibense de Letras, e mais obras de artes da nossa inspirada Alice (Licinha) Brandão.
A propósito, o jornal já estava "fechado" quando tivemos confirmação da exposição da artista em Natal, no SESC da Junqueira Aires, dia 07 de dezembro, smultaneamente com o lançamento do livro de Pedro Simões "A intriga do Bem"
QUE DEUS NOS ABENÇOE A TODOS
Pedro


Para ler os textos clique em cima para ampliá-los, por favor!
Para ler esse texto clique em cima para ampliá-lo.
Para ler esse texto clique em cima para ampliá-lo.
A ARTE DE CEARÁ-MIRIM
A artista plástica cearamirinense Alice Brandão prossegue no propósito de retratar o Ceará-Mirim memorial, com vistas à instalação de um Museu da Memória do Ceará-Mirim. Mais trinta obras de sua autoria já compõem esse acervo. 
A seguir, mais algumas peças:
Para ler esse texto clique em cima para ampliá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!