NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

terça-feira, 23 de novembro de 2010

CERIMÔNIA DE INAUGURAÇÃO DO CENTRO TURÍSTICO E CULTURAL "JOÃO ROBSON DE CASTRO" CETUC, EM SANTO ANTÔNIO DO MONTE/MINAS GERAIS-BRASIL.


Tradição e pioneirismo

em Santo Antônio do Monte


Antonio Carlos Dayrell de Lacerda Gontijo
Escritor e advogado, com Pós-Graduação em Direito de Empresa. Editou o livro Poesia
Para Parar o Tempo, lançado em BH, Samonte, Lagoa da Prata e Bom Despacho.

Com muita pompa e festa, Santo Antônio do Monte (MG) fez 135 anos de emancipação político-administrativa, no dia 16 de novembro de 2010.

Os três dias de comemorações incluíram serenata, banda de música, apresentação do rock irreverente do Biquini Cavadão, exibição do filme “Nosso Lar”, baseado no livro homônimo, psicografado por Chico Xavier, em 1943, ditado pelo espírito André Luiz, e condecoração de autoridades e personalidades.


A cidade também recebeu do prefeito Leonardo Lacerda Camilo e da Secretaria de Cultura e Turismo o Centro Turístico e Cultural “João Robson de Castro” *, cujo nome presta homenagem póstuma ao jovem e destacado empreendedor santantoniense que marcou e deixou saudades.

O complexo multiuso é um prédio imponente e arrojado, com espaços amplos e instalações modernas. Possui salas de cinema, auditório para 200 pessoas, biblioteca, praça de alimentação e galeria para exposições. A preocupação com portadores de deficiência física incluiu rampas de acesso e elevador privativo.

A nova vitrina é uma conquista para a cidade que revelou para o Brasil e o mundo grandes políticos, poetas e artistas: José de Magalhães Pinto, Bueno de Rivera e Miguel Gontijo, entre outros.

Nela se abrigarão oficialmente todas as manifestações de arte e servirá de referência na região Centro-Oeste para o turismo de negócios e entretenimento.

O Município se destaca na fabricação de fogos de artifício e espetáculos de pirotecnia. Já disse o poeta Carlos Drummond de Andrade, as melhores, mais doces namoradas mineiras são de Santo Antônio do Monte.

Ainda jovem Samonte desperta para o futuro como pólo de oportunidades e com forte tradição cultural e social.

Parabéns! Querida Samonte.


"João Robson de Castro. Robinho, como era chamado pelos familiares, era uma pessoa boa, educado, honesto e amigo. Formou-se em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerias e fundou a empresa de computação Mastermicro. Apesar de sua vida curta (34 anos), por onde passou deixou o rasto luminoso de sua existência".

(Fonte: Uma história verdadeira... Edição Única - Novembro/2010 - Santo Antônio do Monte - MG)











© Antônio Carlos Dayrell

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!