NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sexta-feira, 18 de março de 2011

UMA LINDA CRÔNICA DE ELIANA PEREIRA - FILHA DO CEARAMIRINENSE "NILO PEREIRA".

MEDO... UI! ESSA PALAVRA, AS VEZES ME ATERRORIZA! ASSIM COMO MINHA AMIGA ELIANA, EU TAMBÉM TENHO RECEIOS! MAS, O NEGÓCIO É SABER GERIR O MEDO, AO FAZER PRECISAMENTE AQUILO QUE NOS ATERRORIZA! O QUE IMPORTA É QUE, ATRÁS DE CADA UM DE NOSSOS MEDOS, HÁ UM TESOURO PRECIOSO! RISOS...PORQUE ALÉM DO MAIS, TEMOS FÉ E RESISTÊNCIA PARA MOSTRARMOS A VERDADEIRA LIDERANÇA NAS NOSSAS VIDAS. O BOM É DEIXARMOS A NOSSA IMAGINAÇÃO CORRER SOLTA E SONHARMOS COM O MELHOR! BOA LEITURA! (Ceicinha Câmara)

TENHO MEDOS....


Apesar de todos os pesares. Apesar de tudo que a vida tem me ensinado, apesar de aproveitar o lado bom das coisas e de me fazer valer da minha profissão de psicóloga, ainda tenho medos...
Impressionante este sentimento, que não se caracteriza como fobias(medos injustificados), mas que por vezes me tira o sono e me deixa inquieta.
Dizia mamãe, em tempos de muita lucidez, que eu não era bem compreendida. Ela tinha razão com toda a sua capacidade perceptiva de mãe e todo o seu amor devotado a todos os filhos.
Tenho medo de certas convivências humanas. Tenho medo das palavras que pronuncio.Tenho medo dos comentários elogiosos que faço. Tenho medo, às vezes, do estreitamento de uma relação de amizade, que se torna, muitas vezes, um sentimento antagônico do que foi esse bem querer.
Incrível esse meu sentimento. Sempre uso muito tato em minhas relações, evitando um desfecho de quase ódio, quando antes circulava o amor.
Tenho medo de resultados negativos, tenho medo de quem me conta uma história entremeada de inverdades. Tenho medo das razões de outros que , hoje , me falam com ternura e amanhã me tratam com desdém.
Difícil conviver com esse sentimento, posto que por mais que me trabalhe, psicologicamente, me deixa insegura.
Como falei, não é fobia. Já experimentei tantas e quantas situações concretas, que se tornaram razões coerentes e justificaram o medo.
Descobri, recentemente, não precisou muito tempo, que uma pessoa trocava, nos seus diálogos comigo,a palavra inveja por orgulho. E, isso, inúmeras vezes.
Ainda bem que apesar de todos os pesares, sei conviver com o medo. Também pudera. Perspicaz e dentro dos limites de um bom intelecto, seria demais não reagir com todos os mecanismos de defesa e saber me sentir bem.
Uso o bom senso e "não deixo a peteca cair." Tenho razões e condições de ser contente, apesar de todos os pesares...
Seria demais ter medo de ser feliz! Não acham?

ELIANA PEREIRA
Psicóloga
Filha do escritor cearamirinense:
NILO PEREIRA
VISITE O BLOGUE DA ELIANA AQUI!

Um comentário:

  1. Ceicinha,

    Você é ótima quando capta os meus sentimentos, da forma como sinto.
    Sou muito sensível e espontânea, por isso me desnudo, aproveitando os meus conhecimentos de Psicologia.
    É uma empatia incrível. É um contentamento exacerbado da minha pessoa em ser reconhecida por vc, grande Ceicinha.
    E ,para completar, além-mar!!!!!!

    bjssssssss, Eliana

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo!