NOTÍCIAS DA LUSOFONIA

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Timor-Leste aposta em futuro promissor para a língua portuguesa.


O futuro da língua portuguesa em Timor-Leste é promissor, disse o primeiro-ministro do país, Xanana Gusmão, em  entrevista à Rádio ONU. Xanana Gusmão argumentou que ‘o idioma ajudou a afirmar’ a jovem nação do sudeste da Ásia, após a independência da Indonésia em 2002, e deve crescer com as novas gerações timorenses.

.“O português parece-me mais como um instrumento de identidade. Somos diferentes pela história e pela cultura e aí é que nós nos apegamos. Somos Timor Leste por causa da presença portuguesa, que nos deu uma identidade e o direito de sermos um povo”, disse.

Oitava nação a adotar o português,  Timor-Leste também tem o tétum como outra língua oficial do país

O primeiro-ministro reconheceu que o ensino da língua para a geração jovem, que fala principalmente indonésio e tétum, ainda é um desafio. Mas ele contou que o governo tem investido no ensino do idioma a longo prazo.

Xanana Gusmão disse ainda que metade da população timorense tem menos de 15 anos, e que as próximas gerações já deverão falar português com mais facilidade.

Um comentário:

  1. Minha querida Ceiçinha
    É sempre uma delícia visitar teu blog recheado de cultura, educação e poesia, mas hoje vim aqui para te agradecer teu carinho tão especial pelo aniversário da Daluzinha, AMAMOS!!!Registrei no nosso blog, quando postamos nossa singela comemoração na CASA do BEM, vc viu?
    Não ter estado no RN quando de tua passagem por aqui, me deixou realmente tristinha por não ter concretizado nosso sonho, de contar tua história de vida, mas com certeza no próximo Sarau isto acontecerá lindamente.
    Cheguei de férias recheada de idéias, o destino colaborou para que uma delas se materialize no dia 24/03, pois a pedidos da Secretaria de Saúde,estaremos participando do MARÇO MULHER, um evento que se estenderá por td mês; fazendo o encerramento no Teatro do Parque das Dunas com uma contação sobre os cuidados que uma Manicure deve ter(transformei um curso anteriormente dado na VISA) e no dia acima citado estará acontecendo no antigo prédio do INAMPS, das8 as 12H a 1ª MINI MARATONA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS da Daluzinha, estou totalmente empenhada e já sentindo BORBOLETAS em voos mirabolantes entre meu estômago e meu ♥ E como já disse Caetano Veloso: MINHA PÁTRIA É MINHA LÍNGUA!!! TIMOR-LESTE está no coração da Daluzinha; e incentivada por esta tua postagem amanhã este povo lindo estará em nosso blog...BJOS!

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo!